Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo de melaleuca é um óleo essencial com propriedades terapêuticas e cosméticas

O óleo essencial de melaleuca,  também conhecido como óleo essencial de tea tree (árvore do chá) e erroneamente chamado de óleo de melaleuca, é extraído de uma planta muito conhecida do outro lado do planeta. 

Originária da Austrália, existem relatos de que a melaleuca era muito utilizada pela tribo de aborígenes Bundjalung, que costumava aproveitar o macerado da planta para alívio de dores. Seus membros também se banhavam no lago em que suas folhas caíam, como uma forma de relaxamento. Hoje, a árvore conhecida como a tea tree (melaleuca) é cultivada na Ásia, Europa e América do Sul, sempre em áreas pantanosas.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?
oleos-essenciais
Conheça nove óleos essenciais e seus benefícios

A melaleuca pertence à família botânica Myrtaceae (mesma da jabuticaba) e dentre as suas espécies mais conhecidas e estudadas está a Melaleuca alternifolia, culturalmente valorizada devido ao potencial medicinal do óleo retirado de suas folhas, conhecido por ser antibacteriano, antifúngico, antiviral, anti-inflamatório e analgésico. Chamado popularmente de TTO (do inglês tea tree oil), possui coloração amarelo-clara e forte aroma característico, podendo ser usado em produtos farmacêuticos e cosméticos devido às suas propriedades.

óleo de melaleuca
Imagem editada e redimensionada de Kelly Sikkema, está disponível no Unsplash

A diferença entre o óleo essencial e o óleo vegetal de melaleuca é a região em que eles são retirados: da semente ou do fruto.

O que é óleo de melaleuca?

O óleo essencial de melaleuca é uma mistura complexa de mais de 100 componentes, basicamente hidrocarbonetos chamados terpenos e álcoois destilados. Para saber o que são terpenos dê uma olhada na matéria:

terpenos
Terpenos: o que são, funções e benefícios

A obtenção do óleo essencial de melaleuca, e de outros óleos essenciais, se dá principalmente por meio da destilação a vapor, um processo físico no qual diversas partes da planta são submetidas ao vapor d’água, que ao entrar em contato com o vegetal, penetra na biomassa levando consigo o óleo contido no interior dos vegetais, além de outros componentes voláteis aromáticos e bioativos, tais como os hidrolatos.

Ao atingir o condensador, essa mistura de óleo essencial e hidrolatos passa do estado gasoso para o líquido. A etapa final consiste na separação deles por diferença de densidades.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Propriedades do óleo de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca possui uma atividade antimicrobiana de amplo espectro, cujo mecanismo principal de ação atua sobre danos nas membranas das células, embora detalhes sobre ainda sejam desconhecidos. Estudos clínicos revelaram que o óleo essencial de melaleuca ajuda no tratamento de inúmeras doenças superficiais, incluindo acne (Propionibacterium acnes), candidíase oral (sapinho) e micoses nas unhas, entre diversas outras que podem se beneficiar de suas propriedades anti-inflamatórias.

O componente responsável pela propriedade antisséptica dessa espécie é, mais especificamente, o terpinen-4-ol. Ele se apresenta sob forma mais abundante, chegando a compor de 30% a 40% da composição do óleo

Quando comparado com outros agentes terapêuticos, tais como o fenol, apresentou eficiência superior, comprovando que a utilização de matérias-primas naturais. Além de serem biodegradáveis, provenientes de fontes limpas e ecologicamente corretas, podem apresentar melhor desempenho que os sintéticos. Esses são muitas vezes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Essas propriedades benéficas vêm sendo bem caracterizadas com o passar do tempo. Logo, os dados disponíveis relativos à toxicidade e à segurança do óleo essencial de melaleuca são limitados. A experiência de uso ao longo desses anos sugere que seu uso tópico é relativamente seguro, com efeitos adversos mínimos, pontuais e limitados a alguns indivíduos especificamente predispostos. Dados publicados indicam que o uso do óleo essencial de melaleuca em altas concentrações é tóxico e pode causar irritações na pele.

Para que serve o óleo de melaleuca?

O óleo essencial de melaleuca possui diversas propriedades que possibilitam seu uso como cosmético e até para fins medicinais. Entre suas propriedades, estão:

  • Curativas
  • Antissépticas
  • Analgésicas
  • Anti-inflamatória
  • Antiespasmódica

Foram expostos ao óleo essencial de melaleuca organismos como as bactérias:

  • Escherichia coli (bactéria que pode causar diarreia, infecção urinária e até mesmo meningite);
  •  Staphylococcus aureus (bactéria causadora de pneumonia, furúnculo, infecções na pele e coração);
  • Candida albicans (fungo causador da candidíase oral e vaginal);

Como esses organismos são permeáveis ao óleo, ele inibe a respiração das células e a alteração na estrutura e integridade de suas membranas. O rompimento dessas membranas ocasiona vazamento do material intracelular.

Isso leva à morte das bactérias e consequente interrupção das doenças. Além disso, a composição química do óleo essencial de melaleuca é bastante complexa. A ponto da bactéria não conseguir modificar seu sistema enzimático para se adaptar aos efeitos do óleo na tentativa de sobrevivência. O que o torna uma alternativa mais segura do que os antibióticos sintéticos.

No caso de fungos, foram observados os mesmos efeitos ocorridos com as bactérias, além da inibição de seus processos de crescimento. O potencial do óleo essencial de melaleuca também tem sido aplicado em estudos com vírus, e os resultados são positivos.

Há inibição do crescimento do vírus HSV1 e HSV2, causador da herpes em humanos. A taxa de eficácia é depende da fase do ciclo replicativo do vírus no momento em que o óleo é aplicado. Houve também diminuição do crescimento de protozoários, como o Leishmania major (causador da leishmaniose) e Trypanosoma brucei (causador da “doença do sono”).

Estudos realizados na Universidade de Roma comprovaram a eficiência do óleo essencial de melaleuca contra ácaros. Especificamente nos carrapatos, que também são amplamente combatidos com produtos sintéticos, cujo uso indiscriminado também têm criado resistência nesses ectoparasitas.

Concentrações recomendadas

Assim, para preservar a margem de segurança do uso de óleo essencial de melaleuca, é recomendável seu uso externo local diluído em água. Embora ainda não haja um consenso sobre a quantidade máxima recomendada.

A experiência tem mostrado que é razoável a concentração máxima de 5%. Isso equivale a 100 gotas de óleo essencial de melaleuca a cada 100 ml de óleo vegetal. Porém, as concentrações a partir de 0,1% (2 gotas a cada 100 ml de óleo vegetal) têm se mostrado eficientes em muitos tratamentos. 

Simplificando, use no máximo uma gota do óleo essencial de melaleuca para cada ml de óleo vegetal. E como já dito, evite sua ingestão, a menos que seja sob orientação médica.

Alternativa natural do óleo de melaleuca

Foram relatados alguns efeitos adversos após a aplicação do óleo essencial de melaleuca no tratamento de acne. Esses merecem atenção especial: coceira (prurido), vermelhidão, queimação e ressecamento local. 

No entanto, a utilização do óleo essencial de melaleuca apresentou menor percentual de relatos desses efeitos comparativamente a outros produtos sintéticos. Tais como peróxido de benzoíla (44% contra 79%), demonstrando que o item natural produz efeitos mais amenos e menos agressivos. Sendo uma boa alternativa aos produtos convencionais, que utilizam muitas vezes antibióticos e outros químicos agressivos que podem causar mais efeitos colaterais. Para saber mais sobre esse tema dê uma olhada na matéria: “Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos“.

Remédios para espinhas: 18 opções naturais

O óleo essencial de melaleuca é ainda mais importante nas últimas décadas, por causa do aumento na dificuldade de tratamento de doenças bacterianas. Isso devido ao uso indiscriminado de antibióticos – o que resultou na procriação de linhagens resistentes. O que acaba incluindo as superbactérias oriundas do descarte incorreto de antibióticos.

Todas essas vantagens apresentadas implicam em aumento de bem-estar, nível de conforto e qualidade de vida. Além de diminuição dos custos e do tempo de hospitalização dos pacientes expostos a esse tratamento alternativo.

Como usar o óleo de melaleuca

Devido às propriedades antissépticas já relatadas, o óleo essencial de melaleuca pode ser utilizado como conservante nas formulações. Ele combate infecções por bactérias e fungos na pele, regenera machucados e promove a cura dos tecidos.

Contudo, é importante ressaltar que problemas e condições persistentes devem ser tratadas por uma médica ou médico. Para peles sensíveis, é preciso diluir o óleo essencial de melaleuca em algum óleo vegetal. Por exemplo: o azeite de oliva, óleo de semente de uva, óleo de coco ou óleo de rícino.

Dentro dessas características, existem inúmeras aplicações para o óleo essencial que podem ser muito úteis no dia a dia. Lembrando que sua ingestão via oral não é recomendada, e sim sua aplicação tópica (local). É importante que não seja ingerido, pois algumas pessoas podem ser alérgicas ao ativo eucaliptol. Os animais de estimação também não devem ingerir.

As sugestões de uso diluído se referem a soluções de no máximo 5%. Ou seja, 1 gota de óleo essencial de melaleuca para cada ml de óleo vegetal:

Como usar o óleo de melaleuca para a acne?

Usar óleo essencial puro ou diluído na área afetada. Pode-se acrescentar algumas gotas à espuma do sabonete na hora de lavar.

Amaciante

Uma colher de chá de óleo essencial de melaleuca por máquina no último enxague junto com o amaciante convencional ou com vinagre. É especialmente boa para as famílias que usam fraldas não-descartáveis, por matar os fungos e bactérias.

Assaduras em bebês

2 a 3 gotas misturadas em uma colher de sopa de óleo vegetal. Evite óleos comerciais da farmácia, pois eles possuem parafina ou óleo mineral, que causam deficiência de vitamina.

Bolhas

Lavar a área e aplicar com um algodão de duas a quatro vezes ao dia, durante quatro dias. Pode-se colocar também uma gaze embebida no óleo essencial de melaleuca e deixá-la sobre a bolha por 12 horas.

Carrapatos

Aplicar diretamente sobre o inseto e aguardar 20 minutos. Caso ele não se solte por conta própria, retire com cuidado, não deixando nenhuma parte de seu corpo ficar na pele. Aplique 3 vezes ao dia por uma semana.

Caspa

Para problemas capilares em geral: caspa, queda (quando ocasionada por fungo ou bactéria), couro cabeludo seco, oleoso ou com coceira. O recomendado é de 2 a 4 gotas de óleo essencial de melaleuca a cada 100 ml de xampu, preferencialmente de base neutra.

Cortes

Lavar e aplicar o óleo essencial de melaleuca diretamente na área cortada duas a três vezes no primeiro dia. Durante o restante de uma semana, duas vezes ao dia.

Dores de ouvido

Untar a parte externa do ouvido com duas a três gotas de óleo essencial de melaleuca.

Herpes

Aplicar diretamente sobre as feridas, diariamente, durante uma semana.

Limpeza da casa

A partir dessa lista de Compostos Tóxicos presentes em produtos de limpeza, podemos entender como é importante recorrer a alternativas naturais. Uma delas é a seguinte receita de limpador multiuso:

Mau hálito ou afecções bucais (aftas, sapinho, etc)

Adição de 1 ou 2 gotas do óleo essencial de melaleuca no creme dental ou gargarejo com água morna.

Pé de atleta/frieira/micose

Acrescentar duas a três gotas a um óleo vegetal ou hidratante corporal e aplicar pelo menos uma vez ao dia. Outra solução é deixar os pés descansando em solução diluída com água morna em torno de 20 minutos por dia. Até desaparecerem os sintomas.

Picadas de inseto

Aplicar diretamente várias vezes ao dia.

Piolhos

Adicionar de 10 a 15 gotas em 60 ml de xampu infantil é o suficiente. O óleo é capaz de matar os piolhos, além de tratar as inflamações causadas, amenizando-as.

Psoríase e eczema

É recomendada a imersão de todo o corpo em uma banheira cheia com uma colher de chá de óleo essencial de melaleuca. Desinfeta e acalma a pele como um todo.

Pulgas e óleo de melaleuca

Misturar 10 gotas de óleo essencial de melaleuca em 230 ml de óleo de coco ou de semente de uva ou outro vegetal. Espalhe na pelugem do animal – o que também é saudável para a pele dele. Deve ser feito diariamente até o controle da situação. Sabendo de pulgas ainda na região, continue borrifando uma ou duas vezes ao dia.

Queimaduras

Não-oleoso e volátil (evapora rápido na pele), ele é ótimo para queimaduras. Pois em 10 minutos todo o óleo que não foi absorvido evapora e deixa a pele “respirar”.

É importante ser rápido no tratamento de queimaduras – compressas de gelo ou água fria corrente durante um minuto ajudam muito. Alternar entre as aplicações de água e óleo por dez minutos. Ele pode ser utilizado duas vezes ao dia por três a quatro dias, se necessário.

Queimaduras de Sol

Diluir uma parte do óleo essencial de melaleuca para dez partes de azeite de oliva ou óleo de coco e espalhar em abundância. Alivia e evita o descascamento da pele.

Repelente de insetos

Uma mistura de 15 gotas de óleo essencial de melaleuca e 250 ml de água em um borrifador. É preciso espirrar algumas vezes ao dia por vários dias, por exemplo na porta de entrada de formigas em sua casa. Alternativas naturais não são rápidas como as químicas, mas também não te matam um pouquinho no processo. Outra boa alternativa é o óleo de cravo.

Sinusite e asma

Espalhar algumas gotas do óleo essencial pelo nariz e/ou peito. Ou pingar cinco gotas em uma vasilha com água fervente ou um nebulizador.

Como usar o óleo de melaleuca nas unhas?

Tratamento de micoses ou mesmo para corrigir imperfeições na superfície – aplicar a solução diluída diretamente utilizando uma haste flexível.

Use o óleo de melaleuca com consciência

Agora que você já conhece todos os benefícios e propriedades desse item natural, já pode desfrutar desse incrível antisséptico. Esteja sempre atento se está disposto sob forma pura. 

É preciso certificar-se também de que o óleo é realmente obtido da espécie M. alternifolia. Afinal se sabe que muitos produtos comercializados como óleo essencial de melaleuca não são obtidos dessa espécie.

Mas, como tudo na vida, é necessário utilizar com critério, fazendo uso consciente e apenas quando for realmente necessário. De preferência sempre consulte antes um profissional qualificado, tais como médicos dermatologistas ou veterinários, dependendo do caso.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais