Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça cinco brinquedos ecológicos para presentear as crianças com consciência e responsabilidade ambiental

Os brinquedos ecológicos são uma maneira simples, prática e divertida de introduzir as crianças à importância do respeito à natureza, ao meio ambiente e ao planeta. Além de sustentáveis e educativos, também são livres de materiais tóxicos que podem ser nocivos à saúde sensível dos pequenos. Ao presentear com um brinquedo ecológico, você estimula a criatividade da criança e ajuda a desincentivar, desde cedo, o uso indiscriminado de plástico.

Brinquedos ecológicos são aqueles produzidos com materiais naturais e/ou biodegradáveis, tais como tecidos orgânicos, madeira certificada, borracha natural e até plástico, desde que reciclado. Certifique-se, ao escolher um brinquedo, se ele possui em sua composição compostos químicos nocivos à saúde, como BPA ou os ftalatos, e se a extração do material é sustentável. Geralmente, essas informações são encontradas na caixa do produto, mas você pode também perguntar ao vendedor ou entrar em contato com a marca pelo site, antes de fazer a compra, para garantir que está realmente adquirindo um brinquedo ecológico.

As embalagens de brinquedos são um problema à parte, igualmente (ou até mais) prejudiciais à natureza. Cientistas acreditam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. A previsão é preocupante, sobretudo diante do crescente aumento do lixo plástico em aterros sanitários e lixões. O plástico pode demorar centenas para se decompor e interfere negativamente na cadeia alimentar, prejudicando animais marinhos e terrestres. Ao optar por um brinquedo ecológico, você diminui o consumo de plástico e ainda ensina as crianças, pelo exemplo, a adotar um estilo de vida sustentável desde pequenas.

Além da preocupação ambiental, os brinquedos ecológicos também costumam ser mais interativos e ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças. Se puder, aproveite esse momento lúdico para brincar junto com os pequenos e divirta-se também! Confira cinco ideias de brinquedos ecológicos para presentear com inteligência e sustentabilidade.

1. Brinquedos de madeira

O bom e velho cavalinho de balanço nunca sai de moda, é ecológico e trabalha a coordenação motora, além de despertar na criança o respeito e o carinho pelos animais. Você também pode encontrar carrinhos, blocos, bilboquê, jogos e muitas outros brinquedos de madeira reflorestada para presentear as crianças. A OllyToys é uma loja especializada em brinquedos de madeira e conta com opções para diversas faixas etárias, dos nove meses aos cinco anos de idade. Confira na Loja Ecycle.

2. Cata-vento

O cata-vento é um brinquedo clássico, que encanta crianças – e adultos! – há gerações!

É ideal para brincar ao ar livre, em parques ou no jardim, porque funciona com o efeito natural do vento sobre o objeto. Educativo por si só, pode ser de madeira, papel ou feito em casa.

3. Casinha

Existem muitas opções de casinhas de madeira no mercado, mas a parte mais divertida deste brinquedo é fazê-lo em casa com papelão, pintá-lo e decorá-lo como quiser. Além de estimular a criatividade, a casinha também ajuda a criança a desenvolver senso de responsabilidade e pode despertar um possível talento para artes, arquitetura e design.

4. Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais são uma das opções preferidas de quem procura por brinquedos ecológicos. É muito fácil encontrar instrumentos prontos feitos de madeira em lojas voltadas ao público infantil, mas você também pode fazer os seus em casa! A música tem efeitos terapêuticos e existem diversos estudos que comprovam os benefícios da música para o cérebro, especialmente quando o aprendizado musical tem início na infância ou adolescência. O instrumento musical ecológico pode ser o primeiro passo para revelar um grande talento.

Confira no vídeo abaixo (em inglês) como fazer em casa uma maraca, um pau-de-chuva, um tambor e um pandeiro.

5. Jogo das varetas

O jogo das varetas é acessível, educativo e também pode ser feito em casa. Em vez de comprar um jogo pronto, você pode optar por fazer o próprio jogo com folhas de jornal ou palitinhos de madeira (aqueles de churrasco, por exemplo). Se optar pelo jornal, basta dobrar o papel em formato de canudo, bem fininho, e pintar como preferir. Já as varetas de madeira só exigem pintura. Uma dica é usar tinta natural, que você também pode fazer em casa utilizando ingredientes culinários como beterraba e açafrão. Se preferir, existem marcas que vendem as tintas prontas, como a Mancha, que fabrica tintas orgânicas para aplicações em papel e madeira. Você pode reaproveitar o que restou da tinta para pintar móveis, materiais gráficos e outros objetos.