Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como plantar abacaxi e aproveite dos benefícios da fruta

Saber como plantar abacaxi é um ótimo jeito de manter a fruta disponível em sua casa. Além de poder ser consumido de várias formas (fresco, em sucos, geleias, doces e até em calda), o abacaxi também é capaz de melhorar a digestão, a circulação, as saúdes respiratória e cardíaca e o sistema imunológico, bem como combater gripes, resfriados, infecções e parasitas, auxiliar na perda de peso e na prevenção ao câncer.

O abacaxi traz diversos benefícios para a saúde. O fruto é rico em água, fibras solúveis e insolúveis (como a pectina), vitaminas B e C, betacaroteno e sais minerais como cálcio, cobre, manganês, potássio, magnésio, ferro e zinco. O abacaxi também contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de proteínas e que é a responsável pelo uso bastante popular do fruto como amaciante para carnes menos nobres. 

Sendo nativo do Brasil e de outros locais de clima tropical, a plantação do abacaxi pode ser fácil. Confira como plantar abacaxi a seguir:

Como plantar abacaxi

Para cultivar o abacaxi você vai precisar de:

  • Um abacaxi fresco — evite escolher frutos muito maduros ou verdes;
  • Um vaso de 15 a 20 centímetros — preferencialmente de argila ou terracota;
  • Uma faca afiada; 
  • Um jarro de vidro; 
  • Terra — prefira terra com matéria orgânica ou qualquer mistura de areia, turfa e perlita; 

Passo a passo

Usando uma luva, segure o abacaxi e torça sua coroa para que ela se separe da fruta. Com a faca, tire o excesso de fruta, as folhas inferiores e as ventosas — os pequenos crescimentos entre as folhas. Em seguida, apare a parte inferior do caule fazendo pequenos cortes. 

Deixe essa muda secar em um local ensolarado, quente e com uma boa circulação de ar. Esse processo evita que a planta apodreça. 

Depois de seca, coloque a coroa do abacaxi em um jarro com água morna, umedecendo apenas a parte inferior do tronco. Troque a água do jarro a cada dois dias, depois de uma semana você conseguirá notar o crescimento de algumas raízes. Ao atingirem cerca de 7 centímetros, é hora de plantar o abacaxi.

Durante esse processo, é comum que algumas folhas da parte de baixo da coroa fiquem marrons. Porém, o importante é que sobrem algumas folhas verdes. 

Coloque a coroa do abacaxi em um vaso com terra, cobrindo-o de forma que apenas as folhas fiquem para fora. Deixe o vaso em um lugar com exposição indireta de luz por algumas semanas, regando se a terra estiver seca. 

Após o crescimento de algumas folhas, transfira o vaso para um local com incidência solar direta. Mantenha o solo úmido, com cuidado para não molhar demais. 

Mais dúvidas? Confira o vídeo (em inglês) da World Clik aqui:

Dicas

Como já mencionado, o abacaxi é nativo de locais com um clima tropical. Por isso, se morar em um lugar mais frio, é necessário transferir a planta para um local interno durante os meses mais frios. 

Após um ano, é possível que a planta tenha crescido demais para o vaso inicial, então é necessário mudar o seu vaso para acomodar melhor a planta. 

O processo pode demorar de um até três anos para que a fruta atinja o seu potencial. Portanto, a sua plantação requer paciência e cuidado. Mesmo com a demora, plantar abacaxi pode ser um processo recompensador. Tente em casa e desfrute dos benefícios da sua própria fruta!