Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira dicas de como fazer lavagem, tratamento e finalização zero lixo do cabelo cacheado

É possível ter uma rotina de cabelo cacheado lixo zero. Os tipos de cabelo cacheado em si precisam de mais atenção que o cabelo liso, mas não é impossível adotar uma rotina zero lixo para os cachos. 

Embalagens de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento podem ser recicladas, mas em um consumo consciente não basta apenas o descarte correto desses plásticos, também é preciso reduzir seu uso. Entenda:

Como manter uma rotina de cabelo cacheado lixo zero?

Entre lavar e finalizar o cabelo, existem diversas fases para a manutenção do cabelo cacheado. Existem algumas dicas para reduzir o lixo e o consumo de plástico em algumas delas. Alguns exemplos são:

Pré-poo

Feito para proteger os cabelos do shampoo, o pré-poo é, para muitas pessoas, a primeira fase no cronograma capilar. Ele geralmente é feito com cremes hidratantes, mas também é possível usar óleos vegetais que vem em vidros reutilizáveis — como óleo de coco e a mistura de azeite e mel. 

Shampoo e condicionador

Lavar o cabelo pode ser essencialmente a fase mais importante para manter o couro cabeludo saudável. Os shampoos e condicionadores mais disponíveis no mercado vem em embalagens plásticas, mas existe uma nova forma mais sustentável — os produtos capilares em barra. A marca brasileira B.O.B, por exemplo, oferece shampoos, condicionadores e um pré-poo em barra com embalagens sem plástico.

No poo

A técnica de no poo reduz completamente o lixo feito por embalagens de shampoos e também ajuda a evitar o uso de substâncias derivadas do petróleo. O no poo visa a substituição do shampoo por outros agentes capazes de limpar o couro cabeludo, são eles o bicarbonato de sódio, o limão ou o Anfótero Betaínico.

Finalização 

Para a finalização existem os pentes de madeira. Além de serem sustentáveis, são alternativas benéficas à circulação do couro cabeludo. As escovas de plástico também causam estática no cabelo e podem ser um fator para o frizz. 

Há também um tipo de gel caseiro de linhaça para os cabelos cacheados. 

Gel de linhaça 

Misture ¼ xícara de linhaça com 2 e ½ xícaras de água. Cozinhe a mistura em fogo médio até ferver por 7-10 minutos. Deixe o gel esfriar por 45 minutos e depois filtre a mistura com um coador de pano. Guarde na geladeira e use como quiser. 

Além de todas essas dicas, ainda existem diversos tratamentos caseiros e naturais que ajudam na nutrição do cabelo cacheado. Ingredientes do dia-a-dia como água de arroz e vinagre de maçã são usados em alguns enxágues para fortalecer fios e no combate da caspa. 

Manter uma rotina de cabelo cacheado lixo zero pode ajudar o meio ambiente produzindo menos lixo e a saúde do couro cabeludo com auxílio de ingredientes naturais.