Calêndula: para que serve?

eCycle

Confira sete benefícios da calêndula, que pode ser usada em forma de óleo e pomada

calendula

Calendula officinalis é o nome científico da planta pertencente à família Asteraceae, popularmente conhecida como calêndula ou maravilha. A calêndula é nativa da África central e foi trazida e disseminada no Brasil em meados do século XVIII. Ela possui muitos benefícios para a saúde, que são aproveitados principalmente na forma de óleo.

Para que serve o óleo de calêndula

O óleo de calêndula é extraído diretamente da flores da Calendula officinalis e é frequentemente usado como um tratamento complementar ou alternativo. O óleo de calêndula é feito pela infusão de flores de calêndula em um óleo transportador. Este óleo pode ser usado sozinho ou para fazer pomada e creme. Mas a Calendula officinalis também apresenta benefícios na forma de tintura, chá e cápsulas.

O óleo de calêndula possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas que podem torná-lo útil na cicatrização de feridas, alívio de eczema e assaduras causados pelo uso de fraldas. Ele também pode ser usado como antisséptico. Além disso, ele pode melhorar a aparência da pele.

Sete benefícios do óleo de calêndula

Protetor solar

O óleo de calêndula pode ser uma opção de proteção solar. Um estudo feito em laboratório chegou à conclusão de que o óleo de calêndula tem propriedades Fator de Proteção Solar (FPS) como uma mistura de creme.

Feridas

O óleo de calêndula pode acelerar a cicatrização de feridas. Uma pesquisa concluiu que o uso de pomada de aloe-vera ou calêndula, junto com o tratamento padrão, acelerou o tempo de recuperação da episiotomia.

No estudo, mulheres que usaram a pomada a cada oito horas durante cinco dias apresentaram melhora nos sintomas de vermelhidão, inchaço e hematomas. Adicionar pomada de aloe-vera ou calêndula ao tratamento padrão melhora a sua eficácia.

Acne

Algumas pessoas usam óleo de calêndula para tratar a acne. Um estudo feito em placas de petri mostrou que o extrato de calêndula pode ser útil no tratamento e prevenção da acne superficial. Você também pode tentar lavar o rosto usando óleo de calêndula.

Eczema

Um estudo descobriu que o óleo de calêndula pode ajudar a aliviar a dor da dermatite em pessoas que recebem radiação para o câncer de mama.

Assaduras

O óleo de calêndula também pode ajudar a aliviar assaduras causadas pela utilização de fraldas. Um estudo concluiu que a pomada de calêndula feita a partir do óleo da planta foi significativamente benéfica no tratamento de assaduras.

Para aliviar assaduras, outra opção é tentar aplicar uma pequena quantidade de óleo de calêndula puro ou misturado com aloe-vera na área afetada algumas vezes por dia.

Psoríase

As propriedades curativas de feridas do óleo de calêndula podem torná-lo uma boa escolha no tratamento da psoríase, mas ainda não há nenhuma pesquisa sobre isso. Você pode tentar aplicar óleo de calêndula ou bálsamo na área afetada algumas vezes por dia.

Aparência da pele

O óleo de calêndula pode melhorar a aparência geral da pele. Um estudo concluiu que um creme contendo extrato de calêndula pode promover a hidratação e firmeza da pele.

Também é especulado que a calêndula pode ajudar a tratar a dermatite de contato, o que inclui reações à hera venenosa.

Atenção

A Calendula officinalis é considerada uma planta segura, entretanto é preciso evitar a calêndula se você é alérgico a plantas da família Asteraceae Compositae. Não use calêndula se estiver gestante ou amamentando.

Evite tomar calêndula por via oral, pelo menos, duas semanas antes de qualquer cirurgia programada, pois pode causar sonolência. Não tome por via oral em combinação com qualquer tipo de droga sedativa.


Fonte: Healthline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail