Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Uma série de estudos analisou os benefícios da abobrinha para a saúde. Entenda e conheça suas propriedades

Os benefícios da abobrinha têm sido mencionados há muitos anos. Na medicina islâmica e tradicional iraniana, a abobrinha é citada como um alimento que previne e trata diversas doenças. Existem diversas recomendações nutricionais e outros benefícios da abobrinha em muitos hadiths do profeta sagrado do Islã e de imãs.

A abobrinha é um delicioso vegetal pertencente à família Curcubitaceae, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora. Sendo assim, ela é considerada uma uma fruta que teve origem no continente americano, mais especificamente no Peru e sul dos Estados Unidos.

Oito receitas com abobrinha para você fazer em casa

De nome científico Curcubita Pepo L., ela é uma planta trepadeira que vive cerca de um ano. A sua planta possui lindas flores amarelas que atraem e servem de alimento para diversos polinizadores.

abobrinha
Imagem de RonaldPlett no Pixabay

Todas as partes do fruto são comestíveis e suas sementes, que infelizmente costumam ser descartadas, proporcionam muitos benefícios à saúde. Sua flor é um prato preparado com diversos tipos de recheio, principalmente na cultura italiana.

Estudos demonstraram os benefícios da abobrinha na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, anemia, doenças de pele, cerebrais e parasitárias. Além disso, um estudo reuniu pesquisas de universidades importantes ao redor do mundo que demonstraram os benefícios da abobrinha. Veja-os a seguir:

Benefícios da abobrinha

1. Promove a hidratação

Principalmente composta de água, a abobrinha é uma excelente opção para manter-se hidratado. Para aqueles que não apreciam beber bastante água, o consumo deste vegetal pode ser uma alternativa para suprir a hidratação. Essa contribuição é valiosa para a saúde intestinal e o bem-estar geral do corpo.

2. Previne acidente vascular cerebral

Ingerir meia xícara de abobrinha por dia pode ajudar a prevenir acidente vascular cerebral. Isso porque essa quantidade pode fornecer 400 mg de potássio, um elemento necessário e importante para o organismo e, especialmente, para o cérebro.

3. Previne e trata diabetes

Estudos que analisaram cobaias de ratos diabéticos mostraram que o consumo de pó de abobrinha diminuiu significativamente os níveis de indicadores de diabetes. Outro estudo mostrou que esse alimento pode ser eficaz na prevenção de complicações relacionadas à diabetes por conta de seus compostos fitoquímicos.

Ela pode ajudar a proteger o fígado e o pâncreas contra lesões, reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar os níveis de insulina. Isso é bom para evitar o diabetes.

4. Sementes de abobrinha previnem anemia e deficiência de ferro

Alguns artigos destacam a abobrinha como uma rica fonte de nutrientes essenciais, como ferro, fitoestol, ômega 3 e ômega 6.

Incluir sementes de abóbora e cereais no café da manhã pode ter um impacto significativo nos níveis sanguíneos de ferro sérico e transferrina. Esse aumento nos níveis de ferro tem o potencial de reduzir o risco de anemia, proporcionando benefícios valiosos para a saúde.

5. Óleo de semente de abóbora contribui para o tratamento de hipertrofia da próstata

Estudos que investigaram o óleo de semente de abóbora demonstraram que sua composição bioquímica pode ser eficaz no tratamento da hipertrofia prostática benigna.

6. Contribui para a imunidade do organismo

Foram examinados os impactos de diferentes extratos de abobrinha (metanólico, clorofórmio e acetato de etila) na geração de anticorpos em ratos. Os resultados revelaram que todos os tipos de extrato de abobrinha apresentaram uma melhoria notável no inchaço das patas dos ratos. Isso sugere um potencial papel desses extratos como moduladores do sistema imunológico.

7. Contribui para o tratamento de infecção por vermes

Estudos mostraram que a ingestão de sementes de abóbora com casca foi eficaz no combate à infecção por vermes no intestino de avestruzes.

Composição nutricional da abobrinha

Todas as suas partes, incluindo a polpa, sementes, flores, raízes e folhas, são aproveitáveis e benéficas para a saúde. Os principais constituintes incluem carotenoides, ácido graxo, vitamina E e fitoesteróis. Além disso, a abobrinha contém importantes nutrientes como vitamina A, vitamina C, potássio, fibra e folatos.

Esse vegetal também é uma fonte de diversos minerais essenciais, com destaque para selênio, zinco, cobre e manganês. Em uma porção de 100 gramas de abobrinha, encontramos aproximadamente 26 kcal, um grama de proteínas e seis gramas de carboidratos.

Faz bem comer abobrinha crua? 

Embora atípico, é possível adotar uma alimentação saudável com abobrinha crua. Assim, o alimento continua oferecendo os mesmos benefícios à saúde do que sua versão cozida. Porém, para ter certeza de que o seu consumo não vai trazer nenhum efeito adverso, é recomendado que ele seja bem higienizado.

Como fazer abobrinha

Existem diversos tipos de receitas com abobrinha. De abobrinha refogada ao espaguete de abobrinha, essa planta é incrivelmente versátil. Confira uma receita simples de abobrinha recheada e aproveite seus benefícios.

  • 4 unidades de abobrinha italiana fervidas e cortadas ao meio;
  • 300g de tofu orgânico picado;
  • ½ xícara de azeite de oliva;
  • 1 tomate picado;
  • 5 dentes de alho picado;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • ½ xícara de molho shoyu orgânico;
  • Se preferir, adicione sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Primeiro, ferva as quatro unidades de abobrinha sem deixá-las amolecer. Em uma tigela, deixe o tofu marinar no shoyu enquanto você pica o restante dos ingredientes.

Em seguida, frite o tofu juntamente do shoyu que restou com azeite, alho e orégano. Após fritar o tofu, acrescente o tomate e deixe refogar em fogo baixo.

Por fim, espalhe os ingredientes nas abobrinhas e leve ao forno de 15 a 30 minutos a 180ºC. Acrescente queijo parmesão ralado por cima. Fica uma delícia!

Vale ressaltar que o tofu orgânico pode ser substituído pela carne moída nessa receita.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais