Descarte de máscaras exige cuidados especiais

eCycle

Descarte incorreto de máscaras é irresponsável e pode colocar a vida de outras pessoas em risco

Além de ser fundamental usar máscaras de proteção de maneira correta para evitar a propagação do novo coronavírus, o descarte desses equipamentos de segurança também exige cuidados especiais para que não se torne fonte de infecção.

Atualmente, uma surpresa desagradável tem aparecido nas esteiras de centrais de reciclagem: máscaras de proteção usadas. Em tempos de Covid-19, descartar suas máscaras usadas de qualquer jeito pode colocar em risco a vida dos trabalhadores que atuam nas cooperativas de coleta seletiva. Mesmo usando equipamentos de proteção, se eles entrarem em contato com uma máscara contaminada e levarem a mão ao rosto, podem ser infectados pela Covid-19.

Além de não serem feitas de material reciclável, as máscaras de proteção exigem ainda mais cuidado depois de usadas. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, existe um jeito certo e seguro para descartar a máscara utilizada. Para isso, é preciso usar dois saquinhos plásticos - um dentro do outro. Segurando a máscara pelo elástico, insira-a em um saco plástico, amarre bem e depois coloque dentro do segundo saco, dando um nó forte. Em seguida, jogue a máscara usada no lixo do banheiro.

É importante que você não encoste na parte da frente da máscara quando for descartá-la. Após esse processo, higienize suas mãos o melhor possível. Além disso, identificar o material e não encher demais as sacolas, para que o saco de lixo não estoure, são outras dicas indispensáveis para o descarte correto de máscaras usadas.

O lixo do banheiro é considerado um rejeito, ou seja, um tipo de descarte que não contém nenhum material reciclável (popularmente chamado de "lixo comum"). Logo, espera-se que esse tipo de lixo vá para o seu destino final (idealmente um aterro sanitário) sem entrar em contato com outras pessoas. Essas são atitudes simples que ajudam a evitar a proliferação do novo coronavírus e impedir que ele contamine trabalhadores da coleta seletiva. Além disso, é importante separar o lixo corretamente, facilitando a destinação apropriada de cada tipo de material.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×