Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra como desencardir pano de prato com cinco dicas naturais e mais sustentáveis

Imagem de Mel Poole no Unsplash

Desencardir pano de prato pode ser uma tarefa árdua, mas é um hábito mais que necessário. Os panos de prato absorvem gorduras, resíduos de sabão e restos de comida que não só liberam odores ruins, como podem ser prejudiciais à saúde. O pano de prato branco revela a presença de manchas e sujeiras mais facilmente, mas panos mais escuros podem esconder ameaças invisíveis aos olhos. Por mais limpos que possam parecer, o ideal é trocá-los uma vez por semana e, antes da lavagem, desinfetá-los para que fiquem realmente limpos.

Um estudo de 2018, conduzido por pesquisadores da Universidade de Mauritius, nas Ilhas Maurício, testou cem panos de prato utilizados por um mês e revelou que 49% deles, ao final do teste, apresentavam patógenos que poderiam ser responsáveis por intoxicação alimentar. Desse total, 36,7% carregavam coliformes fecais, como a Escherichia coli, que pode causar problemas intestinais e infecções urinárias. Por isso, o pano de prato é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias que podem colocar em risco a saúde de toda a sua família.

Poderoso desinfetante, a água sanitária pode ser utilizada nesse processo. No entanto, é importante lembrar que o uso constante desse produto pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente. À base de cloro, a água sanitária é um produto químico tóxico que se acumula, mesmo em pequenas quantidades, na água e no ar ao longo do tempo, levando anos para desaparecer completamente e colocando em risco animais e seres humanos. Como ingrediente de limpeza doméstico, o cloro também pode causar problemas respiratórios e outras complicações de saúde, sobretudo em crianças pequenas.

Se preferir evitar o uso de desinfetantes industriais, existem alternativas naturais, caseiras e mais sustentáveis para deixar panos de prato encardidos como novos. Se você optar pelo uso de sabão, dê preferência ao detergente caseiro e ao sabão de coco natural ou ecológico. As dicas apresentadas aqui também servem para tirar manchas e renovar a cor de roupa branca ou encardida.

Como desencardir pano de prato

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre é excelente para desinfetar e tirar manchas. Misture meio copo de vinagre branco de álcool com meio copo de bicarbonato de sódio e deixe o pano de prato de molho por algumas horas ou de um dia para o outro. Lave normalmente e deixe secar ao sol. Você pode pré-lavar as peças, se preferir, normalmente, com sabão de uso comum.

2. Água oxigenada

O peróxido de hidrogênio, ou água oxigenada, é um agente clareador suave que pode ser usado para desencardir pano de prato e remover manchas. Adicione meia xícara da solução 10 volumes na lavagem normal, junto com o sabão. Se seu pano de prato for colorido, tome cuidado, pois a água oxigenada pode remover a cor.

3. Alvejante à base de oxigênio

Um alvejante à base de oxigênio é mais suave para o meio ambiente do que o alvejante com cloro, mas é um agente clareador e removedor de manchas muito eficaz. Além de desinfetar, ele deixará o pano de prato branco como se fosse novo. Para utilizar, dilua o produto em uma bacia com água morna e deixe os panos de prato de molho de um dia para o outro.

4. Vinagre branco destilado ou suco de limão

A acidez do vinagre ou do limão é excelente para tirar manchas e odores ruins dos panos de prato. Coloque o pano em um balde com uma solução de uma parte de vinagre destilado branco, ou um copo de suco de limão, e seis partes de água morna. Esfregue-o para se certificar de que todas as superfícies estejam molhadas. Deixe o pano de molho durante a noite e, depois, lave-o normalmente. Se preferir, esfregue o vinagre ou o limão sobre o tecido ainda seco, para facilitar a remoção das manchas.

5. Lavagem completa na máquina

Se seu pano de prato estiver manchado, deixe-o de molho de um dia para o outro em uma mistura de detergente líquido caseiro com dois litros de água quente. Use a mesma quantidade de detergente típica para uma carga de roupa, pois o sabão ajuda a remover as manchas. Mergulhe os panos manchados no líquido, agitando um pouco na água enquanto adiciona os panos. Pule esta etapa se os panos não estiverem manchados, mas estiverem cheirando mal.

O segundo passo é colocar o pano na máquina de lavar. Você pode incluir até três panos de prato nessa lavagem, porque a máquina precisa agitar. Selecione um ciclo de lavagem com água quente. Adicione sabão à máquina à medida que ela se enche de água, junto com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. No ciclo de enxágue final, adicione uma xícara de vinagre na máquina.

Retire os após a conclusão do ciclo de centrifugação final. Se ainda estiverem liberando odores desagradáveis ou apresentarem manchas, lave-os novamente, adicionando 1/4 a 1/2 xícara de vinagre na máquina de lavar à medida que ela se enche de água. Remova os panos após uma lavagem completa, enxágue e centrifugue. Deixe secar completamente, de preferência ao sol.



Veja também: