Quais são os benefícios da uva-passa?

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Uvas-passas são alimentos energéticos ricos em fibras, vitaminas e minerais

uva-passa
Imagem editada e redimensionada de Erda Estremera, está disponível no Unsplash

A uva-passa, que pode ser encontrada nas versões preta, amarela, marrom e roxa, é a fruta da videira, que foi seca ao sol ou em um desidratador de alimentos. A uva-passa é muito utilizada em saladas, bolos, pães, iogurtes, granolas e cereais. Apesar de seu pequeno tamanho, a uva-passa é um alimento muito energético, rico em fibras, vitaminas e minerais.

A uva-passa é naturalmente doce e rica em açúcar e calorias, apresentando benefícios para a saúde quando consumidas com moderação. A uva-passa pode ajudar na digestão, aumentar os níveis de ferro e manter os ossos fortes.

Existem vários fatores a considerar sobre os benefícios nutricionais das passas. Confira:

Açúcar e calorias

Meia xícara de uva-passa tem cerca de 217 calorias e 47 gramas de açúcar. Em comparação, uma lata de refrigerante tem cerca de 150 calorias e 33 gramas de açúcar, dependendo da marca. Por esse motivo, as passas não são exatamente um alimento de baixa caloria ou baixo teor de açúcar.

Altas quantidades de açúcar e calorias são típicas das frutas secas, e é por isso que manter um olho em quantas passas você está comendo de uma só vez é fundamental.

Um estudo descobriu que a uva-passa é tão eficaz quanto uma marca de jujubas esportivas para melhorar o desempenho de atletas que praticam exercícios de resistência de intensidade moderada a alta.

Fibra

Meia xícara de uva-passa fornece 3,3 gramas de fibra, ou cerca de 10 a 24% das necessidades diárias, dependendo da idade e sexo. A fibra, além de aumentar a saciedade, ajuda no processo de digestão, pois suaviza e aumenta o peso e o tamanho das fezes. As fezes mais volumosas são mais fáceis de passar e ajudam a prevenir a constipação.

Ferro

A uva-passa é uma boa fonte de ferro. Meia xícara de uva-passa contém 1,3 miligramas de ferro. Isso é cerca de 7% da quantidade diária recomendada para a maioria das mulheres adultas e 16% para homens adultos.

O ferro é importante para produzir glóbulos vermelhos e ajudá-los a transportar oxigênio para as células do corpo. É necessário comer ferro suficiente para evitar a anemia por deficiência de ferro.

Cálcio e boro

Meia xícara de uvas-passas tem cerca de 45 miligramas de cálcio. Isso se traduz em cerca de 4% das necessidades diárias. O cálcio é essencial para ossos e dentes fortes e saudáveis.

A uva-passa é uma ótima aliada de mulheres na menopausa, pois o cálcio ajuda a prevenir o desenvolvimento da osteoporose, um distúrbio caracterizado pela perda óssea que geralmente ocorre com a idade.

A uva-passa também contém uma grande quantidade do elemento boro, que trabalha com a vitamina D e o cálcio para manter os ossos e as articulações saudáveis, desempenhando um papel importante no tratamento da osteoporose.

Antioxidantes

A uva-passa é uma fonte excepcional de substâncias químicas naturais chamadas fitonutrientes, como fenóis e polifenóis. Esses tipos de nutrientes são considerados antioxidantes.

Antioxidantes ajudam a remover os radicais livres do sangue e podem prevenir danos às células e ao DNA. Isso pode levar a doenças como câncer , doenças cardíacas e derrame.

Compostos antimicrobianos

Um estudo concluiu que a uva-passa contém fitoquímicos que podem fazer bem para a saúde dos dentes e gengivas. Os fitoquímicos presentes nas passas, incluindo o ácido oleanólico, o ácido linoléico e o ácido linolênico, combatem as bactérias da boca que levam às cáries.

Em outras palavras, comer uva-passa no lugar de salgadinhos açucarados pode realmente ajudar a manter seu sorriso saudável.


Adaptado de Jacquelyn Cafasso

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