Para que serve o eucalipto?

eCycle

Além de ser usado na fabricação de papel e carvão, eucalipto tem propriedades medicinais

eucalipto
Coala dormindo na árvore de eucalipto, da qual se alimenta. Imagem editada e redimensionada de Vita Vilcina, está disponível no Unsplash

Eucalipto é um nome genérico que faz referência a algumas espécies de árvores pertencentes à família Myrtaceae. As árvores de eucalipto são nativas da Austrália, sendo importantes na composição da floresta tropical da região e essencial para a conservação dos coalas. No Brasil, o eucalipto é uma árvore exótica introduzida por iniciativa do político Joaquim Francisco de Assis Brasil. Apesar de ser nociva para os biomas brasileiros por demandar quantidade exorbitante de água dos solos, há grandes áreas de monocultura de eucalipto para atender a demanda econômica pela produção de celulose utilizada na fabricação de papel, carvão e madeira.

Além disso, as folhas do eucalipto são secas, esmagadas e destiladas para liberar o óleo essencial utilizado por suas propriedades medicinais, como aliviar a tosse e tratar da saúde bucal. Entenda:

Benefícios do eucalipto

1. Alivia a tosse

Por muitos anos, o óleo essencial de eucalipto tem sido usado para aliviar a tosse. Alguns remédios para tosse vendidos sem receita têm o óleo essencial de eucalipto como um de seus ingredientes ativos. O Vicks VapoRub, por exemplo, contém cerca de 1,2% de óleo essencial de eucalipto, juntamente com outros ingredientes supressores da tosse. A massagem popular é aplicada no tórax e na garganta para aliviar os sintomas da tosse do resfriado comum ou da gripe.

2. Ajuda a expelir o muco

Você está tossindo mas nada está chegando? Saiba que o óleo essencial de eucalipto não só pode diminuir a tosse, como também ajuda a tirar o muco do peito. A inalação de vapor feito com o óleo essencial de eucalipto pode soltar o muco de forma que ele seja expelido com a tosse. Para usufruir desse efeito você pode diluir três gotas de óleo essencial de eucalipto em uma colher de sopa de óleo carreador como óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo girassol, azeite, entre outros; e aplicar no peito.

3. Afasta insetos

Mosquitos e outros insetos que se alimentam de sangue humano podem carregam vírus causadores de doenças perigosas, como a dengue. Os sprays DEET são os repelentes mais populares, mas são feitos com produtos químicos fortes. Uma alternativa natural eficaz - além de evitar deixar água parada - é usar o óleo essencial de eucalipto-limão, também chamado de Corymbia citriodora. Para isso, coloque algumas gotas em um difusor ou faça um spray de água.

4. Faz bem para feridas

Os aborígines australianos usam as folhas de eucalipto para tratar feridas e prevenir infecções. O óleo essencial de eucalipto diluído em óleo carreador pode ser usado na pele para combater a inflamação de feridas. Ele também pode ser usado ​​em pequenas queimaduras ou outras lesões não complicadas que podem ser tratadas em casa.

5. Faz bem para asma e sinusite

Condições respiratórias como a asma e a sinusite podem melhorar com a inalação de vapor com óleo essencial de eucalipto. O óleo reage com as membranas mucosas, não só reduzindo o muco, mas ajudando a soltá-lo, para que você possa expeli-lo.

Também é possível que o eucalipto bloqueie os sintomas da asma. Por outro lado, para pessoas alérgicas ao eucalipto, pode piorar a asma. Mais pesquisas são necessárias para determinar como o eucalipto afeta as pessoas com asma.

7. Inibe o crescimento do herpes

As propriedades anti-inflamatórias do eucalipto podem aliviar os sintomas do herpes. A aplicação de óleo de eucalipto a uma afta pode reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização.

Você pode comprar bálsamos e pomadas sem receita médica para herpes labial que usam uma mistura de óleos essenciais, incluindo eucalipto, como parte de sua lista de ingredientes ativos.

8. Faz bem para a saúde bucal

O óleo essencial de Eucalyptus globulus tem propriedades antibacterianas, que ajudam a combater os germes que causam mau hálito. Não à toa, ele está presente em muitos enxaguantes bucais.

9. Alivia dores nas articulações

O óleo essencial de eucalipto ajuda a reduzir a dor e a inflamação nas costas, nas articulações e nos músculos lesionados.

O que as pesquisas dizem sobre o eucalipto

Em fevereiro de 2016, pesquisadores da Sérvia encontraram evidências da ação antimicrobiana do eucalipto. Eles concluíram que uma interação positiva entre o óleo essencial de E. camaldulensis (uma árvore da família Eucalyptus) e os antibióticos existentes poderia levar ao desenvolvimento de novas estratégias de tratamento para certas infecções, reduzindo a necessidade de antibióticos.

Um estudo publicado na revista Clinical Microbiology & Infection sugere que o óleo essencial de eucalipto pode combater as bactérias que causam doenças no trato respiratório superior, incluindo Haemophilus influenzae, uma bactéria responsável por uma variedade de infecções, e algumas cepas de estreptococos.

O uso do extrato de eucalipto na goma de mascar pode promover prevenir doenças bucais, de acordo com um estudo publicado no Journal of Periodontology.

Em 2012, pesquisadores de Nova Delhi, na Índia, descobriram que o óleo de E. globulus era ativo contra as larvas e pupas de moscas.

Extrato de eucalipto pode agir como um analgésico, e pesquisas indicam que o óleo pode ter propriedades analgésicas. Em um estudo publicado no American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation, os cientistas concluíram que o óleo essencial de eucalipto produziu respostas fisiológicas significativas que podem ser benéficas para o alívio da dor e úteis no aquecimento muscular dos atletas.

O óleo essencial de eucalipto pode estimular uma resposta do sistema imunológico, dizem descobertas publicadas na BMC Immunology. Os pesquisadores concluíram que o óleo essencial de eucalipto pode melhorar a destruição de material estranho ao organismo por meio da fagocitose.

Precauções e efeitos colaterais

Os produtos de eucalipto geralmente podem ser usados ​​com segurança na pele. O óleo essencial precisa ser diluído em uma proporção de 1% a 5% de óleo essencial de eucalipto entre 95% e 99% de óleo transportador. O eucalipto pode produzir irritação e sensação de queimação. Não deve ser usado muito perto dos olhos.

É importante fazer um teste de alergia antes de usar eucalipto, pois ele é altamente alergênico. Um teste de alergia pode ser feito adicionando o óleo essencial de eucalipto no óleo transportador e colocando uma gota no braço. Se não houver reação em 24 horas, é seguro usar.

Alergias podem se desenvolver com o tempo. Se você usou óleo de eucalipto no passado e agora parece estar tendo uma reação alérgica a ele, interrompa o uso.

Não é seguro tomar óleo de eucalipto oralmente porque é venenoso. Em alguns indivíduos com asma, o eucalipto pode piorar a condição. Outros acham que ajuda a aliviar seus sintomas de asma.

Os efeitos colaterais podem incluir:

  • Diarréia
  • Náusea
  • