Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Se você tem restos de velas espalhados pela casa confira a seguir como reciclar ou reutilizar recipientes de velas

Como reciclar ou reutilizar recipientes de velas? Se você tem algum recipiente de vela sobrando na sua casa com um restinho de vela em seu fundo, então talvez você esteja se fazendo essa pergunta. No entanto, reciclar ou reutilizar recipientes de velas é bem mais fácil do que parece e pode ser feito apenas com alguns materiais. 

Antes de começar a dar outra função ao seu recipiente de vela, certifique-se de que ele está bem limpo. Ou seja, é necessário retirar toda cera restante. Para realizar essa tarefa existem algumas técnicas fáceis.

Como tirar a vela do recipiente

Banho-maria 

A primeira técnica é bem parecida com aquela usada para derreter barras de chocolate. Deixe uma panela grande cheia de água no fogo, espere o líquido começar a ferver. Quando isso acontecer, mergulhe a parte inferior do recipiente de vela na panela com água e deixe ali até que a cera derreta. 

Assim que o conteúdo estiver derretido, derrame ele em um recipiente novo que vai ser jogado no lixo. Nunca derrube a cera da vela no ralo de sua pia, pois se ela secar pode entupir os canos. Depois de fazer tudo isso, basta lavar o recipiente e secá-lo. 

Congelador 

Antes de saber como reciclar ou reutilizar recipientes de velas, utilize o congelador para retirar a cera de seu interior. Coloque os recipientes de vela no congelador, e deixe ficar lá por algumas horas. Assim que a cera estiver congelada, retire o recipiente do congelador e retire a cera do pote cuidadosamente.

Para facilitar o processo de retirada, quebre a cera antes de congelá-la. 

Água fervente 

Para poder saber como reciclar ou reutilizar recipientes de velas, retire a cera com água fervente. Nesta técnica, basta derramar um pouco de água fervente dentro do recipiente da vela. Deixe um pequeno espaço no topo do pote e espere até que a cera flutue e, então, retire-a.

Porém, só retire a cera depois que a água esfriar e o conteúdo endurecer novamente.  

Utilize aquecedores de velas

Algumas pessoas usam aquecedores de velas para mantê-las acesas. O tipo de aquecedor necessário é o que esquenta o recipiente de vela por baixo, geralmente usado para derreter cera. 

Na hora de limpar o seu recipiente, coloque-o sobre o aquecedor e deixe que a cera derreta. 

Se você não quiser jogar fora a cera, derrame-a em uma outra vela. Você pode montar uma vela nova usando apenas os restos de cera de outras.

Como reciclar ou reutilizar recipientes de velas

A forma como você irá usar o seu recipiente de vela, depois que ele estiver completamente limpo, depende da sua criatividade. Na hora de comprar suas velas, opte por aquelas que tenham embalagens que lhe agradem, que você sabe que conseguirá reutilizar. 

Confira a seguir algumas dicas de como reciclar ou reutilizar recipientes de velas:

Vasos de plantas: se você gosta de plantas suculentas essa é uma ótima opção. Depois de lavar e secar seu recipiente, coloque um pouco de terra e adubo e plante a suculenta de sua preferência. Essas plantas são perfeitas para recipientes de velas por terem um tamanho pequeno e não crescerem muito.

Luminária: essa é uma alternativa para quem quer decorar o quarto, ou a casa. Separe luzes de natal que funcionam a pilha, coloque-as dentro do recipiente. Se achar necessário você pode tampar o pote. A luminária só funciona com recipientes transparentes.

Potes de alimentos: está em busca de um pote para guardar arroz, tempero ou feijão? Use o seu recipiente de vela limpo para isso. Os recipientes com tampa são as melhores opções para isso, já que mantém o alimento protegido do contato com insetos e impurezas que podem estragá-lo. 

Copos ou potes para doces: assim que seu recipiente estiver esterilizado, você pode usá-lo como um copo ou um pote para suas sobremesas. Desta forma, ele será adicionado aos seus utensílios de cozinha.  

Potes organizadores: além de serem usados na cozinha para guardar alimentos, os recipientes de velas podem ser utilizados como organizadores em várias regiões da casa. Se você tem moedas, cotonetes, brincos ou maquiagens que estão espalhados e precisam ser armazenados, essa é a oportunidade perfeita!

Faça mais velas: se você sabe preparar velas, ou tem cera o suficiente para montar uma nova, então reutilize o recipiente para outra vela.