Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Nova composição química encontrada em micro-organismo marinho pode combater superbactérias

Foi descoberto um novo antibiótico que pode ser feito a partir de uma rara e particular estrutura química encontrada em um micro-organismo presente no Oceano Pacífico. Cientistas americanos dizem que o novo composto encontrado, chamado anthracimycin, pareceu mostrar eficácia no combate contra MRSA e carbúnculo (do inglês, anthrax).

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina, mais comumente conhecido pelas siglas SARM ou MRSA, é uma superbactéria resistente aos antibióticos. O diretor dos Centros de Controle de Doença e Prevenção dos Estados Unidos, Thomas Frieden, já vinha alertando sobre o perigo dessas bactérias. A The Infectious Disease Society of America (Sociedade de Doenças Infecciosas da América) também demonstrou preocupação ao afirmar que a taxa de desenvolvimento de antibióticos não é suficiente para a taxa equivalente de seus resistentes, por isso essa nova descoberta veio como uma ótima notícia.

O composto foi encontrado por Christopher Kauffman nos sedimentos do Oceano Pacífico. Seu colega e líder da equipe de pesquisa, William Fenical, ressalta a raridade da descoberta de um novo composto químico. E, além do combate ao MRSA, também foi muito eficiente contra o carbúnculo, que é uma bactéria infecciosa que pode ser até mesmo letal.

Essa descoberta nos traz novas perspectivas futuras, e mostra o grande potencial de um campo ainda pouco explorado como fonte de recursos medicinais.

Fonte: BBC News

Veja também: