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Mantra é uma forma de meditação baseada em um som, frase ou palavra; apesar sua origem religiosa, a técnica apresenta benefícios para a saúde comprovados pela ciência

Mantra é uma forma de meditação que usa um som, palavra ou frase. Os mantras mais antigos podem ser encontrados nos Vedas, que são antigos escritos religiosos da Índia. Mas, um mantra não é só a repetição de frases, ele deve ser escolhido cuidadosamente em alinhamento com os benefícios buscados por quem o entoa (sejam físicos, mentais ou espirituais). Não é necessariamente o mantra escolhido que faz o trabalho — mas a intenção criada conforme quem medita repete a frase.

Como os mantras beneficiam a meditação?

Na meditação, a mente tem uma tendência natural para divagar. Nesse sentido, os mantras oferecem um ponto focal. E assim o processo é simples — na meditação, sempre que notamos a mente divagando, simplesmente repetimos nosso mantra para nos trazer de volta ao presente.

Conforme é repetido várias vezes (entoado), é o ritmo natural do mantra que o torna um portal poderoso para o momento presente.

Preciso saber o significado do meu mantra?

Não é essencial. Uma frase antiga com significado (s) variado (s) em várias religiões (incluindo o hinduísmo e o budismo), “Om” é a primeira frase que vem à mente quando a maioria das pessoas pensa em um mantra. Mas, para um iniciante, saber o significado de “Om” é muito menos importante do que as ” vibrações ” que ele cria dentro do corpo.

Ou seja, quer você saiba o que significa ou não, repetir “Om” cria uma estrutura vibratória energética que proporciona uma sensação natural de calma e positividade. Porém, se o significado de um mantra específico for conhecido e “aceito”, isso aumentará os benefícios em todos os aspectos.

Entoar um mantra pode ajudar a liberar endorfinas, regular a frequência cardíaca, melhorar as ondas cerebrais, reduzir a pressão arterial, aumentar a imunidade e afastar o medo e o pessimismo.

Os mantras são recitados mentalmente ou em voz alta, geralmente utilizando-se um japamala (colar de contas), e costumam ser combinados com a respiração e o ritmo. Eles ajudam a desacelerar os pensamentos, melhorar a agilidade mental e aumentar a paz de espírito.

Para algumas pessoas, esta prática é profundamente sagrada e deve ser respeitada. Porém, há estudos científicos mostrando os benefícios de recitar mantras, até mesmo para quem não é religioso.

Benefícios dos mantras e a ciência

Um estudo mostrou que entoar o mantra “om” por dez minutos pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade e sintomas depressivos. Além disso, a prática ajuda a melhorar a atenção, o humor e sentimentos de pertencimento social.

Outro estudo concluiu que entoar mantras aumenta a produção de óxido nítrico no organismo, o que ajuda a regular os sistemas nervoso, imunológico e cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular.

Tipos de mantras

Recitar mantras é uma forma de fazer afirmações para si mesmo, o que pode ser interpretado como uma técnica de autoajuda que não se origina necessariamente em uma cultura ou religião específica.

São afirmações positivas geralmente dirigidas a si mesmo, por isso você pode fazer o seu próprio mantra.

Mantras poderosos

O portal Healthline fez uma seleção de mantras para ajudar a amenizar ansiedade, depressão, fobia social e para melhorar o aterramento (técnica espiritual de equilíbrio). Confira:

Ansiedade

  • ‘Isto vai passar’
  • ‘Um dia de cada vez’
  • ‘Tudo acontece na hora certa’

Depressão

  • ‘Eu vou me sentir bem de novo’
  • ‘Eu escuto meu corpo’
  • ‘Eu não sou meus pensamentos’

Fobia social

  • ‘Nem tudo é sobre mim’
  • ‘Eu sou só humano’
  • ‘Eu sou uma contribuição’

Aterramento

  • ‘Eu estou em meu corpo’
  • ‘Eu estou conectado com a terra’
  • ‘Estou ancorado como as raízes de uma árvore’

Mantras sânscritos

Os mantras abaixo são alguns dos mais comumente praticados e reverenciados na cultura indiana. Eles podem ser falados, sussurrados ou praticados mentalmente:

Om

O Om é considerado o som primordial do universo, e seu som reverbera no estômago, intestino, tórax e cérebro, ajudando a aumentar a concentração e a atenção no momento presente.

Maha Mrityunjaya

Este mantra é entoado para trazer calma e paz de espírito.

So hum

So hum significa “eu sou”, e é um mantra que diminui a tensão mental e a ansiedade. Acredita-se que a repetição traz relaxamento e um aprofundamento da respiração.

Shanti Paath

O mantra shanti paath sintoniza a mente e o corpo com o ambiente ao redor, promovendo a tranquilidade.

Om Mani Padme Hum

Om Mani Padme Hum é um canto budista popular que pode invocar a compaixão, liberar emoções pesadas e criar harmonia interior.

Asatoma Sadgamaya

Esse mantra é entoado com a finalidade de promover o desapego às dores do passado, promovendo a sensação de liberação e entrega.

Gāyatrī Mantra

O Gāyatrī Mantra é dedicado ao nascer do Sol, e serve para evocar a paz, prosperidade, harmonia e equilíbrio para o ambiente e a mente.