Como plantar cebolinha?

eCycle

Entenda como plantar cebolinha para usufruir dos seus benefícios o ano inteiro

Como plantar cebolinha
Imagem de Maddy Baker no Unsplash

Saber como plantar cebolinha e colocar esse conhecimento em prática é muito vantajoso, pois, além possibilitar o consumo de cebolinha e de seus benefícios a qualquer hora do dia, permite o uso do tempero fresco e livre de agrotóxicos desnecessários.

A cebolinha é a folha de uma planta originária da Europa, de nome científico Allium schoenoprasum, também conhecida popularmente como cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal. É uma planta que atinge no máximo 30 cm de altura, possui folhas roliças verde-escuras e flores cor-de-rosa arredondadas.

Na cozinha brasileira, a cebolinha é muito utilizada em saladas cruas e como tempero de pratos quentes como feijão e quiches. Mas ela é muito confundida com a espécie asiática Allium fistulosum, conhecida popularmente como cebolinha-verde. A cebolinha é muito benéfica para a saúde, sendo rica em nutrientes, antioxidantes e pouco calórica.

Ela melhora o aprendizado, faz bem para os ossos, humor, saúde do coração e mais. Para conhecer outros benefícios da cebolinha para a saúde, dê uma olhada na matéria: "Propriedades da cebolinha e seus benefícios à saúde".

A parte mais utilizada da cebolinha é a sua folha, mas o bulbo e as flores também são comestíveis; estas últimas servem, inclusive, de enfeite para as receitas. Está esperando o que para aprender como plantar cebolinha? Confira:

Como plantar cebolinha

1. Encontre sementes ou mudas

A maneira mais fácil de plantar cebolinha é por meio de mudas. Mas também é possível iniciar o cultivo por meio de sementes. Porém ambas as formas de plantio de cebolinha devem ser feitas na primavera, que é a melhor época para isso.

As mudas podem ser facilmente adquiridas em mercados de plantas, ou você pode pedir uma para um conhecido que cultive cebolinha. Se não for possível encontrar mudas, procure uma forma de adquirir as sementes. Quanto mais exuberante for a muda de origem, melhor será seu cultivo de cebolinha.

2. Escolha o local

Para plantar cebolinha é preciso de um local que receba luz solar. Se você escolher um lugar fechado, garanta que a cebolinha fique próxima a uma janela que permita a entrada de luz solar durante seis horas por dia, no mínimo.

3. Prepare o solo

Para plantar cebolinha é preciso de um solo úmido, fértil e bem drenado. Você pode utilizar solo rico em ferro (terra vermelha) e acrescentar húmus, na proporção de uma parte de húmus para duas partes de terra vermelha. Para saber o que é húmus, dê uma olhada na matéria: "Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo".

Se você quiser plantar a cebolinha em vasos, separe argila expandida (ou pedras) e areia. Faça furos na parte inferior do vaso. Acrescente uma camada de sete centímetros de argila expandida, cubra com uma camada de areia de dois centímetros e, por fim, acrescente o solo com húmus. Coloque as sementes ou mudas e cubra com matéria seca, como folhas.

A cebolinha precisa de, no mínimo, 15 centímetros de profundidade de solo e 12 centímetros de diâmetro.

4. Reserve espaço adequado

Se for plantar vários pés de cebolinha um ao lado do outro, deixe uma distância de pelo menos 15 centímetros entre eles.

5. Regue bastante

A cebolinha precisa de solo úmido, desde que seja bem drenado. A necessidade de rega depende da drenagem, e varia de um a três dias.

6. Plantas companheiras

A cebolinha cresce bem ao lado de cenouras, tomates, mostarda ou repolho, podendo repelir as moscas da cenoura e os pulgões e vermes do repolho. Para saber mais sobre as plantas companheiras, dê uma olhada na matéria: "Plantas companheiras: forma natural de combate às pragas".

7. Usufrua

Depois de três meses, sua cebolinha estará pronta para ser colhida. Para isso, corte as folhas da cebolinha, começando pelas folhas externas e deixe sempre cinco centímetros restantes.

As folhas da cebolinha crescem rapidamente e podem ser cortadas várias vezes.

A cebolinha dá flores roxas no final da primavera. Se você quer saber como plantar cebolinha apenas para comer, essas flores devem ser removidas o mais rápido possível - se forem deixadas, elas restringem o crescimento de novas folhas.

8. Cuide o ano inteiro

A cebolinha é muito semelhante à cebola, elas têm raiz bulbosa e folhas verdes. Para aliviar a demanda por espaço, separe os bulbos da cebolinha e replante-os com uma distância de 15 centímetros.

Em um solo bem preparado dificilmente a cebolinha sofrerá com pragas. Mas elas podem aparecer, principalmente se a cebolinha for plantada próxima a cebolas atacadas.

Por ser uma planta perene, a cebolinha manterá suas folhas na maioria dos invernos. Nos invernos mais frios, entretanto, as folhas podem morrer completamente, mas não se desespere - suas raízes ainda estão vivas e começarão a crescer na próxima primavera.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail