Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Refrigerador de água pode se tornar um concentrador de bactérias nocivas quando não é higienizado adequadamente

O refrigerador de água é um dispositivo elétrico que tem como função armazenar, resfriar e dispensar água de forma dinâmica e ergonômica. Ele é útil principalmente em locais com grande concentração de pessoas, afinal, geralmente oferece água gelada em grande quantidade. Isso porque o líquido fica armazenado em seu interior e pode ser retirado a qualquer momento por meio de uma torneira. 

Existem diversos tipos de refrigerador de água, no entanto, todos eles têm a mesma finalidade. Alguns podem purificar o líquido, retirando os componentes potencialmente ruins à saúde. Outra opção são os dispositivos que dependem do fornecimento de água de galão para funcionar. Enquanto outros utilizam água encanada em seu funcionamento.

No final do dia, todas essas diversas funções têm o mesmo objetivo: fornecimento de água refrigerada. É comum o uso desse equipamento em empresas, em casas onde moram muitas pessoas e em escolas. Mas ele também apresenta alguns riscos. Entenda: 

Benefícios do refrigerador de água

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que uma pessoa tome ao menos dois litros de água por dia. Nesse contexto, o refrigerador de água pode ser uma alternativa eficaz na filtragem da água e facilitar o consumo deste recurso, principalmente em locais como escolas e empresas. 

Utilizar um refrigerador de água adequado ajuda a evitar problemas como intoxicação, hepatite A, leptospirose e cólera. Entretanto, este item também apresenta alguns riscos. Entenda: 

Riscos causados pelo uso de refrigerador

Apesar de seus benefícios, o refrigerador de água não é um aparelho que deve ser comprado e deixado de lado. Ao adquiri-lo, tenha consciência de que ele deve ser higienizado constantemente. O dispositivo acumula sujeira, como qualquer outro objeto, e sem a limpeza correta, as bactérias acumuladas nas áreas sujas podem ser transferidas para a água que será consumida. 

Um estudo realizado em refrigeradores de água, por pesquisadores da Boston’s Northwestern University, achou cerca de 2 mil bactérias potencialmente danosas à saúde a cada mil litros de água filtrada. O problema não estava na água, e sim no dispositivo que a armazena. E estava sujo, o que causou contaminação no líquido.

Outra pesquisa, desta vez realizada em 2017 pelo Consumer Focus Group, analisou a segurança de refrigeradores de água. A pesquisa revelou que 26% dos dispositivos estudados apresentaram algum tipo de contaminação microbiológica. Entre as bactérias presentes estavam a E-Coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas e Enterococcus faecalis, encontradas geralmente nas vias gastrointestinais dos seres humanos. 

Algumas causas dessas contaminações no refrigerador de água podem ser:

  • Contaminação cruzada devido à má higiene;
  • Falha na troca de filtros de forma regular;
  • Limpeza e manutenção impróprias do sistema de tubagem e dispensador;
  • Contato com saliva, lábios e dedos sujos;
  • Crescimento de algas e bolor

Todos os problemas de contaminação do refrigerador de água podem ser revertidos com uma manutenção e limpeza constantes.

Como limpar o refrigerador de água 

  • Desligue o aparelho cinco minutos antes da limpeza;
  • Tire toda a água de dentro do dispositivo;
  • Use um pano limpo ou uma esponja com sabão de coco;
  • Limpe a entrada e saída de água, o interior do reservatório, a grelha onde a água cai e os interiores onde ela fica armazenada depois de cair;
  • Encha o reservatório com uma solução de água e cloro;
  • Deixe ficar por 10-15 minutos, lave e seque completamente;
  • Lave cada canto e borda que possa acumular sujeira e bactérias;
  • Enxágue bem, seque tudo e coloque o cano de água ou o galão novamente.