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Confira algumas dicas para dormir bem e crie uma rotina de sono saudável

Embora essencial, dormir pode ser difícil. O estresse diário, pendências e até a alimentação podem influenciar no sono, desregulando a rotina e causando possíveis problemas. Por isso, aprender algumas dicas para dormir bem pode ajudar a criar hábitos saudáveis do sono, além de proporcionar benefícios para a saúde em geral. 

Dormir é essencial para o funcionamento do organismo, possibilitando que o cérebro realize suas funções eficientemente durante o dia. A falta de sono compromete as funções cognitivas e a capacidade do cérebro de se concentrar e processar memórias. Portanto, dormir bem é um dos patamares da saúde e do bem-estar.

Muitas vezes é impossível controlar os fatores que influenciam o sono, como distúrbios do sono, estresse e responsabilidades. Contudo, é possível se adaptar a hábitos saudáveis em prol de uma boa rotina de sono. 

Confira algumas dicas para dormir bem

Dicas

Seja dificuldade para adormecer ou para ter uma noite de sono ininterrupta, existem algumas dicas que podem ajudar a manter um sono tranquilo a noite toda. Porém, se a falta de sono persistir, entre em contato com um especialista da área de saúde. Distúrbios do sono como a apneia e a insônia são prejudiciais para a saúde e podem resultar no desenvolvimento de condições mais sérias, como doenças cardiovasculares e diabetes

Crie uma rotina 

Para adultos, é necessário pelo menos sete horas de sono diárias para não comprometer o funcionamento do organismo. Desse modo, crie uma rotina que envolva essas sete horas essenciais e siga-a todos os dias, criando uma hora para dormir e outra para acordar, até mesmo durante os finais de semana. 

Criar a rotina ajuda a condicionar o corpo a seguir horários específicos, fazendo cair no sono mais fácil. Para se adaptar, comece fazendo pequenas mudanças — de uma ou duas horas por dia. 

Limite cochilos

Tirar cochilos durante o dia pode interferir na saúde do sono. Portanto, se essas horas extras de sono forem extremamente necessárias, limite-as para pelo menos uma hora por dia. Também é necessário evitar cochilar durante a noite. 

Não escute música

A música pode, também, interferir no sono. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sheffield comprovou que ouvir música antes de dormir, especialmente as mais animadas, pode comprometer a qualidade do sono e dificultar o adormecimento. Procure, portanto, relaxar de outras formas. 

Quarto confortável 

Crie um ambiente confortável para dormir. Escolha colchões, cobertas e travesseiros que ofereçam suporte e conforto ao mesmo tempo. Diminua a quantidade de luzes acesas dentro do quarto e tente eliminar barulhos perturbadores. 

Invista também na aromaterapia. Alguns aromas, como a lavanda, podem ajudar a relaxar o corpo e a mente e auxiliam a adormecer. 

Barreira hematoencefálica
Óleo essencial. Imagem de Christin Hume no Unsplash

Desconecte-se

A luz azul presente em celulares, tablets e computadores pode suprimir a produção natural de melatonina do organismo. Desligue ou deixe de mexer nesses aparelhos pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Relaxe

Depois de desligar seus aparelhos, procure fazer alguma atividade tranquila, como ler, meditar ou fazer alongamentos como a yoga. Isso ajuda a desacelerar os pensamentos e cria um ambiente mais tranquilo para dormir. 

Não coma antes de dormir

Evite comer à noite ou muito antes de dormir. O processo de digestão, principalmente de comidas apimentadas ou gordurosas, pode atrapalhar o sono. 

O consumo de cafeína também é desencorajado. Prefira cortar a cafeína pelo menos seis horas antes de dormir. 

Banho de pés 

De acordo com a medicina tradicional chinesa, fazer um banho de pés pode reduzir a energia vital e influenciar no relaxamento.

Em uma bacia, misture água quente, sal amargo, óleos essenciais seguros para pele (lavanda, rosa), cascas de frutas e ervas (como a artemísia). Quando a temperatura da água estiver confortável, mergulhe seus pés na mistura por um tempo até conseguir relaxar. 

Chá de camomila

O chá de camomila é um clássico remédio caseiro para o sono. A apigenina, um de seus componentes, se liga a receptores no cérebro e desencadeia a sonolência e o relaxamento, facilitando o sono. 

Contudo, evite o uso de açúcar ou adoçantes ao fazer o chá, uma vez que esses ingredientes podem comprometer o sono. 

Exercite-se durante o dia 

Atividades físicas podem ajudar a relaxar o corpo e a aumentar o cansaço. Porém, a adrenalina derivada dos exercícios também pode acabar com a sonolência. Limite se exercitar até três horas antes de dormir.