Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça as melhores músicas para treinar, de acordo com a ciência

As músicas para treinar não apenas aliviam o tédio, como podem ajudar a melhorar o desempenho durante a atividade física, aumentando sua resistência e até o bom humor. Essa foi a conclusão de um estudo de 2010 conduzido por pesquisadores da Escola de Esportes e Educação da Universidade de Brunel, no Reino Unido. Se escolher uma playlist com as melhores músicas para treinar não está sendo muito fácil, a ciência pode dar uma mãozinha para fazer a seleção ideal.

Em particular, músicas motivacionais ou sincronizadas com o ritmo do exercício têm efeitos positivos físicos e psicológicos. De acordo com a pesquisa Music in the exercise domain: a review and synthesis, de 2012, músicas com batidas fortes e constantes são excelentes para pedalar ou correr de acordo com a batida, inspirando você a não perder o ritmo. Já letras e sons de músicas motivacionais podem ajudá-lo a se exercitar por mais tempo durante a rotina de exercícios.

A música também aumenta a resistência ao manter as pessoas envolvidas em emoções intensas. Além de ser uma atividade prazerosa, certas canções abrem as comportas mentais com as quais as pessoas controlam os próprios sentimentos em situações cotidianas. Se alguém se identifica fortemente com as emoções ou a perspectiva do cantor, a música se torna ainda mais motivacional.

Melhora do desempenho físico e ação psicológica

Ainda segundo a pesquisa de 2012, músicas com ritmos mais acelerados melhoram o desempenho atlético em exercícios de nível baixo a moderado, seja aumentando a distância percorrida, o ritmo do exercício ou as repetições concluídas. Um estudo de 2006 que analisou o efeito da música na seleção da velocidade da esteira descobriu que, ao ouvir música em ritmo acelerado, os participantes aumentavam o ritmo e a distância percorrida, sem que isso afetasse o nível de cansaço.

Além disso, há evidências de que a música seja capaz de “distrair” o corpo da dor sofrida durante o exercício, por meio de estímulos sensoriais concorrentes. Afinal, é mais fácil esquecer a dor ou a fadiga ao praticar, concomitantemente, uma atividade prazerosa – como ouvir uma canção da qual a gente goste.

A música pode levar a sensações de prazer ou desprazer, pode alterar os processos de pensamento e pode causar mudanças no comportamento. Esse efeito psicológico pode ser observado por mudanças físicas nos níveis hormonais.

Por exemplo, uma pesquisa de 2012 mostrou que os participantes que ouviam música que consideravam “agradável” tinham níveis mais altos de serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. Os pesquisadores sugerem que a experiência prazerosa de ouvir uma música pode resultar em um aumento nos níveis de serotonina, o que pode melhorar muito o seu humor na hora do treino.

Seleção de músicas para treinar

A plataforma de música Feed.fm elaborou uma seleção incrível com as melhores músicas para treinar, de acordo com a ciência. O Feed.fm faz a curadoria científica das listas de reprodução motivacionais em aplicativos de treino, academias e estúdios como Tonal, Daily Burn, 8fit, Class Pass Go, Bowflex, Sworkit e Myx Fitness.

Melhores músicas para correr

As canções a seguir alcançam 120-140 BMP (batidas por minuto), uma velocidade que cobre o ritmo de corrida da maioria das pessoas, e fornecem explosões de energia, letras divertidas e uma mistura de gêneros. Se você é novo ou intermediário na prática da corrida, experimente ouvir:

“Give Dem”, de Diplo e Blond:ish feat. Kah-lo

“No One (Jonas Blue Remix)”, de Jess Glynne

“Get What You Give”, de Felix Cartal

“We Found Love”, de Rihanna feat. Calvin Harris

“It’s Tricky”, de Run-DMC

Melhores músicas para treino de força

Com menos foco na velocidade rítmica, as músicas escolhidas para treinos de força devem ser mais intensas e agressivas, com uma mistura de rock, hip-hop e pop para deixar o astral lá em cima.

“Sabotage”, dos Beastie Boys

“Lose Yourself”, de Eminem

“Uau”, de Post Malone

“DNA”, de Kendrick Lamar

“Thunderstruck”, de AC/DC

Melhores músicas para andar de bike

Para melhorar a técnica e posição na bicicleta durante os sprints, experimente ouvir as músicas a seguir:

“Go Hard”, de Diskord

“The Power Of Now”, de Steve Aoki & Headhunterz

“Press”, de Cardi B

“Bass Inside”, de AC Slater

Melhores músicas para praticar luta

A velocidade das músicas a seguir têm mais de 130 BMP e são de alta intensidade, o que as torna ideais para um treino de luta.

“Bang Bang”, de Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj

“The Boss”, de Rick Ross feat. T-Pain

“Racks In the Middle”, de Nipsey Hussle feat. Roddy Ricch e Hit-Boy

“B.O.B.”, de Outkast

Dica bônus: aposte na música clássica

Segundo um artigo publicado por três pesquisadores no periódico The Conversation, vários estudos comprovam que a música clássica melhora o desempenho em exercícios físicos, reduz a ansiedade, alivia a dor, combate a insônia, ajuda no desenvolvimento cognitivo e baixa a pressão arterial. Duvida? Experimente ouvir a nossa playlist eCycleClassic para treinar e diga adeus à preguiça!



Veja também: