Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas, uma data para lembrar que cuidar das florestas não é opção e sim necessidade

Todo 17 de julho é dia de chamar a atenção das pessoas para a importância de se preservar as florestas. Nessa data se comemora no Brasil o Dia de Proteção às Florestas. 20% de todas as espécies da Terra vivem no Brasil, em especial na Floresta Amazônica, constantemente ameaçada pelo desmatamento.

A data marca também o Dia do Protetor de Florestas, figura associada ao personagem do folclore brasileiro Curupira. Segundo o folclore, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.

Infelizmente, o Curupira é apenas uma figura mítica e são necessárias ações efetivas para deter o avanço e o crescimento do desmatamento e da exploração ilegal da biodiversidade. Foi pensando nisso que as duas datas se juntaram na busca pela preservação das matas brasileiras.

Dia de Proteção às Florestas: serviços ecossistêmicos

As florestas proporcionam um tipo de riqueza muito importante para a humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo e por aí vai. Um ecossistema indispensável que está interligado com a maioria dos demais é o das florestas. Elas cobrem apenas 30% do planeta Terra, mas cerca de 80% de todos os seres vivos terrestres vivem nesse tipo de ambiente. Saiba mais sobre isso na matéria: “Florestas: as grandes provedoras de serviços, matérias-primas e soluções“.

No dia a dia, é importante que cada pessoa faça a sua parte pela preservação das florestas. Confira algumas dicas simples de como colaborar para a vida longa de nossa vegetação:

  • Use produtos feitos com madeira de reflorestamento, normalmente identificada com um selo ou certificado;
  • Não coloque fogo em matas;
  • Não jogue lixo no meio ambiente;
  • Sempre dê prioridade aos papéis reciclados e recicláveis;
  • Não jogue cigarros ou objetos em combustão em florestas ou áreas de mata;
  • Converse com as crianças ao seu redor sobre a importância de cuidarmos bem das florestas.
Dia de Proteção às Florestas
Imagem de Chris Abney em Unsplash

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais