Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Argila vermelha possui minerais benéficos para a saúde da pele

A argila vermelha, popularmente falando, é um pó vermelho de ocorrência natural, composto por minerais que proporcionam benefícios para a saúde. A argila vermelha é formada a partir do intemperismo (degradação da rocha por meio do vento, terremoto, chuva, ação de raízes, etc) físico e químico, que dá origem a partículas muito finas, mil vezes menores que grãos de areia. As rochas com maior predominância de óxido de ferro dão origem à argila vermelha.

Composição da argila vermelha

As partículas de argila contêm sílica (SiO2) e uma mistura de outros minerais, como quartzo, carbonato, óxidos de alumínio e óxidos de ferro. A proporção de SiO2 e de outros minerais argilosos presentes na argila determina o tipo de argila. O intemperismo contínuo provoca a lixiviação de minerais, como sódio, potássio, cálcio e carbonato, mas os óxidos de ferro e alumínio são mais estáveis ​​e menos propensos à lixiviação. Depósitos de argila altamente intemperizados contêm principalmente alumínio ou óxidos de ferro, o barro vermelho.

Propriedades da argila vermelha

Retenção de contaminantes

Os minerais presentes nas partículas de argila atraem fortemente a água, fazendo com que as partículas se expandam e contraiam conforme as condições de umidade. Quando as partículas estão hidratadas, elas dobram de tamanho.

Os minerais da argila também produzem uma carga nas partículas de argila, provocando a atração de outros íons – moléculas carregadas em solução – como pesticidas e contaminantes. Para a horticultura e a produção de culturas, a retenção de pesticidas e contaminantes em solos argilosos pode ser um problema sério.

Pigmentação natural

Ao longo da história, a argila vermelha foi amplamente utilizada em pinturas. Hoje em dia, a maioria dos pigmentos de óxido de ferro foi substituída por compostos sintéticos. Mas nada impede que a cultura de utilização de pigmentos naturais como a argila vermelha seja resgatada.

Confecção de telhas e tijolos

Como as moléculas de água são atraídas pela argila, uma mistura de água e argila forma uma lama que pode ser moldada, seca e cozida para dar origem a materiais de cerâmica. Entretanto, como o teor de ferro da argila vermelha se funde a temperaturas mais baixas do que os minerais de outros tipos de argila, a resistência dos produtos de argila vermelha é menor, tendo seu uso limitado a confecção de telhas e tijolos.

Pele maravilhosa

A argila vermelha é indicada para peles sensíveis. Como máscara facial, ela absorve a oleosidade, hidrata, previne linhas de expressão, ajuda na cicatrização, aumenta a elasticidade, e por ser rica em óxido de ferro, ela ajuda na oxigenação das células. A argila vermelha também ajuda a reduzir celulite, pois ativa a circulação sanguínea da área em que foi aplicada.

No corpo, a argila vermelha proporciona efeito anti-estressante e ajuda a estimular a circulação sanguínea.

Cabelo limpo e hidratado

A argila vermelha, se misturada com água, pode ser utilizada no couro cabeludo para limpar, hidratar e dar brilho aos fios.

Como usar a argila vermelha

Argila vermelha
Imagem de Josh Boaz no Unsplash

Na pele do rosto

Para aplicar a argila vermelha no rosto, misture uma colher de sopa de argila vermelha em uma tigela contendo uma colher de sopa de água. Se quiser passar em apenas uma área do rosto aposte na redução de medidas. Misture até formar um pasta e aplique uma camada fina sobre a pele facial. Deixe agir entre 15 e 30 minutos e retire com bastante água.

No corpo

Misture, na proporção de um para um, argila vermelha e água, na quantidade desejada, até formar uma pasta. Aplique na região de interesse e deixe agir durante dez minutos. Para obter melhores resultados, enfaixe a área de aplicação durante o período de ação da argila.

No cabelo

Para aplicar no couro cabeludo, misture uma colher de sopa de argila vermelha a uma colher de sopa de água até formar uma pasta. Aplique e deixe agir a durante dez minutos. Em seguida, enxágue com bastante água e lave o cabelo como de costume.

Cuidados e contraindicações

Diferentes tipos de argila têm propriedades distintas. Antes de usar qualquer tum deles confira seus benefícios. A argila vermelha pode ser utilizada no corpo inteiro, mas não extrapole um intervalo de tempo de 72 horas entre cada aplicação.