Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Limpar o celular é fundamental para evitar a propagação de doenças, mas higienização exige alguns cuidados

Celulares e outros aparelhos eletrônicos de uso frequente acumulam uma grande quantidade de sujeira invisível, como vírus, bactérias e até fungos. Por isso, é fundamental limpar o celular de tempos em tempos, impedindo a proliferação de doenças. Mas a higienização de eletrônicos exige alguns cuidados específicos. Fique atento!

O celular pode funcionar como um meio de transmissão de doenças, já que usamos o aparelho muitas vezes por dia e nos mais variados lugares, inclusive no banheiro. Em casa ou no transporte público, poucas vezes tomamos o cuidado de lavar bem as mãos antes ou depois de usar o celular, o que pode levar ao descuido de colocar as mãos no rosto depois de mexer no aparelho sujo.

Além disso, quando usamos o aparelho para ligações ou ao gravar mensagens de áudio, gotículas de saliva ou suor podem espirrar no celular. É importante limpar tudo isso para evitar a propagação de germes.

Como limpar o celular

Ao contrário das nossas mãos, não é recomendável usar água e sabão ou álcool gel para limpar o celular, já que se trata de um equipamento eletrônico sensível e que pode ser danificado pela umidade.

Além disso, o uso desses produtos ou de outros químicos, como cloro, água sanitária ou álcool líquido com alta concentração, pode danificar o touchscreen das telas do seu smartphone ou tablet.

Para evitar danos, o ideal é usar álcool isopropílico com concentração 70% para limpar o celular. Também existem lenços específicos para essa função, mas eles são mais difíceis de se encontrar aqui no Brasil e nem sempre possuem características capazes de destruir vírus e outros microorganismos. Outra opção, mais eficiente, porém de difícil acesso, é usar um equipamento específico para limpar o celular com luz UV.

O vídeo abaixo compara diferentes métodos de limpeza e mostra a quantidade de sujeira antes e depois de cada limpeza:

Antes de limpar o celular, tome alguns cuidados:

  • Use somente panos macios, que não soltem fiapos. Evite usar toalhas, lenços abrasivos, toalhas de papel e itens similares.
  • Evite limpar em excesso, pois podem ocorrer danos.
  • Desconecte todas as fontes de alimentação externas, dispositivos e cabos.
  • Mantenha líquidos longe do produto, exceto se houver orientações para produtos específicos.
  • Não deixe entrar umidade nas aberturas.
  • Não use sprays aerossol, água sanitária ou abrasivos.
  • Não borrife produtos de limpeza diretamente no item.

Essas medidas devem garantir que seu celular esteja limpo, desinfectado e continue funcionando sem problemas. O vídeo abaixo explica em detalhes como limpar o celular:


Fontes: Apple e TechTudo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais