Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dificuldade para pegar no sono? Relaxe e confira uma seleção infalível de músicas para dormir

Ouvir música para dormir é uma solução simples e prática para combater a insônia. Se alguns estímulos sonoros podem prejudicar a qualidade do sono, uma seleção bem-feita de músicas pode ter o efeito contrário. Isso porque a música atua no sistema nervoso parassimpático, acalmando e diminuindo o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos.

Se você sofre com a insônia e tem dificuldade para relaxar e entrar em sono profundo na hora de dormir, saiba que não está sozinho. O Ministério da Saúde aponta que a insônia afeta 40% dos brasileiros e quase metade da população mundial. As músicas para dormir, no entanto, podem ser grandes aliadas no combate a esse problema.

Ansiedade, alimentação inadequada, estresse, problemas de saúde e outros males podem prejudicar – e muito! – a qualidade do sono. E nem sempre estamos dispostos a procurar um especialista para solucionar a questão. Por isso, preparamos dicas de músicas para dormir que podem ajudá-lo a melhorar sua relação com o travesseiro.

Música e saúde mental: qual a associação?

Qual é a música mais relaxante para dormir?

Um estudo da revista PLOS ONE indicou gêneros e até os artistas mais citados por pessoas que ouvem músicas para dormir. Entre os gêneros musicais destacam-se acústico, música ambiente, house, meditação, indie e instrumental. Já Johann Sebastian Bach foi o artista mais mencionado, seguido por Ed Sheeran, Mozart, Brian Eno, Coldplay e Chopin.

Qual é a música que faz todo mundo dormir?

Outra pesquisa, realizada pela MindLab International, revelou que a música “Weightless”, de Marconi Union, é infalível para pegar no sono, sendo capaz de reduzir em até 65% a ansiedade dos participantes, ajudando-os a dormir. O autor principal do estudo, Dr. David Lewis-Hodgson, chegou a alertar que o efeito de “Weightless” sobre o sono era tão profundo que poderia ser perigoso ouvir essa música ao dirigir.

O Spotify, serviço de streaming de música mais popular do mundo, também mencionou Ed Sheeran como a escolha favorita de quem procura músicas para dormir. A música “Thinking Out Loud” é a mais transmitida em playlists com o tema Sleep. Outras escolhas relevantes foram Sam Smith (“Stay With Me”, “I’m Not The Only One”) e Ellie Goulding (“Love Me Like You Do”).

Confira outras músicas calmantes para dormir:

  • “We Can Fly” (Rue du Soleil)
  • “Canzonetta Sull’aria” (Mozart)
  • “Someone Like You” (Adele)
  • “Pure Shores” (All Saints)
  • “Please Don’t Go” (Barcelona)
  • “Strawberry Swing” (Coldplay)
  • “Watermark” (Enya)
  • “Mellomaniac (Chill Out Mix)” (DJ Shah)
  • “Electra” (Airstream)

Playlists do Spotify com músicas para dormir

  1. Música clássica contemporânea para dormir
  2. Música clássica para dormir
  3. Jazz relaxante
  4. Música ambiente relaxante
  5. Meditação com sons da natureza
  6. Músicas para descansar e relaxar
  7. Versões acústicas clássicas

Qual é a frequência que acalma?

Existem, também, uma horda de ruídos “coloridos”, que foram popularizados como benéficos à saúde e à qualidade do sono, como o ruído rosa e o ruído marrom. No entanto, o branco é o mais popular da categoria, com diversas afirmações sobre seus efeitos nos seres humanos. 

ruído branco é um tipo de som que contém todas as frequências do espectro de som (entre 20 e 20 mil hertz) que podem ser escutadas pelo ouvido humano. Ele pode ser visto como a combinação de 20 mil sons tocados ao mesmo tempo e na mesma intensidade ou amplitude, muitas vezes criando ruídos descritos como “estáticos”, possivelmente se igualando aos barulhos executados por ventiladores, aspiradores de pó e outros aparelhos eletrônicos. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais