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Estudo revela que folhas verdes ricas em nitrato, como o espinafre, aumentam significativamente a força muscular 

Imagem de Louis Hansel @shotsoflouis em Unsplash

Um novo estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, revelou que o consumo regular de folhas verdes ricas em nitrato – como o espinafre, famoso segredo da força do personagem dos quadrinhos Popeye – é um excelente motivador da função muscular.

O trabalho, publicado em março na revista científica Journal of Nutrition, explica que o corpo converte os nitratos em óxido nítrico, responsável por melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o desempenho nos exercícios. Além disso, o aumento da função muscular também ajuda a prevenir quedas e fraturas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram dados de saúde e hábitos alimentares de 3.759 australianos ao longo de 12 anos. Os resultados mostraram que os participantes que haviam consumido mais nitratos – abundantes em verduras como couve e alface, além do espinafre – apresentaram força nos membros inferiores 11% maior do que aqueles que não ingeriam esse tipo de alimento com frequência.

Além disso, a velocidade de caminhada dos amantes de folhas verdes foi aproximadamente 4% maior, em comparação com os participantes que comiam menos verduras. Os pesquisadores também analisaram a atividade física dos participantes – e descobriram que os vegetais aumentaram a força muscular independentemente de uma rotina de atividade física. Além disso, uma dieta rica em vegetais pode melhorar também a saúde cardíaca e cognitiva.

Como os vegetais melhoram a força muscular?

As folhas verdes estão repletas de nitratos, que o corpo converte em óxido nítrico. O óxido nítrico relaxa os vasos sanguíneos e faz com que se dilatem, o que permite maior entrega de oxigênio aos músculos.

Nossos músculos requerem mais oxigênio quando fazemos exercícios. De acordo com especialistas, o oxigênio é essencial para criar energia durante o treino e para a recuperação muscular.

O aumento do fluxo de oxigênio pode permitir que nossos músculos tenham um desempenho mais otimizado, contribuindo para aumentar a força muscular – que, por sua vez, é um componente crítico da saúde geral. Ela auxilia nas tarefas diárias, como levantar objetos pesados, caminhar e até mesmo sair da cama.

A força muscular também é crucial para a saúde das articulações e dos ossos, ajudando a prevenir dores e lesões. As novas descobertas da Universidade Edith Cowan baseiam-se em evidências anteriores que ligam os vegetais à saúde do coração.

Em que alimentos investir?

Os pesquisadores descobriram que a alface, o espinafre, a couve e a beterraba são os melhores alimentos para quem quer garantir força muscular ao longo do tempo. Outras folhas verdes ricas em nitrato incluem erva-doce, rabanete, salsa, repolho e rúcula.

Por isso, se você procura uma alternativa simples, acessível e deliciosa para garantir altos níveis de energia e a força do marinheiro Popeye, aposte em uma xícara de espinafre (ou qualquer outra folha verde) diariamente. Essa quantidade é suficiente para obter suas doses ideais de nitrato.


Fontes: Journal of Nutrition e Healthline


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