Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda mais sobre a higiene na cozinha e como evitar possíveis problemas de saúde

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

A higiene na cozinha pode ser essencial para evitar a contaminação de doenças transmitidas por alimentos (DTA). Ela vai além de lavar as mãos e as superfícies da cozinha e também envolve a preparação dos alimentos, como os limpamos e higienizamos e também como eles são guardados. 

As doenças transmitidas por alimentos envolvem salmonella, E. coli e rotavírus e podem resultar em dores abdominais, náusea, vômito, febre e morte em casos mais severos. 

A falta de higiene na cozinha pode comprometer a saúde humana e também os alimentos. Muitas vezes as comidas começam a oferecer riscos à saúde quando são mal cozidas ou armazenadas.

De acordo com a OMS, cerca de 420 mil pessoas morrem por ano por conta das DTA. Essas mortes podem ser evitadas com simples hábitos higiênicos que podemos adotar no nosso dia a dia. 

Regras

Existem algumas regras para a prática segura da higiene na cozinha. Todas elas envolvem cuidado e meticulosidade em diversas áreas da culinária, seja na limpeza ou no armazenamento dos alimentos. 

O primeiro passo é sempre lavar as mãos. A lavagem das mãos deve ocorrer antes, durante e depois do preparo dos alimentos para evitar a transmissão de germes e bactérias. Muitas carnes e alimentos de origem animal podem conter essas bactérias, porém, é importante limpar as mãos antes de manusear outro tipo de comida. Além disso, é possível trocar ou lavar tábuas usadas para cortar carnes antes de usá-las para outros alimentos.

Para evitar o risco de salmonella e outras DTA derivadas de alimentos crus, é essencial que todo produto animal que precise, seja cozido ou assado completamente. 

Alimentos secos como grãos e macarrões devem ser guardados lacrados em lugares secos. Depois de aberto, é de extrema importância que eles sejam fechados propriamente. 

Limpe toda a cozinha, a geladeira e outros eletrodomésticos regularmente. Confira mais sobre a diferença entre limpar, desinfetar e higienizar aqui

Frutas, legumes e verduras e todos os outros produtos frescos devem ser lavados com água corrente e uma solução clorada. É importante que essas comidas sejam lavadas antes de serem cortadas ou descascadas. 

Uma pesquisa realizada pela USP indicou que pelo menos 46% dos entrevistados lavam carnes e derivados na pia da cozinha. Essa é uma prática anti-higiênica que pode resultar na proliferação de patógenos no ambiente.