Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Para muitas culturas, a flor-de-lótus tem o significado de pureza e beleza e é utilizada como remédio natural. Confira benefícios e como usar

Flor-de-lótus é uma planta utilizada na medicina e culinária tradicional asiática. O lótus tem o título de flor nacional da Índia e é um símbolo de pureza nas tradições budistas e hindus. É um vegetal aquático de nome científico Nelumbo nucifera, conhecida popularmente como lótus, flor de lótus, loto-índico e lótus-índico. Ela possui usos medicinais e representa a beleza divina. Mas, em algumas pessoas, a planta causa repulsa. Entenda o por quê a seguir:

Significado da flor-de-lótus

Quem já teve a oportunidade de ver uma flor-de-lótus provavelmente se impressionou com sua beleza emergindo dos lugares lamacentos em que habita.

Por causa disso, a flor-de-lótus passou a ser associada à pureza e à beleza nas religiões budista e hinduísta. Já para os antigos egípcios, o significado da flor-de-lotus fazia referência ao Sol. Isso porque a planta fecha suas flores e afunda na água durante a noite e, depois de três dias, floresce lentamente pela manhã até o meio da tarde.

Portanto, pode-se supor que o significado da flor-de-lótus é diferente entre as culturas, embora, de fato, elas compartilhem algumas semelhanças.

Benefícios e usos da flor-de-lótus

Alivia diarreia

Um dos usos mais comuns do lótus na medicina tradicional chinesa é aliviar a diarreia. Para usufruir dessa propriedade, mergulhe as sementes da for-de-lótus em água morna por algumas horas e, em seguida, beba. Entretanto, se você sofre de constipação, procure evitar consumir esta planta.

Controla o açúcar e o colesterol no sangue

A raiz de lótus, muito apreciada na culinária japonesa, contém fibras e carboidratos complexos. Esses dois componentes atuam juntos no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Melhora inflamação

A inflamação é geralmente acompanhada por uma sensação de calor. É um efeito colateral desconfortável ou sintoma de muitas condições. Também pode ser causada por trauma, exposição química ou lesão física.

Pesquisas recentes sugerem que as sementes de variedades de lótus vermelho e branco podem ajudar a reduzir a inflamação. Um estudo de 2013 concluiu que dois polissacarídeos da plúmula de lótus têm efeitos anti-inflamatórios significativos.

Nutre

O caule da flor-de-lótus é cheio de minerais e nutrientes — como a vitamina C — que são importantes para a manutenção da saúde do organismo. Um desses minerais é o potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea.

Para usufruir desse benefício da flor-de-lótus basta ferver suas raízes por dez minutos e depois consumi-las. Esse é um prato muito comum em culturas asiáticas.

Previne acne

O lótus pode te ajudar na luta contra a acne. O sebo é uma substância cerosa que pode causar acne quando se acumula e obstrui os poros da pele. Adicionar lótus ao chá verde e aplicá-lo no rosto pode reduzir significativamente a quantidade de sebo que suas glândulas produzem, de acordo com pesquisa de 2013.

Regula o ciclo menstrual

As folhas de lótus e os extratos de raiz são usados ​​há muito tempo na medicina tradicional chinesa para ajudar a regular o ciclo menstrual e impedir o excesso de sangramento. Não há muita pesquisa científica para apoiar essas afirmações. Mas algumas adeptas do consumo de flor-de-lótus sugerem que beber o suco de sua raiz ou sopa pode ajudar a evitar a anemia após a menstruação, repondo o sangue que foi perdido.

Alivia a tosse

Um estudo sugere que a mistura de pó de semente de lótus pode ajudar a aliviar a tosse. Uma pesquisa realizada em 2014 concluiu que a neferina, um composto orgânico do embrião da semente de lótus, tem potencial de matar e impedir a disseminação de células cancerígenas do pulmão. A pesquisa sugere que o lótus pode ser um potencial aliado no tratamento do câncer.

Tripofobia e flor-de-lótus

A flor-de-lotus pode não ser nada bonita para quem tem tripofobia. Isso porque o fruto da planta e suas raízes, quando cortadas transversalmente, têm o formato de pequenos grupos de buracos distribuídos harmonicamente, o que pode causar aflição e muito medo em quem possui tripofobia. O desconforto pode durar semanas após um estímulo ou visualização de alguma imagem do tipo (por isso evitamos colocá-las aqui). Mas caso tenha curiosidade, você pode dar uma pesquisada nas imagens de tripofobia do Google. 

Cuidados e precauções no consumo de flor-de-lótus

A ciência ainda está em andamento para descobrir como a flor-de-lótus atua no organismo. Então procure orientação médica antes de usar este vegetal como tratamento para alguma doença.