Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira sete benefícios da calêndula, que pode ser usada em forma de óleo e pomada

Calêndula (Calendula officinalis) é uma planta de propriedades medicinais pertencente à família Asteraceae. Ela também é conhecida como bem-me-quer mal-me-quer, maravilha e margarida dourada. A planta é nativa da África central e foi trazida e disseminada no Brasil em meados do século XVIII.

Seu nome vem da palavra latina calendae, que significa “primeiro dia de cada mês”. Ela pode ser utilizada como planta medicinal, tendo ação cicatrizante e outros benefícios, que são aproveitados principalmente na forma de óleo e produtos naturais.

Para que serve a calêndula?

calêndula
Foto de J K na Unsplash

O óleo de calêndula é extraído diretamente das flores da planta e é capaz de funcionar como tratamento complementar ou alternativo.

Ele é feito por meio da infusão de folhas e flores de calêndula em um óleo transportador. Pode ser usado sozinho ou para fazer pomada e creme. Mas a Calendula officinalis também apresenta benefícios na forma de tintura, chá e cápsulas.

O óleo possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que podem torná-lo útil na cicatrização de feridas, alívio de eczema e assaduras causadas pelo uso de fraldas. Ele também pode ser usado como antisséptico. Além disso, ajuda a melhorar a aparência da pele.

Sete benefícios da calêndula

Protetor solar

O óleo de calêndula pode ser uma opção de proteção solar. Um estudo feito em laboratório chegou à conclusão de que este óleo tem propriedades Fator de Proteção Solar (FPS) como uma mistura de creme.

Feridas

Além disso, o óleo pode acelerar a cicatrização de feridas. Uma pesquisa concluiu que o uso de pomada de aloe-vera ou calêndula, junto com o tratamento padrão, acelerou o tempo de recuperação da episiotomia.

No estudo, mulheres que usaram a pomada a cada oito horas durante cinco dias apresentaram melhora nos sintomas de vermelhidão, inchaço e hematomas. Adicioná-la ao tratamento padrão melhora a sua eficácia.

Também é possível usar o chá das flores para tratar infecções externas. Para isso, basta realizar a infusão de uma colher de sobremesa das flores secas para uma xícara de água fervente. Após 15 minutos, umedeça um pano limpo ou algodão e passe sobre os locais lesionados.

Babosa
Babosa: benefícios para pele, cabelo e mais

Acne

Algumas pessoas usam óleo de calêndula para tratar a acne. Um estudo feito em placas de petri mostrou que o extrato da planta pode ser útil no tratamento e prevenção da acne superficial. Você também pode tentar lavar o rosto usando óleo.

Eczema

Um estudo descobriu que o óleo de calêndula pode ajudar a aliviar a dor da dermatite em pessoas que recebem radiação para tratar câncer de mama.

Assaduras

O óleo de calêndula também pode ajudar a aliviar assaduras causadas pela utilização de fraldas. Um estudo concluiu que a pomada de calêndula feita a partir do óleo da planta foi significativamente benéfica no tratamento de assaduras.

Para aliviar assaduras, outra opção é tentar aplicar uma pequena quantidade de óleo puro ou misturado com aloe-vera na área afetada algumas vezes por dia.

Psoríase

As propriedades curativas de feridas do óleo de calêndula podem torná-lo uma boa escolha no tratamento da psoríase. No entanto, ainda não há nenhuma pesquisa sobre isso. Você pode tentar aplicar óleo de calêndula ou bálsamo na área afetada algumas vezes por dia.

Aparência da pele

O óleo de calêndula pode melhorar a aparência geral da pele. Um estudo concluiu que um creme contendo extrato de calêndula pode promover a hidratação e firmeza da pele.

Também é especulado que a planta pode ajudar a tratar a dermatite de contato, o que inclui reações à hera venenosa.

Como funcionam os efeitos da planta? 

As pétalas de calêndula são ricas em flavonoides. Acredita-se que esses compostos podem: 

  • Reduzir a inflamação
  • Evitar que o sangue coagule demais
  • Ter efeitos positivos nos níveis de açúcar no sangue
  • Ajudar a combater o câncer 
  • Proteger o cérebro 

Os ingredientes ativos da flor de calêndula são produtos químicos naturais, como:

  • Saponinas triterpênicas (glicosídeos de ácido oleanólico)
  • Álcoois triterpênicos (α-, β-amirinas, faradiol)
  • Flavonoides (quercetina e isorhamnetina)

Géis tópicos feitos da flor podem ajudar com o colágeno da pele, promover o crescimento de novos tecidos na cicatrização de feridas e ajudar a diminuir a inflamação da pele.

Quais são os efeitos colaterais da calêndula?

A Calendula officinalis é considerada uma planta segura. Entretanto, é preciso evitar a calêndula se você é alérgico a plantas da família. Não use calêndula se estiver gestante ou amamentando.

Evite tomar calêndula por via oral, pelo menos, duas semanas antes de qualquer cirurgia programada, pois pode causar sonolência. Não tome por via oral em combinação com qualquer tipo de droga sedativa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais