Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra como é feita a reciclagem de papel picado e confira dicas simples para reutilizá-lo em casa

Imagem de Q K em Pixabay

O papel picado ainda é papel, então, ele pode ser reciclado. Mas existem ressalvas. Em primeiro lugar, o processo de trituração de papel quebra a resistência de suas fibras naturais, o que impacta seu valor e reciclabilidade. Em segundo lugar, uma vez que os produtos de papel foram cortados em pedaços, eles não podem passar pelo mesmo processo de classificação que as peças intactas, como jornais e caixas de papelão.

Além disso, as máquinas de reciclagem muitas vezes não conseguem capturar tamanhos tão pequenos de papel. Isso porque, quando o papel vai para uma recicladora, ele é classificado, empacotado e empilhado. A partir daí, é tratado quimicamente e lentamente dividido em pedaços menores até se tornar uma polpa lamacenta.

O papel comum é bastante fácil de organizar na preparação para esses estágios, mas pedaços minúsculos podem se acumular e atravancar o trabalho dos equipamentos e filtros. Os centros de reciclagem que coletam papel picado geralmente precisam enviá-lo para instalações específicas, o que pode custar mais tempo e dinheiro.

O papel é um dos produtos mais comumente e facilmente recicláveis, mas o papel picado apresenta desafios diferentes. Se o descarte não for adequado, ele pode acabar em um aterro sanitário – o que aumenta as chances de que escape para o meio ambiente e

Como é feita a reciclagem de papel picado?

O papel picado é agrupado como papel misto, portanto, a primeira etapa da reciclagem é separá-lo do papelão, papel de escritório e jornais. O papel picado é então enfardado e enviado para a fábrica.

A fábrica possui máquinas chamadas polpadoras que injetam água e certos produtos químicos que quebram o papel em fibras. A tinta e a cola são removidas e as fibras são novamente enroladas e secas, e em seguida enviadas para a fabricação de novos produtos.

A fibra mista não tem tanta qualidade quanto o papel virgem, e suas fibras são menores do que papelão ou papel de escritório. Esse papel é reciclado em produtos de qualidade inferior, como filtros de café, caixas de ovos e toalhas de papel.

Um mito é que todo papel pode ser reciclado da mesma maneira. O papel é feito de fibras e diferentes tipos de papel têm diferentes comprimentos de fibra. O papel de impressão é uma das categorias mais altas, enquanto os lenços de papel e o papel higiênico têm uma qualidade inferior. Quando o papel é picado, as fibras tornam-se mais curtas e são menos úteis no processo de reciclagem.

Depois de misturar papel picado com todos os outros recicláveis, ele se torna não reciclável. Durante a separação mecânica, o papel picado geralmente se mistura com os pequenos pedaços de vidro ou cai na tela do filtro e os centros de reciclagem não conseguem recuperá-lo. Por isso, é muito importante jogar o seu papel picado no lixo.

As empresas de trituração podem lidar com trituração de alto volume porque o material triturado é mantido separado, não precisa ser separado e não se degrada quando é misturado com outros recicláveis.

Para reduzir o uso de papel picado, peça para receber suas contas e demonstrativos financeiros on-line, e não pelo correio. Além disso, tente picar apenas o que for necessário para ser ecologicamente correto.

O que fazer com o papel picado?

Novamente, se você puder, evite triturar papel, pois isso pode complicar o processo de reciclagem. Em vez disso, tente pensar em alternativas antes de optar por esse caminho. Mesmo algo tão simples como transformar o papel em blocos de notas para listas de compras e notas de tarefas ajuda a minimizar o desperdício.

Faça compostagem

A compostagem é a solução mais ecológica para lidar com papel picado. Opte por pedaços de papel livres de produtos químicos tóxicos e utilize tintas à base de plantas para que possa ser compostado. Para isso, basta adicionar o papel picado em sua camada de resíduos marrons (com folhas, serragem, palha) e cobri-lo com restos de vegetais e frutas, aparas de grama e borra de café.

Recicle

Fazer reciclagem de papel em casa é muito simples, além de ecológico. Mas atenção: assim como no processo de compostagem, não papéis termossensíveis, como extratos bancários e comprovantes, porque eles podem conter BPA. Saiba mais na matéria Aprenda a fazer reciclagem de papel em casa ou confira o passo a passo no vídeo abaixo:

Confeccione uma caminha para seu pet

Pacotes de almofada de papel picado podem ser usados ​​para fazer uma cama macia e confortável para pequenos animais de estimação. Quando usado como um forro ou camada isolante, é fácil de limpar e recolher depois. E, como as contas e documentos destruídos provavelmente continuarão chegando, você sempre terá suprimentos para renovar a caminha do seu animal de estimação.

Embale objetos frágeis

Assim como o plástico-bolha, o papel picado é leve e fácil de encontrar, o que o torna ideal para envio. Ele funciona bem como enchimento de caixas e para evitar que itens frágeis se desloquem e se movam em trânsito. Mantenha-o em uma área com outros materiais e suprimentos para a próxima vez que você precisar enviar uma caixa ou embrulhar seus pertences.

Faça um sachê perfumado para presentear

Para fazer seu sachê, basta perfumar um punhado de papel picado com óleos essenciais e colocá-lo dentro de um saquinho de organza. É um presente sustentável, aromático e muito simples de fazer. Se preferir, adicione ervas secas para acentuar o poder da fragrância.

Faça papel-machê

Adicione o papel picado, farinha e água em um recipiente (partes iguais) e você terá papel machê para projetos artísticos. Você também pode fabricar itens decorativos com o material.

Use como cobertura morta

Você pode plantar papel picado diretamente como cobertura morta ao redor de árvores e jardins. Os microrganismos do solo acabarão “comendo” o papel da mesma forma que fariam em uma pilha de composto.

Use no solo de envasamento

Assim como você pode usá-lo como cobertura externa, você também pode colocar o papel picado no solo de vasos para plantas domésticas. Basta espalhar um pouco no solo e, com o tempo, ele vai se decompor.

Preencha almofadas

Você pode encher qualquer coisa com papel picado: bonecos caseiros e enfeites macios são um exemplo. Além disso, o papel picado pode ser muito útil para rechear almofadas decorativas.



Veja também: