Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Saiba quais são os benefícios da maçã para o seu dia a dia e descubra uma maneira surpreendente de comê-la!

A maçã tem sido um sinônimo de saúde por um bom tempo. Pouco calórica e repleta de nutrientes e vitaminas essenciais, sobretudo na casca, é uma das frutas mais comuns em dietas. Mas existem muitas outras curiosidades e benefícios da maçã que não são tão conhecidos assim. Confira!

Benefícios da maçã para a saúde

Contém alto teor de fibras

A maçã é repleta de fibras solúveis. Essas fibras têm mostrado potencial para reduzir problemas intestinais, incluindo prisão de ventre, hemorroidas e, possivelmente, alguns tipos de câncer.

Ideal para quem tem diabetes

Por conter frutose, a maça ajuda a controlar níveis de insulina, já que libera açúcar lentamente na corrente sanguínea, o que é excelente para quem tem diabetes. Além disso, a pectina da maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol, ao diminuir a secreção de insulina.

Auxilia na perda de peso

Rica em fibras e água, as maçãs são ótimas para quem quer perder peso. Em um estudo, as pessoas que comeram fatias de maçã antes de uma refeição se sentiram mais satisfeitas do que aquelas que consumiram compota de maçã, suco de maçã ou nenhum produto de maçã.

No mesmo estudo, aqueles que começaram sua refeição com fatias de maçã também comeram em média 200 calorias a menos do que aqueles que não o fizeram.

Em outro estudo, que acompanhou 50 mulheres com sobrepeso, as participantes que comeram maçãs perderam em média 1 quilo em 10 dias e consumiram menos calorias do que aquelas que comeram biscoitos de aveia com teor calórico e de fibras semelhante.

Os pesquisadores acham que as maçãs saciam mais porque têm menos densidade energética, mas ainda fornecem fibras e volume. Além disso, alguns compostos naturais da fruta podem promover a perda de peso.

Faz bem para o coração

As maçãs têm sido associadas a um risco menor de doenças cardíacas. Uma razão para isso pode ser sua grande quantidade de fibras, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Elas também contêm polifenóis, que têm efeitos antioxidantes. Muitos deles estão concentrados na casca. Um desses polifenóis é a epicatequina flavonóide, que pode baixar a pressão arterial.

Pode ter efeitos prebióticos

As maçãs contêm pectina, um tipo de fibra que atua como um prebiótico. Isso significa que ela alimenta as bactérias boas que habitam o intestino. O intestino é conhecido pela ciência como o “segundo cérebro” do corpo humano, porque está envolvido em praticamente todas as funções do organismo. Ter uma microbiota intestinal saudável, com bactérias benéficas presentes, pode prevenir até problemas de saúde mental, como depressão.

E o vinagre de maçã?

vinagre de maçã possui benefícios que vão muito além da cozinha. Além de ser utilizado para temperar a salada, ele pode aliviar os sintomas do refluxo gástrico, refrescar o hálito, reduzir a dor de garganta, embelezar os cabelos e muitos outros benefícios. Ainda é uma excelente opção para quem quer praticar o consumo consciente e substituir os produtos industrializados, porque pode ser feito em casa! Confira como fazer no vídeo abaixo:

Curiosidades sobre a maçã

  • Existem 7,5 mil variedades de maçãs. As mais consumidas no Brasil são a fuji e a gala.
  • A árvore de maçã, a macieira, pode viver até 100 anos.
  • Na Grécia antiga, para propor casamento, o homem devia jogar uma maçã na mulher. Se ela pegasse, o pedido estava aceito!
  • A produção anual da China equivale a 39 anos de consumo de maçã no Brasil. Além de batizar os computadores mais famosos do mundo, a maçã McIntosh é uma das variedades mais comuns nos lanches escolares dos EUA.
  • Uma maçã tem 12 substâncias que previnem e combatem o câncer. Todas estão na casca. O problema é que a maior parte dos agrotóxicos também acaba se concentrando na casca. Para evitar o risco, procure consumir maças orgânicas.
  • 25% do volume de uma maçã é ar. Por isso o barulho ao morder uma maçã: são os colchões de ar se rompendo.

Cuidados no consumo de maçã

Apesar de serem muitos os benefícios da maçã, é preciso ficar de olho também nos possíveis malefícios.

  • As sementes de maçã são tóxicas quando ingeridas em altas doses e devem ser evitadas por gestantes ou mulheres amamentando.
  • Apesar das vitaminas presentes na casca, essa é a parte da maçã que mais contém agrotóxicos. O recomendável é consumir a maçã orgânica ou retirar os agrotóxicos da sua maçã, banhando-a em uma mistura de água (900 ml), vinagre (100 ml) e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) por 15 minutos antes de consumir.
  • O dióxido de enxofre é frequentemente adicionado a maçãs desidratadas para preservar a umidade e a cor, podendo causar alergias em pessoas propensas.
  • Infecções bacterianas já provocaram doenças graves em quem consumiu suco ou sidra de maçã não pasteurizados. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como crianças, idosos e gestantes, são mais suscetíveis e devem se precaver optando por sucos ou sidras de maçã pasteurizados. Verifique o rótulo antes de comprar.