Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A carne de jaca faz sucesso no ciclo gastronômico vegetariano e vegano

A carne de jaca faz sucesso. Além de agradar ao paladar, se bem temperada, ela também supre uma lacuna para quem não come carne.

Isso porque, entre as dificuldades enfrentadas por quem quer se tornar vegetariano ou vegano (junto dos familiares imaginando uma anemia precoce ou você vislumbrando lanchonetes sem opções) está a substituição da carne em receitas mais encorpadas, como coxinha ou bacalhoada.

Substitui carne desfiada

Uma solução criativa é a utilização de jaca verde, cozida e desfiada, no lugar da carne. A fruta, de preferência naquele estágio um pouco anterior ao amadurecimento, é ótima para receitas salgadas.

Por ser bem neutra e quase não possuir gosto, ela pega bem qualquer tempero adicionado. Sua textura torna-se semelhante à do frango, mas obviamente o gosto não, o que a fez popular entre os vegetarianos. É possível até encontrar barracas de coxinha de jaca por aí.

Além disso, ela é uma ótima opção para receitas como carne louca, recheios de tortas, pastéis, empadas, fricassê e o que mais a imaginação quiser. A fruta permite que os vegetarianos explorem uma nova dimensão de pratos já conhecidos.

Jaca proporciona benefícios incríveis

A jaca (Artocarpus integrifólia L), facilmente encontrada no Brasil, é alvo de certo preconceito, devido ao seu aroma forte e à viscosidade característica. Contudo, a planta tem sido apontada como alternativa para a alimentação humana sob a ameaça das mudanças climáticas por pesquisadores da Universidade de Bangalore.

O fruto tem um incrível valor nutricional e oferece muitos benefícios à saúde. Comum em regiões tropicais, a jaca é o maior de todos os frutos cultivados e pertence à família Moraceae, a mesma do figo e da amora.

A jaqueira produz até 100 frutos por ano, sendo que eles podem variar de três até incríveis 37 quilos! A jaca é uma fruta muito rica em fibras, cálcio, potássio, ferro, vitamina A, vitamina C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B2 (riboflavina) e B5 (niacina).

Confira a seguir como fazer carne de jaca:

Ingredientes e materiais

  • 1 jaca verde da variedade dura;
  • 1 panela de pressão;
  • Água;
  • Óleo.

Que jaca escolher?

Para o preparo da receita dessa “carne“, você deve escolher uma jaca da variedade dura que ainda não esteja madura, limpá-la com uma escovinha e cortar em pedaços grandes para então levá-la à panela de pressão. Por ter dimensões naturalmente grandes, uma única fruta costuma render bastante.

Além disso, ocê pode congelar essa carne em embalagens individuais para usar futuramente. As jacas menores são mais fáceis de cortar e são uma boa opção para quem vai cozinhar para poucos. Utilize uma faca resistente e bem afiada.

O fruto é meio “grudento”, então antes de realizar o processo, unte a faca e a tábua que serão utilizadas com óleo ou azeite. Use luvas ou sacos plásticos para manusear a jaca ou unte também suas mãos. Ela gruda em tudo que encostar nela, por isso, use avental. Em contato com água, a substância se torna ainda mais aderente.

Procedimento

Corte o fruto em pedaços grandes com casca, coloque-os na panela de pressão e cubra com água até a metade. Se sobrar jaca, realize o processo mais de uma vez, mas nunca sobrecarregue a panela. Deixe o fruto cozinhando por 40 minutos, em média.

Quando estiver pronto, escorra a água e deixe esfriar, tire o miolo e a casca, que são as partes mais duras, e também as sementes (as sementes são comestíveis e podem ser cozidas, assadas, torradas e também dá para fazer uma farinha com elas). Depois disso, desfie o fruto e utilize a carne de jaca em suas receitas como bem entender.

Vale lembrar que, apesar de ser incrivelmente rica, a jaca não possui os mesmos nutrientes da carne. Ela é uma substituta nas receitas graças à sua textura. Quem deseja seguir uma dieta vegetariana deve procurar o auxílio de um/a nutricionista e verificar a necessidade de tomar uma suplementação de vitamina B12.

Confira um vídeo que ensina como realizar o processo acima e ainda dá sugestão de um fricassê vegano delicioso: