Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Chá e pomada feitos com folhas de tanchagem ajudam a tratar queimaduras, feridas, furúnculos e dores de garganta

A tanchagem (Plantago major) tem sido amplamente utilizada desde os tempos antigos para tratar uma ampla gama de doenças, incluindo prisão de ventre, tosse e feridas. Nativa da Europa, a planta é cicatrizante, antipirética, antitússica, anti-infecciosa, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, diurética, laxante, adstringente e hemostática, com propriedades confirmadas em pesquisas recentes. Investigações fitoquímicas mostram que a tanchagem contém compostos voláteis, triterpenóides, ácidos fenólicos e flavonoides. Ainda existem estudos que associam a planta ao tratamento de TPM, doenças neurológicas e problemas de visão.

Tanchagem é uma das plantas medicinais da família Plantaginaceae. O uso da tanchagem é conhecido no mundo todo por suas diversas propriedades curativas: desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. É facilmente encontrada em plantas e jardins.

As folhas podem ser usadas como remédio caseiro, em forma de pomada ou chá. Além disso, a tanchagem pode auxiliar no tratamento de dores de garganta, doenças e infecções respiratórias, tosse, aftas, amigdalite, infecção urinária, diarreia e azia, entre outros problemas. Como ajuda a cicatrizar e coagular o sangue, também é amplamente utilizada para curar furúnculos.

betula
Bétula: benefícios e usos da planta medicinal

Propriedades medicinais da tanchagem

Entre os princípios ativos da planta, destacam-se irinoides, mucilagens, flavonoides, responsáveis pelo efeito antioxidante, e a aucubina, responsável pela ação antimicrobiana, analgésica e anti-inflamatória da erva. Além disso, a tanchagem contém alantoína, que auxilia na regeneração da pele. Por isso, pode ter efeito adstringente, fluidificante e emoliente.

Como é descongestionante de vias respiratórias, a erva é muito utilizada para tratar gripes e resfriados. Ricas em cálcio, minerais e vitaminas – entre elas a vitamina K –, as folhas podem ser muito úteis no tratamento de cortes, feridas e furúnculos na pele. A tanchagem pode ser consumida em saladas, sopas e outros pratos.

Em um estudo, os pesquisadores testaram extraíram diversas partes da planta e testaram os extratos contra diferentes tipos de células cancerosas. Eles descobriram que as sementes exibiam a maior atividade antiproliferativa, o que significa que elas inibiam melhor o crescimento das células tumorais. Alguns fabricantes afirmam que as folhas de tanchagem ajudam a “limpar e desintoxicar” o corpo, além de promover a saúde respiratória. No entanto, nenhuma pesquisa até o momento confirma essas alegações.

Existem diversos produtos à base de tanchagem disponíveis em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Se preferir, você pode consumir as folhas frescas, que são encontradas facilmente nas feiras, ou em forma de chá.

Conheça algumas aplicações medicinais da tanchagem:

Feridas e cortes

Faça uma compressa de folhas de tanchagem maceradas sobre a área afetada, depois de lavá-la com o chá feito previamente com as folhas da planta.

Queimadura

Masque um punhado de folhas de tanchagem maceradas, aplique a preparação sobre a queimadura e cubra, finalmente, com uma bandagem feita com folhas frescas.

Furúnculos e espinhas

Aplique a pomada de tanchagem sobre a área afetada e deixe que o agente anti-inflamatório trabalhe.

tanchagem
Imagem de Kjerstin Michaela Haraldsen por Pixabay

Aftas, dor de garganta e inflamações na região bucal

Faça gargarejos ou bochechos com o chá das folhas, de três a quatro vezes ao dia.

Resfriados, gripes e melhora de função hepática ou inflamação gastrointestinal

Consuma de um a dois copos de chá das folhas, por dia.

Como fazer a pomada de tanchagem

Lave e seque bem as folhas. Coloque-as num pote, com uma colher de sopa de óleo de coco. Em seguida, ponha o preparado em banho-maria até que o óleo derreta. Quando estiver pronto, retire as folhas e deixe a mistura em temperatura ambiente para solidificar. Se preferir, adicione um pouco de cera de abelha, para conferir cremosidade à pomada. Mantenha o remédio em um frasco de vidro ou uma tigela com tampa e guarde na geladeira.

grama preta
Grama-preta: características, plantio e usos

Como fazer o chá de tanchagem

Coloque de 3 a 4 gramas de folhas de tanchagem em 150 ml de água fervente. Deixe repousar por três minutos. Quando amornar, coe e beba até 3 xícaras por dia.

Possíveis efeitos colaterais da tanchagem incluem sonolência, cólica e desidratação. Não é indicado para grávidas, lactantes e pessoas com problemas cardiovasculares.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais