Como usar vinagre de maçã no cabelo

eCycle

O vinagre de maçã possui benefícios para o cabelo no cuidado diário e é muito fácil de aplicar

vinagre de maçã no cabelo
Imagem editada e redimensionada de Teymi Townsend, está disponível no Unsplash

Usar vinagre de maçã no cabelo pode parecer estranho, mas acredite, essa prática pode ser muito benéfica para a saúde dos fios e do couro cabeludo!

O vinagre de maçã, mais conhecido como tempero de salada, é um produto feito a partir do processo de fermentação e seu uso apresenta diversos benefícios: refresca o mau hálito, previne refluxo gástrico, alivia dor de garganta, minimiza problemas de pele, entre outras vantagens que você pode conferir na matéria: "12 benefícios do vinagre de maçã e como usar". No cabelo, o vinagre de maçã pode exercer a função de tônico. E a vantagem é que o uso de vinagre de maçã não é nocivo à saúde como o de produtos cosméticos convencionais. Para saber mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria: "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene".

vinagre de maça no cabelo

Para conhecer os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo e como usá-lo continue a leitura:

Dá brilho e equilibra o pH

As propriedades do vinagre de maçã são bem conhecidas. Por ser uma substância ácida, com significativas quantidades de ácido acético, o vinagre, principalmente o de maçã, é um ótimo aliado dos cuidados da saúde do cabelo. Os fios quebradiços e sem brilho em geral têm um pH mais alcalino (ou seja, básico), o que faz com que aplicar vinagre de maçã sobre eles resulte em um cabelo mais brilhante e com o pH equilibrado.

Elimina organismos nocivos

No cabelo, o vinagre de maçã ajuda a controlar bactérias e fungos que causam infecções e coceira.

Fornece vitaminas e combate a caspa

O vinagre de maçã é rico em vitaminas que contribuem para a saúde do cabelo, tais como as vitaminas B e C. Além disso, o ácido alfa-hidroxi ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, ajudando a combater a caspa.

Como usar

  • Misture algumas colheres de sopa de vinagre de maçã com água (mais ou menos cinco colheres para um copo d'água);
  • Após utilizar o shampoo e o condicionador, despeje a mistura sobre o cabelo uniformemente, massageando o couro cabeludo;
  • Deixe por alguns minutos;
  • Enxágue.

O vinagre de maçã é uma substância que pode ser usada por quem pratica no e low poo. Para saber mais sobre essas técnicas, dê uma olhada na matéria: "Low Poo e No Poo: o que é e como fazer"

Experimente com óleos essenciais

Se você se incomoda com o cheiro do vinagre de maçã, saiba que, após o enxágue, seu cheiro desaparece quase completamente. Mas para tornar o odor mais agradável você pode acrescentar à sua mistura de vinagre de maçã e água alguns óleos essenciais de sua preferência.

Três a dez gotas bastam para obter bons resultados. Para entender sobre o que são e como utilizar óleos essenciais, leia a matéria: "O que são óleos essenciais?"

Atenção

  • Se o uso contínuo do vinagre de maçã demonstrar efeitos indesejados descontinue-o, diminua a frequência ou aumente a quantidade de água da diluição;
  • O vinagre de maçã contém ácidos acéticos que podem irritar ou queimar a pele. Sendo assim, nunca se esqueça de diluí-lo em água;
  • Evite o contato com os olhos. Se ocorrer, lave rapidamente com água corrente;
  • Até o momento não há muitas pesquisas que comprovam os benefícios do vinagre de maçã para o cuidado do cabelo.

Para saber como fazer vinagre de maçã em casa, dê uma olhada na matéria: "Como fazer vinagre de maçã".


Fonte: Healthline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail