Para participar da pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, mães devem ter 18 anos ou mais, ter filho de até 4 anos e morar no Brasil; formulário on-line leva cerca de 15 minutos para ser respondido
Por Giovanna Grepi em Jornal da USP – Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntárias para estudo sobre a relação entre as dietas vegetariana e vegana durante a gravidez, além dos desfechos perinatais de saúde entre mulheres adultas brasileiras.
Para participar é necessário ser mulher, ter 18 anos ou mais, ter filho de até 4 anos e morar no Brasil. As interessadas devem preencher um formulário on-line neste link, que leva de 15 a minutos para ser respondido, com perguntas sobre a saúde e alimentação durante a última gravidez. As informações levantadas pelo estudo são sigilosas, confidenciais, e serão analisadas em conjunto com a de outras participantes, sem a divulgação de qualquer informação individual. Além disso, serão utilizadas apenas para fins de pesquisa e publicadas em revistas especializadas e congressos.
O objetivo dos pesquisadores é investigar a associação da dieta materna com resultados de saúde relacionados ao nascimento e este conhecimento poderá ser empregado para promover a alimentação saudável e adequada, fundamental para saúde da mãe e do bebê.
O estudo Dieta vegetariana e vegana durante a gestação e desfechos perinatais de saúde é realizado por Giuliana Hiatomi Aota, graduanda do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, sob orientação de Lívia Castro Crivellente, professora colaboradora e pós-doutoranda da FMRP.
Mais informações: liviacastro@usp.br ou giuhaota@usp.br.