Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mudanças hormonais pós-puberdade e pré-menopausa recebem o nome de ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um processo natural pelo qual passa a maioria das mulheres em idade reprodutiva. Todo mês, depois de passar pela puberdade e antes de chegar a menopausa, o corpo da mulher passa por várias mudanças biológicas. Essas mudanças ocorrem por meio da variação hormonal e se dividem em quatro fases (menstrual, folicular, ovulatória e luteal), recebendo o nome de ciclo menstrual.

Menopausa: sintomas, efeitos e causas

Durante cada ciclo menstrual, um óvulo é desenvolvido e liberado pelos ovários. O útero acumula um revestimento chamado endométrio e, se o óvulo não fertilizar um espermatozoide (para dar início a uma possível gravidez), o revestimento uterino é expelido durante o período menstrual. Então o ciclo começa novamente.

Sintomas de gravidez
Sintomas de gravidez: os primeiros sinais
como engravidar
Como fazer para engravidar com 17 dicas acessíveis

Fases do ciclo menstrual

Fase menstrual

A fase menstrual é o primeiro estágio do ciclo menstrual. É considerada também o início do período menstrual, ou seja, primeiro dia da menstruação.

Essa fase começa quando um óvulo do ciclo anterior não fertilizou nenhum espermatozoide. Porque a gravidez não ocorreu, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem.

O revestimento sanguíneo espesso do útero, que serviria para sustentar uma gravidez, não é mais necessário, então ele é expelido pelas contrações uterinas, saindo pela vagina. Durante o período menstrual, é expelida uma combinação de sangue, muco e tecido do útero.

Esse período geralmente vem acompanhado de sintomas como:

Chá de canela
Chá de canela: para que serve e como fazer

Em média, as mulheres ficam na fase menstrual entre três e sete dias. Algumas têm períodos menstruais mais longos do que outras.

Fase folicular

A fase folicular começa no primeiro dia do período (portanto, há alguma sobreposição com a fase menstrual) e termina antes da ovulação.

Essa fase se inicia quando o hipotálamo envia um sinal para a glândula pituitária para liberar o hormônio folículo-estimulante (FSH). Este hormônio estimula os ovários a produzirem cerca de cinco a 20 pequenos sacos chamados folículos ovarianos. Cada folículo contém um óvulo imaturo.

Somente o óvulo mais saudável acabará amadurecendo. Em raras ocasiões, uma mulher pode ter dois óvulos maduros. O restante dos folículos será reabsorvido pelo corpo.

O folículo em maturação desencadeia uma onda de estrogênio que engrossa o revestimento do útero. Isso cria um ambiente rico em nutrientes para o crescimento de um embrião.

A fase folicular média dura cerca de 16 dias. Pode variar de 11 a 27 dias, dependendo do ciclo e apresenta um muco vaginal meio pastoso, sem muita consistência e elasticidade.

Fase ovulatória

O aumento dos níveis de estrogênio durante a fase folicular aciona a glândula pituitária para liberar o hormônio luteinizante (LH). É isso que inicia o processo de ovulação.

A ovulação ocorre quando o ovário libera um óvulo maduro. O óvulo viaja pelas trompas de Falópio em direção ao útero para fertilizar o espermatozoide.

A fase de ovulação é o único momento de todo o ciclo em que a mulher se encontra fértil. Ela dura em torno de apenas 24 horas e apresenta sintomas como:

  • Ligeiro aumento na temperatura corporal basal;
  • Muco vaginal transparente semelhante à clara de ovo.

A ovulação acontece por volta do 14º dia se a mulher um ciclo de 28 dias – bem no meio do ciclo menstrual. Dura cerca de 24 horas. Depois de um dia, o ovo morrerá ou se dissolverá se não for fertilizado.

Menstruação
Menstruação: o que é e como funciona?

Fase lútea

Depois que o folículo libera o óvulo, ele se transforma no corpo lúteo. Essa estrutura libera hormônios, principalmente progesterona e um pouco de estrogênio. O aumento dos hormônios mantém o revestimento uterino espesso e pronto para um óvulo fertilizado se implantar.

Se a mulher engravidar, o corpo produzirá gonadotrofina coriônica humana (hCG). Esse hormônio é facilmente detectado num teste de gravidez e confirma o diagnóstico. Ele ajuda a manter o corpo lúteo e mantém o revestimento uterino espesso.

Se a mulher não engravidar, o corpo lúteo irá encolher e ser reabsorvido. Isso leva a diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona, o que causa o início do período menstrual. O revestimento do útero é liberado na forma de menstruação durante o período menstrual.

Durante essa fase, se a mulher não engravidar, poderá sentir sintomas de síndrome pré-menstrual (TPM). Esses incluem:

  • Inchaço no corpo;
  • Inchaço da mama, dor ou sensibilidade;
  • Mudança de humor;
  • Dor de cabeça;
  • Ganho de peso;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ânsia provocada por alimentos ou aromas;
  • Dificuldade para dormir.

Para saber mais sobre a TPM, confira a matéria: “O que significa TPM, quais seus sintomas e tratamento“.

A fase lútea dura 11 a 17 dias. A duração média é de 14 dias e libera um muco vaginal branco e pastoso, semelhante a uma pomada (é diferente de corrimento vaginal).

Identificando problemas comuns

O ciclo menstrual de cada mulher é diferente. Algumas mulheres menstruam a cada 28 dias todos os meses. Outras possuem um ciclo menstrual mais irregular. Algumas mulheres sangram mais intensamente ou por um número maior de dias do que outras.

O ciclo menstrual também pode mudar durante determinados momentos da vida, podendo ficar mais irregular à medida que se aproxima da menopausa, por exemplo.

Ademais, a duração do ciclo menstrual de cada mulher também é diferente.

remédio para menopausa
10 opções naturais de remédio para menopausa

Uma maneira de descobrir se você está tendo algum problema com seu ciclo menstrual é registrar e analisar seus períodos menstruais. Anote quando eles começam e terminam. Registre também quaisquer alterações nas sensações e no número de dias que você sangrou.

Qualquer um desses fatores podem alterar o ciclo menstrual:

  • Pílula anticoncepcional: pode tornar os períodos mais curtos e mais leves;
  • Gravidez: cessa o período menstrual, um dos primeiros sinais de gestação;
  • Síndrome do Ovário Policístico (SOP): desequilíbrio hormonal que impede que um óvulo se desenvolva normalmente nos ovários, causando ciclos menstruais irregulares;
  • Miomas uterinos: não cancerosos, podem tornar os períodos mais longos e mais difíceis ​​do que o habitual;
  • Distúrbios alimentares : anorexia, bulimia e outros transtornos alimentares podem atrapalhar o ciclo menstrual e interromper a menstruação.

Alguns sinais de que pode haver algum problema com o ciclo menstrual:

  • Você pulou os períodos ou seus períodos pararam completamente;
  • Seus períodos são irregulares;
  • Você sangra por mais de sete dias;
  • Seus períodos são inferiores a 21 dias ou têm mais de 35 dias de intervalo;
  • Você sangra entre os períodos.

Se você tiver esses ou outros problemas com seu ciclo menstrual ou períodos, procure ajuda médica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais