Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Solstício é um fenômeno astronômico relacionado às estações do ano

Imagem de egarza em PxHere

solstício é um fenômeno astronômico que representa o momento em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos Hemisférios receba maior incidência dos raios solares do que outro. Quando a intensidade solar é maior em um dos Hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Por outro lado, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno.

Dessa maneira, quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. Já quando é solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

Quando ocorre o Solstício?

O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. O verão inicia-se em 21 de junho no Hemisfério Norte e em 21 de dezembro no Hemisfério Sul. Por outro lado, o inverno tem início em 21 de dezembro no Hemisfério Norte e em 21 de junho no Hemisfério Sul.

Rotação e translação da Terra

A rotação refere-se ao movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Já o movimento de translação está associado ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de cerca de 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e a existência das estações do ano.

Em alguns momentos ao longo do movimento de translação, a Terra inclina-se em relação ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam de maneira desigual nos Hemisférios Norte e Sul. Como resultado, surgem as estações do ano, marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como solstícios e equinócios.

Solstício, equinócio e estações do ano

Como visto anteriormente, o movimento de translação é responsável pela existência das estações do ano, que são determinadas pela posição do Hemisfério em relação aos raios solares. Vale ressaltar que as estações do ano não ocorrem de forma simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Os solstícios e equinócios marcam o início das estações do ano. A incidência dos raios solares de maneira desigual nos Hemisférios marca o solstício de verão em um Hemisfério e o solstício de inverno em outro. Já a incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador, que faz com que os dois Hemisférios recebam a mesma quantidade de radiação, marca o equinócio de primavera em um Hemisfério e o equinócio de outono em outro.

Curiosidades

Algumas curiosidades dos solstícios são:

  • A palavra solstício apresenta origem latina e significa “sol imóvel”;
  • Na linha do Equador, os dias e as noites sempre têm 12 horas durante os solstícios;
  • Em vários locais dos Hemisférios Norte e Sul, o solstício foi a razão de festas e celebrações;
  • Na linha do Equador, os solstícios são indefinidos, ou seja, não são nem de inverno nem de verão;


Veja também: