Beterraba ajuda no tratamento de varizes, desempenho atlético, limpeza do organismo e muito mais
A beterraba é uma raiz tuberosa típica de climas temperados. No Brasil, ela é cultivada principalmente no Centro-Sul, cujo cultivo se expandiu com as imigrações européia e asiática. Assim como a alface e o espinafre, a beterraba é uma ótima fonte de nitrato. A cada 100 g de suco de beterraba são fornecidas 42 kcal; 1 g de proteína; 0 g de gordura e 9,9 g de carboidratos.
Benefícios da beterraba
Estudos publicados pela National Library of Medicine no Reino Unido, pelo World Journal of Pharmaceutical Research e pela faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul compilaram uma série de benefícios da beterraba para a saúde.
Abaixo, listamos doze benefícios do consumo do suco de beterraba mostrados nos estudos citados:
Melhora a atividade física
Na forma de suco, a beterraba é capaz de aumentar o desempenho e a resistência nos exercícios de alta intensidade. Isto é possível porque o suco de beterraba ajuda a reduzir os gastos com oxigênio, fazendo com que aumentem a potência e o tempo necessário para o atleta alcançar a exaustão.
É fonte de vitaminas e fitoquímicos
O suco de beterraba é uma ótima fonte de vitaminas e fitoquímicos. Apesar da beterraba em si praticamente não conter vitamina A, suas folhas são riquíssimas nesse nutriente.
A beterraba contém grandes quantidades de ferro e ácido fólico. Além disso, ela também é uma fonte de iodo, magnésio (Mg), sódio (Na) e Cálcio (Ca) e oligoelementos.
Auxilia em casos de tromboflebite
O magnésio, o sódio e o cálcio contidos em grandes quantidades no suco de beterraba têm um efeito complexo na vasculatura e no sistema circulatório do organismo, e auxiliam em casos de tromboflebite, que é a formação de coágulo em uma veia associado à inflamação da parede venosa.
Previne varizes
O sódio e o cálcio, que são estão presentes na beterraba numa razão ótima de 50% e 5% respectivamente, removem o excesso de cálcio do corpo depositado nas paredes dos vasos sanguíneo, o que torna a beterraba uma ótima aliada no tratamento de varizes.
Faz bem para o intestino
Por ser rico em oligoelementos, o suco de beterraba limpa perfeitamente os intestinos, estimula seu desempenho e melhora o peristaltismo.
Ótima para a tireoide
O iodo contido no suco de beterraba é benéfico para a glândula tireoide.
Melhora a memória
Além de ser benéfico para a tireoide, o iodo presente no suco de beterraba melhora os processos da memória humana.
Limpa o organismo
Os sais de magnésio limpam os vasos sanguíneos das placas de colesterol.
Previne hipertensão
O sódio e o cálcio, presentes na beterraba, por ajudarem a remover o excesso de cálcio do corpo depositado nas paredes dos vasos sanguíneos, também ajudam muito em casos de hipertensão.
Além disso, possibilitam melhorar o consumo de oxigênio, o que reflete na qualidade de vida dos indivíduos saudáveis ou com patologias no sistema circulatório semelhantes à hipertensão.
Faz bem para o sangue
O ferro e o ácido fólico presentes na beterraba têm um efeito favorável sobre o sangue, melhoram a produção de glóbulos vermelhos, aumentam o nível de hemoglobina e, portanto, melhoram a nutrição das células com oxigênio.
Normaliza a digestão
Além dos benefícios ao sistema circulatório, o magnésio, o sódio cálcio contidos em grandes quantidades ajudam a normalizar a digestão.
Metaboliza gordura
O magnésio, o sódio e o cálcio também melhoram o metabolismo lipídico (metabolismo da gordura).
Como usá-la
Por ser um alimento versátil, as receitas que podem ser preparadas com beterraba são diversas. Confira abaixo como preparar o suco ou fazer a beterraba em sua forma refogada. Mas lembre-se, os trabalhos avaliaram os benefícios da beterraba na forma de suco. O benefícios da beterraba refogada não foram analisados pelos estudos citados.
Suco de beterraba com limão
Ingredientes
- 1 beterraba descascada e cortada em pedaços
- 1 limão sem sementes, fibras brancas e sementes (somente o gomo)
- 1 e 1/2 copo de água
- Melado de cana e/ou açúcar mascavo a gosto
- ramos de folhas de beterraba à gosto
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar o suco. Adicione gelo, melado e/ou açúcar mascavo a gosto e beba sem coar.
Beterraba refogada
Ingredientes
- 6 xícaras de beterraba descascada e cortada em pedaços
- 1 cebola
- 4 fios de azeite de oliva extra virgem
- ramos de alecrim ou 1 gota de óleo essencial de alecrim (opcional)
- sal à gosto
Modo de preparo
Acrescente o azeite a cebola, a beterraba e os ramos de alecrim (opcional) no fogo e deixe refogar até que as mesmas cozinhem. Após cozidas, prove e vá acrescentando sal a gosto. Sirva à vontade.
Se no seu caso você optar por colocar 1 gota de óleo essencial no lugar dos ramos de alecrim, faça o seguinte:
Após cozidas abra um espaço na panela com uma colher de pau de maneira que a gota de óleo essencial de alecrim caia sobre o óleo de oliva, e não diretamente nas beterrabas. Após colocar a gota mexa as beterrabas para que o aroma se espalhe por inteiro. Acrescente sal à gosto. Sirva à vontade.
Refogado de folhas de beterraba
Ingredientes
- 1 ramo de folhas de beterraba cortado em tiras finas
- 3 dentes de alho
- 1 fio de azeite de oliva extra virgem
- sal à gosto
Modo de preparo
Acrescente o azeite, o alho e as folhas na panela seguindo esta sequência. Deixe refogando até cozinhar as folhas e o alho e mexa de vez em quando para não queimar. Após cozidos adicione uma pitada de sal, mexa e prove. Se achar necessário, coloque mais sal. Sirva-se à vontade. O sabor lembra muito o das folhas de couve.
Veja também:
- Dente-de-leão: planta é comestível e traz benefícios à saúde
- Noni: entenda a polêmica da "fruta proibida" no Brasil
- Casca de banana e pó de folha de mamona são usados como filtros para retirar metais pesados da água
- Aproveite a casca de banana
- Lentilha: benefícios e como fazer
- Corante obtido a partir da beterraba tem potencial de uso na indústria