Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda como e por que você deve começar a neutralização de carbono e pode ser adotada por pessoas e empresas

A neutralização de carbono é uma alternativa que busca evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa (causado pelo excesso de emissões de poluentes como o dióxido de carbono), a partir de um cálculo geral de emissão de carbono.

Poluentes atmosféricos: principais tipos e efeitos

Cálculo

É possível levantar a quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida por pessoas físicas, empresas, produtos e governos. Para pessoas, existem calculadoras que estimam o CO2 emitido por meio de informações sobre o consumo. Já para cálculos mais complexos, empresas especializadas podem realizar um inventário de emissão de carbono. Com essas informações, é possível identificar áreas que emitem mais carbono, utilizam mais carros ou que têm maiores emissões por conta de processos produtivos, mas a intenção é focar em medidas de redução voluntária.

Pegada de carbono: o que é e para que serve?
Pegada ambiental
Entenda o que é pegada ecológica

Redução

Após a avaliação, é definido o alvo da neutralização de carbono. Devem ser implantadas medidas para minimizar ao máximo a geração de CO2. Por exemplo: uma indústria pode começar a usar materiais 100% reciclados, diminuir o gasto de energia, reusar a água, entre muitas outras medidas que podem ser aplicadas, diminuindo também o impacto no meio ambiente.

Compensação das emissões residuais

Neutralização de carbono
Folha no tronco de madeira. Imagem editada e redimensionada de Joey Kyber, está disponível no Unsplash

Ainda é impossível ter um produto, serviço ou atividade que não gere carbono, portanto as emissões que não forem evitáveis podem ser compensadas. Um exemplo prático é o programa carbono neutro da Natura. A empresa reduziu a emissão de CO2 de 4,18 kg para 2,79 kg por cada quilo de produto fabricado. O restante das emissões foi compensado por compra de créditos de carbono.

Existem alguns mecanismos para auxiliar na neutralização do carbono gerado. Os mais comuns são o plantio de árvores nativas e a compra de créditos no mercado de carbono.

Outro exemplo é a neutralização de carbono em eventos. Uma empresa especializada calcula as emissões de poluentes, como as provenientes do uso de veículos da organização e dos participantes; as viagens aéreas; a energia consumida e o resíduo gerado durante o evento. Então, a partir da quantidade do poluente encontrada pelo cálculo, a empresa apoia projetos ambientais.

Árvores
Árvore: serviços, benefícios e valores
Como produzir eventos sustentáveis

A neutralização de carbono funciona do seguinte modo: a empresa X produz cinco toneladas de carbono em suas atividades, então para zerar suas emissões ela deve comprar cinco créditos de carbono (um crédito de carbono = uma tonelada de carbono equivalente – CO2e). Assim, é realizada uma busca de empresas confiáveis e certificadas, como a empresa Y, que capta o biogás de um aterro sanitário e transforma em energia, ou mesmo a empresa Z, que realiza a preservação de florestas nativas.

Essas empresas geram créditos de carbono pelo uso de energia limpa ou por evitar o desmatamento. Esses créditos são calculados pelo total de CO2 que deixou de ser gerado. Então cria-se uma parceria entre as empresas – uma compra os créditos de carbono neutralizando suas emissões e outra recebe os investimentos.

créditos de carbono
Entenda o que é crédito de carbono

Técnicas

Existem diferentes técnicas para fazer a neutralização do carbono emitido. As chamadas técnicas de remoção de dióxido de carbono (CDR – sigla em inglês para carbon dioxide removal) são esforços intencionais para remover o CO2 da atmosfera. Dentre as técnicas estão a CCS (captura e armazenamento de carbono), que consiste em capturar o CO2 diretamente do ar ou antes dele alcançar a atmosfera; o aumento de sequestro de CO2 pelo solo via reflorestamento e manejo correto do uso do solo;

O aumento do sequestro de carbono pelo oceano (com a fertilização do oceano é possível aumentar a capacidade de absorção de CO2); a aceleração do intemperismo de rochas pela adição de silicato; a utilização de energias renováveis para diminuir a emissão de CO2 e o sequestro de CO2 da atmosfera pela vegetação.

