Patchouli: para que serve e benefícios

eCycle

Confira uma lista com 13 imperdíveis benefícios do óleo essencial de patchouli

Patchouli
Imagem: Pogostemon cablin está licenciado sob CC BY 3.0

Patchouli, patchouly, pachouli, pachuli, patechuli, patexulí ou oriza são os nomes de algumas espécies de plantas pertencentes ao gênero Pogostemon, normalmente as espécies Pogostemon heyneanus ou Pogostemon patchouly.

O patchuoli é muito cultivado na Indonésia e seus benefícios são aproveitados principalmente na forma de óleo essencial.

O óleo essencial de patchouli possui um perfume forte e amadeirado, sendo muito utilizado na perfumaria e na aromaterapia. Nesta última, o óleo essencial de patchouli é usado por suas propriedades antidepressivas, anti-inflamatórias, antissépticas, afrodisíacas, adstringentes, cicatrizantes, desodorantes, diuréticas, febrífugas, fungicidas, inseticidas, sedativas e tônicas.

O óleo essencial de patchouli é extraído por destilação a vapor das folhas da planta de patchouli e tem como componentes básicos o alfa-patchoulene, beta-patchoulene, alfa-guaiane, alfa-bulneseno, cariofileno, norpatchulenol, álcool patchouli, seychellene e o pogostol.

Para que serve o óleo essencial de patchouli e seus benefícios

1. Alivia a depressão

O óleo essencial de patchouli funciona muito bem para quem sofre de depressão. Ele melhora o humor e promove relaxamento na maioria das pessoas. Ao inalar o óleo essencial de patchouli, há estímulo à liberação de hormônios do prazer, como a serotonina e a dopamina. E os sentimentos de ansiedade, raiva e tristeza são amenizados.

2. Melhora a inflamação

O óleo essencial de patchouli também serve para aliviar a inflamação e a febre.

3. Previne infecções

O óleo essencial de patchouli melhora feridas e úlceras.

4. Afrodisíaco

O óleo essencial patchouli tem sido utilizado como afrodisíaco há centenas de anos. Por estimular os hormônios sexuais, ele aumenta a libido.

5. Adstringente

O óleo essencial da espécie Pogostemon paniculatus (Willd.) estimula as contrações dos músculos, dos nervos e da pele. Isso ajuda a evitar a flacidez, a perda de cabelo e o afrouxamento do tecido muscular. A adstringência do óleo essencial de patchouli também ajuda a parar a hemorragia, contraindo os vasos sanguíneos.

6. Acelera a cicatrização

O óleo essencial de patchouli ainda ajuda a acelerar o processo de cicatrização de cortes e feridas e também acelera o desaparecimento das cicatrizes. É igualmente eficaz na eliminação de marcas deixadas por furúnculos, acne, varíola e sarampo.

7. Estimula a circulação sanguínea

Essa propriedade do óleo essencial de patchouli promove a geração de novas células. Ele também ajuda na produção de glóbulos vermelhos, melhora a circulação e a oxigenação dos órgãos e das células em todo o corpo.

8. Elimina o mau cheiro

O aroma doce e picante do óleo essencial de patchouli ajuda a desodorizar o corpo. No entanto, por ser muito concentrado, ele deve ser usado de forma diluída em algum óleo vegetal neutro, como óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas.

9. Diurético

O óleo essencial de patchouli aumenta a frequência da micção e a quantidade de urina. Isso ajuda a perder peso, abaixar a pressão arterial, aumentar o apetite, diminuir o colesterol e eliminar toxinas do corpo. A micção remove o excesso de água, sais desnecessários e ácido úrico, o que reduz as chances de desenvolver pedras na vesícula biliar e nos rins, bem como condições como a gota.

10. Melhora a febre

O óleo essencial de patchouli reduz a febre, combatendo as infecções que a causam.

11. Inibe o crescimento de fungos

O óleo essencial de patchouli é bastante eficaz na inibição do crescimento de fungos e infecções, fornecendo proteção contra algumas infecções como o pé de atleta.

12. Mata insetos

As propriedades inseticidas do óleo essencial de patchouli são reconhecidas desde a antiguidade. Apesar de ter um cheiro doce, ele é muito eficaz em manter os insetos à distância. É frequentemente usado em sprays, loções corporais, vaporizadores e incensos. Ele também pode ser misturado com água para lavar roupas e lençóis de cama para afastar mosquitos, formigas, percevejos, piolhos, pulgas, moscas e traças. Apenas algumas gotas são necessárias para manter os insetos longe. Você também pode aplicar o óleo essencial de patchouli em um difusor.

13. Atua como tônico

O óleo essencial de patchouli tonifica todo o corpo. Ele otimiza as funções metabólicas, como a decomposição de alimentos e absorção de nutrientes. Ele também promove a excreção adequada, regula as secreções endócrinas de hormônios e enzimas e tonifica o sistema nervoso, tornando-o mais alerta e ativo. O óleo essencial de patchouli ainda estimula o sistema imunológico.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail