Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Obra é fruto de estudo apoiado pela FAPESP e conduzido pela professora da USP Vânia Maria Jorge Nassif

Por Agência FAPESP – Vânia Maria Jorge Nassif, professora da Universidade Nove de Julho (Uninove), apresenta casos de superação feminina nos negócios em seu livro digital Mulheres Transformadoras, Empreendedoras e seus Negócios (Eco Digital, 2019).

O livro tem a premissa de identificar os tipos de ameaça vivenciados por mulheres empreendedoras. Nassif procura entender como elas reagem e faz uma análise dos comportamentos de superação para a sobrevivência de seus negócios.

O e-book é resultado de uma pesquisa financiada pela FAPESP, em que a professora analisou uma amostra de mulheres empreendedoras. Essas mulheres são engajadas na Rede de Mulheres Empreendedoras (RME), disseminada por todo o Brasil. A RME tem base em São Paulo e conta, aproximadamente, com 50 mil empreendedoras cadastradas.

Na obra, são apresentados relatos e histórias de 65 empreendedoras de dez Estados brasileiros, com o apoio das Embaixadoras RME, que se disponibilizaram em convidar as participantes para a pesquisa.

“Cada caso, cada história, traz as ameaças vivenciadas por elas, mas também seus desafios e a capacidade de superação, com inteligência, perspicácia e sabedoria. São relatos de coragem e aprendizagem, sobretudo porque acreditaram em suas motivações e foram em direção aos seus propósitos e sonhos para a conquista da prosperidade, da realização profissional e da melhoria de vida”, escreve Nassif na apresentação do livro.

O e-book tem 297 páginas e pode ser baixado e lido gratuitamente em: https://adobe.ly/3qmNqOx.

A professora revela que no momento está finalizando outro projeto apoiado pela FAPESP sobre a influência das ameaças de gênero e do comportamento de superação no trabalho e na família de empreendedoras. A pesquisa está prevista para terminar em agosto de 2022.