Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Alternativa natural e mais saudável ao açúcar refinado, a agave-azul oferece uma série de benefícios à saúde

De nome popular agave-azul, a Agave tequilana é uma espécie de planta nativa do México e de algumas regiões dos Estados Unidos, como a Flórida. A seiva de agave-azul é popularmente utilizada como um adoçante natural que substitui o açúcar, conhecido como mel de agave ou xarope de agave. Outros usos da seiva incluem a produção de tequila, um produto especialmente importante para a economia do México.

Produção e consumo

A agave-azul é uma planta que se desenvolve sob sol pleno e é encontrada nas variedades selvagens e comerciais. Esses dois tipos possuem ciclos de vida distintos. Os agaves selvagens possuem o ciclo de vida perene, chegando até os cinco anos de idade, e desenvolvem flores amarelas que são polinizadas por um morcego de nome científico Leptonycteris nivalis. Já o tipo comercial tem seus rebentos retirados quando a planta atinge um ano de idade para permitir o maior crescimento do centro da planta, não chegando a desenvolver flores.

A tequila é uma bebida alcoólica destilada produzida somente na cidade de Tequila, no estado de Jalisco, cujo solo é particularmente propício ao crescimento da agave-azul. O mel de agave, por sua vez, é um antioxidante natural que estimula o desenvolvimento de bactérias benéficas à saúde humana. Além disso, a agave apresenta baixo índice glicêmico (entre 20 e 30), o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

A seiva de agave possui 16 calorias por colher de sopa, mesma quantidade encontrada na medida equivalente de açúcar comum. No entanto, por ser 70% mais doce do que o açúcar, o usuário acaba consumindo menos produto para obter o nível de doçura desejado. Por isso, a agave-azul costuma ser uma alternativa mais saudável e natural para quem procura um bom adoçante para preparar bebidas e sobremesas, por exemplo.

Apesar dos benefícios da agave para a saúde, é importante manter a cautela na hora de consumir o produto. A agave-azul é rica em carboidratos e frutose. Por isso, o uso deve ser evitado por diabéticos e moderado se incluído em dietas para emagrecer com saúde.

8 benefícios da agave-azul para a saúde

agave-azul
Imagem por Donald Giannatti, disponível no Unsplash

1. Tem baixo índice glicêmico

O açúcar, sendo um adoçante processado, não possui valor nutricional – somente muitas calorias. Por outro lado, a agave apresenta índice glicêmico considerado baixo. Isso significa que o consumo não fará os níveis de açúcar no sangue subirem descontroladamente, como acontece com o açúcar comum.

2. Fortalece o sistema imunológico

A agave-azul possui frutanos e saponinas em sua composição, substâncias que têm ação anti-inflamatória no corpo e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, a insulina presente na agave é responsável por diminuir o apetite e melhorar a absorção de nutrientes.

3. Auxilia na digestão

A seiva de agave é processada usando o mínimo de calor, protegendo os nutrientes que a planta oferece, como a inulina. A inulina é uma fibra prebiótica que não é digerida por enzimas no corpo humano e alimenta as bactérias probióticas (ou seja, as bactérias boas) do intestino. Por isso, o consumo de agave pode auxiliar na digestão e melhorar o funcionamento da flora intestinal.

4. Mantém a boa saúde da pele

Um dos usos mais antigos da agave é curar feridas e acalmar a pele. A seiva aplicada na pele é eficaz contra bactérias piogênicas (produtoras de pus), como a Staph aureus. Descobriu-se que a tradição de adicionar sal à seiva de agave aumenta ainda mais sua atividade antimicrobiana. O uso é recomendado também para feridas abertas ou cortes, pois a agave é um antisséptico e anti-inflamatório natural.

5. Auxilia no tratamento da osteoporose

A agave-azul contém substâncias que podem ajudar a melhorar a absorção de magnésio e cálcio no corpo, auxiliando na manutenção da saúde óssea e na prevenção de outras doenças, de acordo um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do Instituto Politécnica Nacional, no México.

Com base em sua pesquisa, a equipe, liderada pela dra. Mercedes López, descobriu que a ingestão de agave ajuda a formar um novo osso, mesmo quando a osteoporose já foi desenvolvida. Diante dos resultados, os pesquisadores estão esperançosos com a possibilidade de desenvolver um tratamento à base de agave-azul para a osteoporose, que poderia beneficiar cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo que convivem com a doença.

6. Ajuda a emagrecer de forma saudável

A agave-azul atua de várias maneiras como um auxílio na perda de peso. Quem tem problemas de peso devido ao consumo de açúcar processado pode se beneficiar simplesmente trocando o açúcar pelo agave em quase todas as refeições ou bebidas, o que pode ajudar também a reduzir o colesterol ruim.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais