Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O vinagre de maçã possui benefícios para o cabelo no cuidado diário e é muito fácil de aplicar

Usar vinagre de maçã no cabelo pode parecer estranho, mas acredite, essa prática pode ser muito benéfica para a saúde dos fios e do couro cabeludo!

O vinagre de maçã é um produto feito a partir do processo de fermentação e seu uso apresenta diversos benefícios: refresca o mau hálito, previne refluxo gástrico, alivia dor de garganta, minimiza problemas de pele, entre outras vantagens que você pode conferir na matéria: “12 benefícios do vinagre de maçã e como usar“.

No cabelo, o vinagre de maçã pode exercer a função de tônico. E a vantagem é que o uso de vinagre de maçã não é nocivo à saúde como o de produtos cosméticos convencionais. Para saber mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria: “Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos“.

Vinagre de maçã
Aprenda como fazer vinagre de maçã

Para conhecer os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo e como usá-lo continue a leitura:

Dá brilho e equilibra o pH

As propriedades do vinagre de maçã são bem conhecidas. Por ser uma substância ácida, com significativas quantidades de ácido acético, o vinagre, principalmente o de maçã, é um ótimo aliado dos cuidados da saúde do cabelo.

Os fios quebradiços e sem brilho em geral têm um pH mais alcalino (ou seja, básico), o que faz com que aplicar vinagre de maçã sobre eles resulte em um cabelo mais brilhante e com o pH equilibrado. Além disso, ele é capaz de selar as cutículas dos fios. Por conta desse efeito, o uso de vinagre de maçã no cabelo é geralmente feito como substituição ao condicionador.

Esses efeitos foram comprovados. De acordo com um estudo de 2014 sobre pH do shampoo, a alta alcalinidade pode contribuir para a fricção, quebra e ressecamento do cabelo.

O estudo demonstrou que a maioria dos produtos para o cabelo não aborda o pH do cabelo quando deveria e que a maioria dos shampoos tende a ser alcalina. Portanto, o uso do vinagre de maçã no cabelo é benéfico.  

Por ser uma substância altamente ácida, o vinagre ajuda a equilibrar o pH. Ao aumentar a acidez e diminuir o pH, pode proporcionar suavidade, força e brilho.

Elimina organismos nocivos

Além de fechar as cutículas dos fios, o vinagre de maçã ajuda a manter o cabelo limpo e controlar bactérias e fungos que causam infecções e coceiras. Isso se dá porque o ácido acético presente no vinagre também possui propriedades antimicrobianas. 

Fornece vitaminas e combate a caspa

O vinagre de maçã é rico em vitaminas que contribuem para a saúde do cabelo, tais como as vitaminas B e C. Além disso, o ácido alfa-hidroxi ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, ajudando a combater a caspa.

Como acabar com a caspa com remédio caseiro

Remove o acúmulo de produtos 

Adicionalmente, o produto ajuda a limpar o couro cabeludo dos resquícios de produtos que permanecem acumulados após a lavagem. 

“As propriedades clareadoras do [vinagre de maçã] limpam suavemente o cabelo, eliminando resíduos de produtos de modelagem e poluentes ambientais”, diz Adam Bennett, tricologista certificado à Glamour.

“[O vinagre] pode remover o acúmulo sem retirar a oleosidade natural do cabelo, o que pode impedir que produtos hidratantes penetrem na haste do cabelo”, completou Adam Federico, vice-presidente de educação técnica da R+Co.

Como usar vinagre de maçã no cabelo

O vinagre de maçã é uma substância que pode ser usada por quem pratica no e low poo.

  1. Como fazer
    Vinagre de maçã

    Imagem: Portal eCycle

    Misture algumas colheres de vinagre de maçã com água (mais ou menos cinco colheres para um copo d’água);

  2. Aplicação

    Após utilizar o shampoo e o condicionador, aplique a mistura sobre o cabelo uniformemente, massageando o couro cabeludo;

  3. Espere
    Relógio

    Imagem de Icons8_team por Pixabay

    Deixe agir por cerca de 20 minutos. Se desejar, aproveite e desembarace os fios nesse momento;

  4. Enxágue
    Chuveiro

    Imagem de 955169 por Pixabay

    Após aguardar por alguns minutos, enxágue bem sem deixar resíduos.

O que é Low Poo e No Poo e como fazer

Experimente com óleos essenciais

Se você se incomoda com o cheiro que o vinagre de maçã deixa no cabelo durante a aplicação, saiba que, após o enxágue, seu cheiro desaparece quase completamente. Mas para tornar o odor mais agradável você pode acrescentar à sua mistura de vinagre de maçã e água alguns óleos essenciais de sua preferência.

Três a dez gotas bastam para obter bons resultados. Para entender sobre o que são e como utilizar óleos essenciais em receitas caseiras, leia a matéria: “O que são óleos essenciais e para que servem?“.

Além disso, você pode acrescentar uma máscara de hidratação à sua mistura de vinagre de maçã e água.

Atenção

  • Se o uso contínuo do vinagre de maçã demonstrar efeitos indesejados descontinue-o, diminua a frequência ou aumente a quantidade de água da diluição;
  • O vinagre de maçã contém ácidos acéticos que podem irritar ou queimar a pele. Sendo assim, nunca se esqueça de diluí-lo em água;
  • Evite o contato com os olhos. Se ocorrer, lave rapidamente com água corrente;
  • Até o momento, não há muitas pesquisas que comprovem os benefícios do vinagre de maçã para o cuidado do cabelo.

Para saber como fazer vinagre de maçã em casa, dê uma olhada na matéria: “Como fazer vinagre de maçã” ou assista o vídeo a seguir:

O vinagre de maçã serve para todos os tipos de cabelo? 

Além de possuir inúmeros benefícios ao cabelo, vale ressaltar que o vinagre de maçã pode ser usado em todos os tipos de cabelo. 

“Um enxágue com vinagre de maçã pode ser extremamente útil para quem tem cabelos mistos, mas em geral pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Isso ocorre porque o vinagre de maçã atua equilibrando o pH do cabelo e do couro cabeludo, deixando-os preparados para funcionar de maneira ideal”, disse Federico. 

No entanto, ele ainda é mais indicado para pessoas que possuem cabelos oleosos. Isso se dá devido às propriedades “clareadoras” do ingrediente. Ou seja, que promovem a remoção do acúmulo de produtos, proporcionando volume aos fios. 

Adicionalmente, especialistas alegam que o produto pode não ser melhor para cabelos secos. Embora funcione e possa ser utilizado por todos os tipos de cabelo, pessoas com o cabelo seco devem restringir o uso do enxágue algumas vezes por mês. 

“Você pode usar vinagre de maçã em todos os tipos de cabelo, mas, novamente, se o seu cabelo estiver mais seco, sugiro usá-lo apenas algumas vezes por mês diluído em água”, disse o tricologista e estilista Dawn Bacchi. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais