Óleos essenciais: um guia completo

eCycle

Óleos essenciais atuam como aromatizadores de ambientes, componentes em massagens, entre outros benefícios

oleos essenciais

Os óleos essenciais são muito conhecidos por seus aromas agradáveis e benefícios terapêuticos. Confira:

Possíveis aplicações

Óleos essenciais são líquidos extraídos de diversas partes de plantas, por meio de diferentes tipos de processos. E são caracterizados por possuírem grandes quantidades de compostos orgânicos voláteis (COV ou VOC em inglês), como os terpenos, diferenciando-se dos óleos vegetais.

Graças às diferentes composições dos óleos essenciais, alguns benefícios podem ser alcançados por diversas aplicações, entre elas:

  • Aromatização de ambiente;
  • Compressa;
  • Massagem;
  • Inalação;
  • Limpeza;
  • Cabelo;
  • Banho;
  • Pele;
  • Ingestão.

Como utilizar e alguns cuidados necessários

Aromatização de ambiente

Os óleos essenciais são muito concentrados, possuindo assim um aroma muito forte quando puros. Para a aromatização de ambientes, você pode adicionar uma gota no ambiente, a cada um metro, que será o suficiente. Outra possibilidade é diluir cerca de 10 ml de óleo essencial puro em 1 litro de água, umedecer um pano com esta solução e passar no ambiente desejado; ou aplicar algumas gotas em um difusor. Evite o exagero do óleo essencial para a aromatização, pois, por possuir COVs em alta concentração, podem causar náuseas e mal-estar quando há uma exposição excessiva.

Compressa

Quando uma região do corpo sofre um impacto ou lesão, a dor, o inchaço e a vermelhidão logo aparecem. Muitas pessoas utilizam a compressa para aliviar e acelerar a recuperação deste impacto ou lesão, mas você sabia que alguns tipos os óleos essenciais podem ajudar ainda mais nesta recuperação? Alguns óleos possuem propriedades analgésicas e estimulantes de circulação periféricas, podendo assim ser utilizados para o tratamento de contusão muscular. De duas a três gotas de óleo essencial na compressa é o suficiente para aumentar o efeito e contribuir no relaxamento muscular.

Massagem

Os óleos essenciais são muito utilizados em massagens, graças às suas propriedades analgésicas, relaxantes e estimulantes de circulação periférica. É bom lembrar que o óleo essencial, por ser muito concentrado, deve ser diluído em algum óleo carregador, como óleo vegetal, para evitar possíveis irritações na pele e reações adversas. Cerca de 35 gotas para cada 100 ml de óleo vegetal é uma boa proporção para a aplicação em massagens.

Inalação

Alguns óleos essenciais podem melhorar o sistema respiratório (em situações de resfriados, por exemplo), além de proporcionar um possível relaxamento psicológico. A adição de algumas gotas do óleo (em torno de quatro) em um recipiente com água quente pode ajudar na respiração da pessoa que irá fazer a inalação.

Limpeza

Diversos tipos de óleos essenciais carregam compostos que possuem ação antisséptica. Portanto, podem ser utilizados na limpeza, matando diversos micro-organismos. Algumas gotas puras podem ser aplicadas em um pano que seja passado na área desejada, porém, as gotas devem ser bem espalhadas para o aroma não ficar muito forte.

Cabelo

Os óleos essenciais podem ser utilizados também em tratamento capilar, sendo misturadas algumas gotas (dez) em xampu (100 ml) ou óleo vegetal (100 ml) e massageando a mistura no couro cabeludo. Podem ser utilizados para tratamento de cabelos secos (óleos essenciais de cedro e de sálvia), cabelos oleosos (óleos de cedro e limão), tratamento de caspas (alecrim e melaleuca) e queda (alecrim e cedro).

Banho

No banho, os óleos essenciais são eficientes para acalmar a mente e melhorar o sistema respiratório por meio da inalação. Na ducha, três gotas podem ser aplicadasa em apenas um canto do box, pois, se mais do que isso for adicionado, a umidade gerada no banho pode concentrar muito aroma e causar desconforto e náuseas. Na banheira, cerca de dez gotas podem ser adicionadas, pois elas ficarão bem diluídas pela grande quantidade de água na banheira.

Pele

Assim como na massagem, alguns tipos de óleo essencial devem ser diluídos em óleo vegetal para evitar irritação e alta concentração na pele. Dependendo do tipo de aplicação desejada, não ultrapasse 35 gotas para cada 100 ml de óleo vegetal.

Ingestão

Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos e proporcionam benefícios à saúde, porém a segurança depende muito de cada tipo de óleo essencial, aplicação e reação do organismo da pessoa. Nunca ingira óleo essencial sem ter certeza sobre sua segurança e quantidade indicada, pois são extremamente concentrados.

Alguns óleos essenciais, suas propriedades e apli cações

Fizemos uma lista dos principais óleos essenciais e suas propriedades para te auxiliar na escolha e pesquisa do tipo que você procura

Principais propriedades:

Óleo essencial Analgésico, Refrescante Anti-séptico Anti-inflamatório Cicatrizante Estimulante de circulação periférica Tônico
Alecrim x x x
x x
Camomila x x x x
x
Canela x x


x
Eucalipto Globulus x x



Erva-doce x x



Hortelã x x x
x
Lavanda
x
x x x
Laranja
x



Limão
x x


Melaleuca x x x x
x
Menta x x



Rosa Vermelha
x

x x

Algumas aplicações:

Óleo essencial Desodorante, Pele Tratamento de contusão muscular Sabonete Sais de banho Aromatizador
Alecrim x x


Camomila x
x x x
Canela x



Eucalipto Globulus x x x x x
Erva-doce x
x x
Hortelã x x x x
Lavanda x x x
x
Laranja x
x
x
Limão x
x
x
Menta x x x x x
Rosa Vermelha

x x x

Onde encontrar e quais cuidados tomar na hora da compra

É muito importante verificar se o produto é 100% natural e puro, livre de componentes que possam ser nocivos à saúde. Normalmente, produtos que contêm óleo essencial podem possuir também substâncias prejudiciais, como parabenos, a fim de melhorar algum aspecto físico do produto e até o seu tempo de vida.

Outra característica importante que deve ser observada é que os óleos essenciais são normalmente fotossensíveis, ou seja, degradam ao serem expostos à luz, então, normalmente, eles devem ser armazenados em um recipiente escuro com o intuito de impedir o seu contato com luz externa. Entenda mais sobre o que são e para que servem os óleos essenciais aqui.

Alguns óleos essenciais não têm uso recomendado para determinados casos. O de alecrim, por exemplo, deve ser evitado para gestantes. Então busque sempre uma recomendação médica antes do uso de óleos essenciais. É importante para ter a certeza de que não há a possibilidade de ocorrência de efeitos adversos, como alergia e até efeitos mais graves.

Você pode encontrar óleos essenciais 100% naturais e puros, na Loja eCycle!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail