Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda técnicas naturais de engrossar o cabelo sem ajuda de química

Aprender como engrossar o cabelo pode ser a solução para fios finos e sem volume. Existem diversos produtos no mercado que prometem realizar esses efeitos, porém, o uso de químico pode causar reações adversas, principalmente em cabelos já fragilizados. 

A perda de cabelos é comum e ocorre com a idade, mas outros fatores externos podem agravar a queda, como estresse, hormônios, psoríase, alopecia e genética. 

Embora não exista um jeito de mudar a estrutura natural do cabelo, existem técnicas que estimulam o crescimento dos fios e também ajudam as mechas a parecerem mais volumosas. 

Dicas

Antes de mostrar as técnicas de como engrossar o cabelo, é necessário listar os possíveis motivos pelos quais o cabelo pode estar caindo. A queda, muitas vezes, pode estar associada a fatores controláveis, como a dieta e o estresse. 

Uma dieta ruim, com falta de nutrientes pode resultar na queda e fraqueza do cabelo. Alimentos ricos em ômega-3 e gorduras saudáveis como abacate, nozes, frutas e vegetais são recomendados para estimular o crescimento capilar. Outros nutrientes recomendados para se certificar do crescimento saudável dos cabelos são zinco, ferro e proteínas. 

Lavar o cabelo todos os dias também pode enfraquecer os fios, resultando na sua queda e na falta de proteção do couro cabeludo. O óleo produzido pelos cabelos é necessário para mantê-los hidratados e protegidos contra forças externas, o uso constante de shampoo impede que o cabelo retenha essas propriedades.

Não lavar o cabelo também pode ser um problema. Mantenha uma rotina equilibrada e não use shampoos ou outros produtos muito fortes que podem alterar o pH do couro cabeludo. 

Outro jeito de estimular o couro cabeludo é o esfoliando levemente. Se o seu cabelo está com a aparência muito fina, o problema pode ser o couro cabeludo e massageá-lo com o auxílio dos dedos já pode ser de grande ajuda. 

Soluções naturais

Alguns remédios naturais podem ser essenciais na jornada de como engrossar o cabelo. Isso porque, muitas vezes, ingredientes naturais que estimulam o crescimento e fortalecimento dos fios não são muito utilizados pela indústria de produtos de beleza, que para baratear os custos de produção, procuram soluções químicas. 

Máscara de lavanda e alecrim

O alecrim tem propriedades incríveis para o crescimento do cabelo e seu óleo essencial é usado no tratamento de alopecia. A máscara de lavanda e alecrim pode ser um jeito de engrossar o cabelo estimulando o crescimento dos fios. Para ela você vai precisar de: 

Derreta o óleo de coco se necessário, depois misture com os óleos essenciais e aplique no cabelo seco. Massageie o couro cabeludo durante a aplicação e depois deixe a máscara agir por 45 minutos. Tire no banho com o auxílio do shampoo e condicionador. Faça uma vez por semana. 

Spray de sal marinho

O spray de sal marinho pode ajudar dando volume no cabelo. Seus ingredientes são:

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de sal amargo (ou sulfato de magnésio)
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda

Esquente a água e transfira-a para um recipiente com tampa. Adicione o sal na água quente (não fervendo), tampe o recipiente e chacoalhe até que o sal dissolva completamente. Quando o líquido ficar em temperatura ambiente adicione o óleo essencial e transfira-o para uma garrafa borrifadora. 

Passe nas mechas secas ou molhadas, agitando o cabelo para adicionar textura e volume. 

Óleo de rícino

O óleo de rícino pode ser adicionado tanto no cabelo seco quanto molhado, sem outros ingredientes. Ele ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Como apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, devido à elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar.

Descubra para que serve o óleo de rícino