Lixeiras para coleta seletiva: modelos e características de coletores

eCycle

Confira um lista de modelos ecológicos de lixeiras para coleta seletiva e suas vantagens

lixeira coleta seletiva

As lixeiras para coleta seletiva são instrumentos indispensáveis para o destino adequado dos resíduos. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Contribuir para a coleta seletiva é uma forma de reduzir os impactos ambientais do consumo e da produção. Por isso, assim como aconselha a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a gestão dos resíduos sólidos é uma tarefa que deve ter a contribuição de todos: empresas, consumidores, governos e organizações.

Então, você já pensou em instalar lixeiras para coleta seletiva no seu condomínio, empresa, escola, universidade ou espaço comunitário? As lixeiras da imagem acima são lixeiras bem conhecidas, que separam os tipos de resíduo por cor (para saber mais sobre esse tema dê uma olhada na matéria: "Cores da coleta seletiva: reciclagem e seus significados"). Elas possuem tampa vai e vem, são feitas a partir de tubos de pasta de dente reciclados e você as encontra em diversos tamanhos, com capacidade para 30, 50 e 100 litros de volume de lixo. Mas existem variados tipos de coletores para diversos tipos de resíduos! Confira:

Minicentral de reciclagem

lixeira coleta seletiva

Essa minicentral de reciclagem é feita de material reciclado (placas de tubo de pasta de dente) e funciona como um conjunto de lixeiras para coleta seletiva, pois nela podem ser acondicionados materiais recicláveis como pilhas, baterias, cartuchos de impressora, roupas, eletrônicos e até mesmo óleo de cozinha. Para a coleta desse último, a minicentral de reciclagem vem com uma bombona de 50 litros e funil. E é muito fácil encontrar local adequado para essa lixeira completa, uma vez que suas medidas são de um metro de largura por 80 cm de profundidade e 70 cm de altura.

Coletor sem tampa

lixeira coleta seletiva
Esse coletor também é feito a partir de tubos de pasta de dente reciclados e está incluído na categoria das lixeiras multiuso, podendo ser utilizado para coletar papel, papelão, roupas, pilhas, plástico, cartuchos, pilhas, baterias, entre outros. Ele armazena até 30 litros de resíduos da coleta seletiva; e está disponível nas medidas: 29 cm de largura, por 29 cm de profundidade e 44 cm de altura.

Coletor de pilhas e baterias

lixeira coleta seletiva
O coletor de pilhas e baterias tem como matéria-prima tubos de pasta de dente e alumínio reciclados, e é uma ótima alternativa para acondicionar pilhas e baterias. Ele possui capacidade para armazenar até 50 litros de resíduo e está disponível nas dimensões: 25 cm de comprimento por 28 cm de largura e 80 cm de altura.
As pilhas e baterias são classificados pela legislação como resíduos perigosos, pois quando descartadas incorretamente podem causar danos significativos por meio de reações químicas e explosões. Dessa forma, é importante acondicionar as pilhas e baterias em lixeiras para coleta seletiva (para saber como descartar pilhas e baterias dê uma olhada na matéria: "Como fazer o descarte de pilhas e baterias?").

Contêiner para lâmpadas

lixeira coleta seletiva
Produzido a partir de placas recicladas de tubo de pasta de dente, alumínio e carvão ativado, o contêiner de lâmpadas possui capacidade de armazenamento para até 30 lâmpadas de 1,20 m e 60 cm e está disponível nas medidas 25 cm de comprimento por 30 centímetros de largura e 1,25 metros de altura.

As lixeiras para coleta seletiva de lâmpadas são indispensáveis, pois a lâmpadas armazenadas e descartadas incorretamente podem causar danos ao meio ambiente e à saúde. As lâmpadas fluorescentes, uma vez quebradas, liberam gás mercúrio, uma substância altamente nociva para todos os organismos (saiba mais sobre esse tema na matéria: "Mercúrio, cádmio e chumbo: os inimigos íntimos presentes"). Já as lâmpadas halógenas não possuem mercúrio, mas podem causar feridas em trabalhadores da coleta (se o vidro de sua composição quebrar) e poluir o ambiente caso sejam descartadas incorretamente.

Coletor para óleo vegetal

lixeira coleta seletiva
O coletor de óleo, também produzido a partir de tubos de pasta de dente reciclados e alumínio, é um produto discreto e vem com uma bombona de 50 litros e com funil acoplados. Ele possui capacidade de armazenamento de até 30 kg e está disponível nas dimensões 40 cm de largura por 53 cm de profundidade e 80 cm de altura.
O óleo já utilizado contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Porém, a partir do descarte correto por meio da coleta seletiva, é possível fazer sabão, tintas e até combustível, dependendo do tipo e estado do óleo.

Coletor com tampa vai e vem

lixeira coleta seletiva
O coletor com tampa vai e vem (também feito de tubos de pasta de dente reciclados e alumínio) é outra alternativa da categoria de lixeiras para a coleta seletiva multiuso. Esse tipo de coletor pode armazenar papel, revistas, jornais, plástico, alumínio, papelão, vidro, ferro, entre outros; e possui capacidade para armazenar até mil litros de volume de resíduos. O coletor vem com rodas, rodízios, porta traseira com fechos e uma sacola de ráfia.

Coletor para não recicláveis

lixeira coleta seletiva
As lixeiras para coleta seletiva também precisam armazenar os resíduos que não são recicláveis. Entretanto, a possibilidade dos materiais serem recicláveis depende da viabilidade econômica, das tecnologias disponíveis no momento, das formas de armazenamento, entre outros fatores. No caso dos alimentos, por exemplo, existe a possibilidade da reciclagem ser feita em casa por meio da compostagem (para saber mais sobre esse tema dê uma olhada na matéria: "Compostagem: o que é e como ela funciona?"). Em contrapartida, quando a reciclagem não for possível, você pode utilizar o coletor de não recicláveis. Assim como os outros coletores citados na matéria, o coletor de não recicláveis é feito a partir de material reciclado e está disponível nas seguintes capacidades:
  • 290mm x 290mm x 690mm - 30 Litros (pesa 10 quilos)
  • 290mm x 290mm x 920mm - 50 Litros (pesa 11 quilos)
  • 390mm x 390mm x 990mm - 100 Litros (pesa 12 quilos)

Implemente a coleta seletiva no condomínio e adquira retorno financeiro

Você já pensou que implantar a coleta seletiva no condomínio, além de contribuir para o meio ambiente, pode trazer retornos financeiros? É isso mesmo. Entenda melhor esse tema nas matérias: "Coleta seletiva em condomínios: como implantar", "Reciclagem pode ser revertida em lucro para condomínios", "Guia básico: Coleta seletiva em condomínio".

E saiba que também é possível implantar a coleta seletiva na sua empresa. Para encontrar postos de coleta mais próximos de sua residência consulte os mecanismos de busca do Portal eCycle. Para fazer a cotação do seu projeto de coleta seletiva basta preencher o formulário abaixo:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail