Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Enxaguante bucal deve ser usado no máximo uma vez a cada sete dias; entenda

O enxaguante bucal é um item presente em muitas residências brasileiras. Algumas pessoas acreditam que ele é essencial para a saúde bucal. Mas estudos mostram que não é bem assim. Entenda:

Para que serve o enxaguante bucal?

O enxaguante bucal atua eliminando vários tipos de micro-organismos. A boca, assim como o intestino, é um microbioma repĺeto de bactérias e fungos nocivos e benéficos para a saúde. E o enxaguante bucal atua eliminando esses seres.

Se você estiver com uma infecção oral e seu dentista tiver recomendado o uso de enxaguante bucal, não descontinue seu uso. Uma boa saúde oral é capaz de prevenir doenças na boca e até no coração.

Porém se a saúde da sua boca está em dia, não abuse do enxaguante bucal. Ele pode desequilibrar o microbioma oral e prejudicar as defesas naturais do seu organismo.

Além disso, a maioria das fórmulas de enxaguante bucal possui substâncias nocivas, como o triclosan.

Mesmo se você tiver uma infecção, use enxaguante bucal apenas uma vez por dia, de preferência antes de dormir.

Como usar

Use enxaguante bucal no máximo uma vez a cada sete ou dez dias. Até mesmo as fórmulas naturais.

Como fazer enxaguante bucal natural

Você pode combinar as propriedades do xilitol com a de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, Eucaliptus globulus, cravo e canela, que possuem benefícios para a saúde bucal comprovados pela ciência. Uma receita que tem ganhado popularidade é o “elixir da potência”. Ele não pode ser ingerido, mas é ótimo para ser usado todos os dias como enxaguante bucal e, se você estiver com dor de garganta, serve para fazer gargarejos. Se você for alérgico a menta, não use os óleos de hortelã e eucalipto.

Ingredientes

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes na água até que o xilitol dissolva. Armazene em um recipiente de vidro com tampa. Use sempre depois de escovar os dentes. Para tratar garganta inflamada, faça gargarejos de dois minutos três ou quatro vezes ao dia.

Não ingira o conteúdo de forma alguma! Apenas use como enxaguante bucal ou faça gargarejos. Os ingredientes mencionados, principalmente na forma de óleos essenciais, têm ação potente contra bactérias nocivas que causam inflamação. Além disso, eles são ótimos contra as cáries.