Ao realizar a neutralização de carbono, uma empresa, por exemplo, assume a responsabilidade pelas emissões de CO2e e neutraliza os efeitos prejudiciais de suas atividades. Existem certificações emitidas por organizações como Carbon Free e Carbono Neutro, mas ainda não há um certificado nacional ou mundial. Qualquer um pode neutralizar suas emissões, entretanto não adianta adotar programas de neutralização de carbono se não houver mudanças nos hábitos. A não geração é fundamental e a neutralização é apenas paliativa.

Acidificação dos oceanos
Acidificação dos oceanos: o que é e como ocorre?

Impactos ambientais

Geramos toneladas de CO2 a cada ano por conta das atividades antrópicas. Desde os anos 70, as demandas da sociedade excedem a biocapacidade do planeta para atender as necessidades humanas. Precisamos de 1,5 do planeta Terra por ano para manter nosso estilo de vida atual – isso significa que estamos tirando mais do que nos é ofertado e poluindo em uma escala da qual a natureza não consegue se recuperar.

Como consequência das nossas atividades, as mudanças climáticas estão acontecendo e já é possível senti-las na pele, como nos casos do aumento das temperaturas, de eventos naturais mais extremos e da elevação do nível do mar.

Cientistas afirmam que a temperatura não deveria ultrapassar um aumento de 2°C até o fim do século – este é o teto considerado seguro para frear o aquecimento global. Mas, para manter esse valor, as emissões de carbono equivalente (CO2e) devem ser reduzidas entre 40% e 70% até 2050 e chegar perto de zero em 2100, segundo estimativas do IPCC.

consequencias-do-aquecimento-global
Dez consequências do aquecimento global para a saúde
ipcc-o-que-e
IPCC: por trás do relatório de mudanças climáticas

Nesse sentido, a neutralização de carbono se apresenta mais como uma alternativa paliativa do que propriamente uma solução a ser buscada. Entretanto, não podemos deixar de considerar os esforços que já estão sendo feitos para neutralizar o carbono emitido.

Como saber se emito carbono? Preciso neutralizar?

A pegada de carbono (carbon footprint – em inglês) é uma metodologia criada para medir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) – todas elas, independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono equivalente. Esses gases, incluindo o gás carbônico, são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços.

São exemplos de atividades que geram emissões a queima de combustíveis fósseis, o consumo de qualquer natureza (alimentação, vestimenta, entretenimento), a produção de eventos, a criação de pastagem para gado, o desmatamento e o processo de produção de cimento. Atividades que emitem carbono podem ser realizadas tanto por pessoas, quanto por empresas, ONGs e governos – por isso, todas essas entidades podem realizar a neutralização de carbono.

Se você come um prato de arroz e feijão, saiba que houve uma pegada de carbono para essa refeição. Se em seu prato contiver alimentos de origem animal, essa pegada é ainda maior (plantação, cultivo e transporte). Conhecer a emissão de carbono, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-la com a finalidade de desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada ecológica e evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga da Terra.

Se habitantes dos EUA trocassem carne por feijão, emissões seriam reduzidas drasticamente, segundo pesquisa

Reduzir o consumo supérfluo e optar por uma postura mais amigável ao meio ambiente, praticando o descarte correto e a compostagem, por exemplo, são formas de evitar a emissão de carbono. Já a emissão de carbono, que não foi possível evitar, é necessário neutralizar.

Separação de lixo
Separação de lixo: como fazer corretamente
Compostagem
O que é compostagem e como fazer?

Como posso fazer a neutralização de carbono?

Algumas empresas, como a Eccaplan, oferecem o serviço de cálculo e neutralização de carbono para indivíduos e empresas. As emissões inevitáveis podem ser compensadas em projetos ambientais certificados. Dessa forma, a mesma quantidade de CO2 emitida nas empresas, produtos, eventos ou no dia a dia de cada pessoa, é compensada com incentivo e uso de tecnologias limpas.

A compensação ou neutralização de carbono, além de viabilizar financeiramente projetos ambientais, melhora a qualidade de vida das pessoas e promove o uso sustentável de áreas verdes. Para saber como começar a fazer a neutralização do carbono emitido por você, sua empresa ou evento, assista ao vídeo e preencha o formulário a seguir:

Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais