Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira algumas receitas de remédio caseiro para alergia e se livre dos sintomas sem medicamentos

O remédio caseiro para alergia pode ser uma ótima alternativa para pessoas que vivem com os sintomas de alergia e que não querem tomar farmacêuticos. É importante lembrar, contudo, que o diagnóstico por um profissional de saúde é necessário para identificar a origem das alergias e sua intensidade. Muitas vezes, alergias mais severas precisam ser medicadas, porém, o remédio caseiro para alergia pode ser usado em conjunto com os farmacêuticos, uma vez que seu uso seja liberado pelo médico. 

Seja olhos lacrimejando, coceira, coriza, espirros ou irritação na pele, os sintomas das alergias são incômodos e podem demorar algumas horas ou dias para se aliviar. Entre os motivos para essas irritações, os mais comuns são pólen, poeira, pelo de animais, picadas de insetos, mofo ou produtos químicos. 

Por sorte, os farmacêuticos não são a única solução para se livrar desses sintomas, alguns remédios caseiros para alergia também podem ajudar.

Irrigação nasal 

A irrigação nasal não é exatamente um remédio caseiro para alergia, e sim um método. Contudo, irrigar o nariz com soluções de salina pode aliviar a coriza e auxiliar no descongestionamento do nariz resultante de alergias como a rinite. 

Alimentos

As pimentas, por exemplo, contém uma substância chamada capsaicina, que tem algumas propriedades antialérgicas. Esses alimentos apimentados podem ajudar em sintomas respiratórios, diluindo o muco e descongestionando o nariz. 

Óleos essenciais 

Óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto e olíbano podem ser usados em difusores para aliviar sintomas respiratórios. As propriedades desses óleos ajudam a limpar as vias nasais, possibilitando a respiração e eliminando a coriza. 

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, além de diluir o muco e ajudar na limpeza nasal. Ele também pode ajudar na dor de garganta — fazer o gargarejo com ¼ de vinagre de maçã com água morna ou beber a mistura de uma colher de sopa de vinagre de maçã com água quente pode ajudar no alívio da área inflamada. 

Além disso, o vinagre de maçã também pode ser usado em locais de irritação da pele causados por picadas de mosquito. Embeba um algodão com o líquido e aplique na área irritada, no começo pode arder, mas ajuda a combater a irritação e a coceira.

Cúrcuma 

Também repleta de propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma pode ser um remédio caseiro para alergia quando adicionado em algum alimento como tempero. Uma pesquisa em especial mostrou que a cúrcuma foi capaz de aliviar sintomas alérgicos em ratos. 

Exercício físico

Assim como a irrigação nasal, o exercício físico é mais uma solução do que um remédio caseiro para alergia. Porém, pesquisas mostram que o exercício, principalmente em dias frios, pode ajudar no alívio dos sintomas respiratórios causados por reações alérgicas.