Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Com muitas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o óleo de neem é indicado para acnes e como repelente natural

Neem (ou nim) é uma árvore de grande porte, nativa da Índia e muito resistente à seca. Ela é conhecida pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas, encontradas principalmente em suas sementes, folhas e casca. É muito utilizada na indústria farmacêutica para a fabricação de produtos de higiene e limpeza; e na agropecuária, para a produção de adubos e no controle de pragas. O óleo de neem é o mais famoso dos subprodutos da árvore e apresenta diversos benefícios.

O fruto do neem é uma semente que, quando tem sua casca retirada, apresenta uma amêndoa. O conjunto dessas amêndoas passa por processos de limpeza e remoção da casca e, em seguida, é triturado e prensado a frio – a partir daí é obtido o óleo de neem (também chamado por alguns de óleo de nim).

A torta resultante da prensagem da semente é incorporada em solos com a finalidade de controlar diversos tipos de fungos (também pode ser utilizada como vermífugo na alimentação animal). O óleo obtido é rico em ácidos graxos. Sendo principalmente composto de ácido oleico, linoleico, palmítico, esteárico e araquidônico, o óleo de neem apresenta muitas propriedades.

Como usar óleo de neem

Apenas recentemente os benefícios do óleo de neem vêm sendo descobertos. Ele é bastante conhecido como inseticida orgânico, podendo ser aplicado em plantas para combater pragas e fungos patogênicos.

É um óleo que apresenta ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória. É por tudo isso que serve como ingrediente nas indústrias farmacêuticas e de produtos de limpeza.

O óleo de neem pode ser usado diretamente tanto no corpo e no cabelo como em plantações e animais – isso porque não é um produto tóxico. Devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas, esse óleo serve para combater mais de 200 espécies de insetos, pragas, baratas, traças, pulgas e piolhos.

Quando aplicado nos animais de estimação, afasta pulgas, carrapatos e sarnas, além de proporcionar brilho ao pelo do animalzinho. Basta adicionar um pouco de óleo de neem no xampu e sabonete do pet e banhá-lo normalmente.

Nas plantações, os efeitos também são eficazes. Um spray de óleo de neem misturado com água ou hidrolato de citronela pode ser borrifado nas plantas, auxiliando no combate às pragas e insetos que podem vir a prejudicar os vegetais. A mesma mistura pode ser aplicada no corpo para aliviar coceiras e vermelhidões causadas por picadas de insetos – ele também pode ser usado como repelente.

Mas suas aplicações não param por aí! Por possuir muitos ácidos graxos e propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o óleo de neem é eficaz no tratamento de doenças de pele, como eczema, psoríase, catapora, erupções cutâneas e feridas. Ele ajuda a reduzir a inflamação e acelera a cicatrização da pele danificada. Pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado com pomada ou creme (pode potencializar os efeitos).

Para que serve o óleo de neem

Além dos usos já citados, o óleo de neem também serve como um ótimo tratamento para pés e unhas, principalmente no caso de frieiras. O óleo elimina 14 tipos de fungos da pele, acabando com micoses nas unhas, sem contar seu excelente poder de hidratação, reparando rachaduras causadas pelo ressecamento.

Além de proteger a pele de bactérias e infecções, o óleo de neem é hidratante. A presença de vitamina E em sua composição o torna um antioxidante que atua no combate dos radicais livres e na elasticidade, rejuvenescendo a pele e suavizando rugas e linhas de expressão. Devolve o brilho natural, deixando uma aparência jovem e saudável.

Uma de suas melhores aplicações é no combate à acne. Suas propriedades eliminam as bactérias causadoras de cravos e espinhas, eliminando-as e evitando que novas possam surgir. Por isso, se você sofre por conta das acnes, o óleo de neem é uma ótima opção! Faça uma máscara de argila verde e, em seguida, hidrate a pele com o neem – além de reduzir marcas e cicatrizes causadas pelas espinhas, elas também serão tratadas e amenizadas.

Quando diluído e massageado no couro cabeludo, assim como a babosa, o óleo diminui a intensidade de caspas e seborreia, retarda a perda de cabelos e hidrata os fios. O óleo de neem pode ser aplicado puro ou diluído em outros óleos vegetais (ou até em azeite de oliva).

Outras formas curiosas de como usar o óleo de neem:

  • Pode ser usado no tratamento e cuidados dentários por ter propriedade antisséptica. Quando diluído em água e usado como antisséptico bucal, diminui a frequência de infecções dentárias e problemas nas gengivas e na boca;.
  • Melhora a aparência de objetos enferrujados;
  • Limpar tapetes e carpetes com misturas à base de óleo de neem elimina e evita o aparecimento de ácaros, que podem causar alergias em pessoas sensíveis;
  • Ele é um ingrediente comum na fabricação de sabões e sabonetes artesanais.

O óleo de neem é biodegradável e não é bioacumulável, sendo inofensivo ao meio ambiente e a animais de sangue quente. O neem é de fácil manuseio e aplicação. Lembre-se de utilizar o óleo puro e 100% natural, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.