Hygge decor: estilo dinamarquês preza pelo conforto

eCycle

O hygge faz parte da filosofia de vida dinamarquesa e se reflete na decoração da casa em opções que buscam conforto e aconchego

Hygge decor
Imagem editada e redimensionada de Jane Palash, está disponível no Unsplash

A hygge decor é uma tendência que vem ganhando espaço na decoração contemporânea. O termo “hygge” vem de uma palavra do antigo norueguês, onde significava algo como "bem-estar”, mas o estilo caiu no gosto do país vizinho, a Dinamarca, onde se tornou parte da filosofia de vida local. A palavra, de difícil tradução e que se pronuncia como "hoo-gah”, remete à ideia de uma vida confortável, que preza por boas experiências e que valoriza a companhia de pessoas queridas.

A hygge decor é a transposição desse estilo de vida para a decoração e envolve a criação de um ambiente acolhedor e receptivo. A ideia geral é transformar sua casa em um lugar charmoso e confortável, onde você queira passar mais tempo e receber os amigos para uma boa conversa. Como a decoração tem sua origem em um país nórdico, muitos elementos remetem à sensação de calor que uma casa pode oferecer durante o inverno, mas não é difícil adaptá-los para o clima tropical. Conheça algumas ideias da hygge decor.

1. Abrace o aconchego

Como o estilo hygge remete à sensação de aconchego, um dos focos da hygge decor é no conforto e relaxamento em sua própria casa. A ideia é que uma decoração minimalista libera espaço (físico e mental) para uma vida mais tranquila - nesse sentido, a hygge decor valoriza elementos funcionais e que carreguem uma história emocional. São peças que trazem boas lembranças e, ao mesmo tempo, ajudam a construir novas.

2. Foco na iluminação

Nos países nórdicos, é muito comum o uso de velas na hygge decor. Por aqui, essa ideia talvez só funcione em alguns poucos dias mais frios do ano. Mas é possível investir na iluminação indireta, em luzes mais quentes (ao invés daquelas luzes brancas comuns em escritórios) e no uso de óleos essenciais para aromatizar os ambientes. Além da iluminação, muitas pessoas usam as velas por suas propriedades aromaterapêuticas, mas é possível aproveitar esses recursos usando um difusor de aromas, sem esquentar a casa com velas.

No caso das lâmpadas, a luz mais avermelhada também ajuda a melhorar a qualidade do sono, o que é uma vantagem da hygge decor. Essa é uma boa opção para o quarto ou algum cômodo no qual você passe mais tempo durante a noite, já que a exposição prolongada à luz azul pode prejudicar sua noite.

3. Menos é mais

Este é um dos princípios da hygge decor. A ideia é de que a simplicidade na decoração vale mais do que ter um ambiente com um monte de itens sem significado emocional ou funcional. Se você optar pelo equilíbrio entre esses dois elementos, tudo o que estiver na sua decoração terá um significado especial. Livros favoritos, lembranças de uma viagem especial ou recordações familiares são algumas opções que combinam com a hygge decor.

4. Adicione elementos aconchegantes

Fazer do quarto um ambiente mais confortável é uma dica importante da hygge decor. A ideia é pode relaxar depois de um dia estressante de trabalho - mesmo que seja no home office. A sala também pode participar do clima de conforto - a casa toda, na verdade. Um tapete, algumas almofadas ou um cobertor macio para te fazer companhia no sofá enquanto você assiste sua série favorita são algumas opções.

Aqui no Brasil, uma rede próxima de uma janela bem ventilada pode ser uma boa substituição para os dias quentes - a ideia da hygge decor é que se obtenha o máximo de conforto e aconchego possível.

5. Use cores neutras e quentes

A paleta de cores da hygge decor segue a mesma tendência minimalista, com tons neutros e apenas alguns elementos coloridos. Cores fortes podem ter um efeito energizante para algumas pessoas, mas tendem a ser cansativas para a maioria das pessoas. É por isso que a decoração da sua casa precisa de cores neutras que lhe permitam relaxar e se sentir mais confortável com o seu espaço.

A hygge decor mescla os tons suaves de paredes e móveis grandes com a força da cor de madeiras mais escuras e de pequenos objetos decorativos, ajudando a criar uma atmosfera convidativa e fornecendo uma sensação de conexão com a beleza do mundo natural.

6. Compre roupas confortáveis

Seu guarda-roupa também pode participar da hygge decor. Como a ideia é que sua casa seja um lugar mais aconchegante e que você queira ficar mais tempo em casa, as roupas que você usa nesse contexto cumprem um papel essencial na sensação de conforto. Afinal, como aproveitar um momento de calma e tranquilidade na sala usando uma calça jeans?

O moletom é a combinação perfeita para aproveitar sua hygge decor ou um roupão de banho fofinho, desses que vemos em filmes norte-americanos, mas você também pode começar por aquela camiseta velha que foi uma boa companheira, mas já não serve mais para sair na rua.

7. Construa ambientes aconchegantes ao ar livre

Por sua origem escandinava, a hygge decor é mais focada em fornecer uma sensação de calor aos ambientes internos, mas também se aplica à decoração ao ar livre. Não importa se você tem um jardim inteiro, uma pequena sacada ou apenas um cantinho perto da janela, esse ambiente também pode participar da hygge decor. Lanternas, cadeiras confortáveis, pequenas lâmpadas e plantas em vasos neutros ou coloridos podem ajudar a dar um tom hygge ao ambiente.

8. Valorize sua estante

Os livros são um elemento muito presente na hygge decor. Se você gosta de livros físicos, valorize sua estante. Crie um cantinho de leitura que seja aconchegante e organize sua estante de modo que seja fácil ver tudo o que você tem à sua disposição para ler. Além de ficar charmoso, isso ainda pode te ajudar a ler mais.

9. Valorize texturas e sensações táteis

Sensações táteis são muito importantes para os entusiastas da hygge decor. O design dos ambientes não deve ser atraente apenas no visual, mas inspirar uma sensação reconfortante. A ideia da hygge decor é que os ambientes reflitam um estilo de vida que preza pela apreciação do momento presente e dos pequenos prazeres da vida, como colocar os pés em um tapete fofinho ou sentir um vento refrescante na janela. Colocar texturas em almofadas e pisos ajuda a ampliar essas sensações.

10. Toques vintage e nostálgicos

Alguns toques vintage podem contribuir para a sensação geral de hygge decor da sua casa. Nesse estilo, os objetos não devem ser vistos apenas como 'coisas’, mas valorizados pelas histórias que carregam ou memórias que representam. Antiguidades que estão na sua família há tempos ou objetos com valor sentimental já trazem um toque hygge para qualquer decoração.

Se você gosta desse estilo de decoração, é provável que tenha uma caixa de lembranças com algum objeto que poderia estar exposto, criando um cantinho especial. Mas essas lembranças também podem surgir aos poucos, conforme você queira preencher sua casa com novas experiencias.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×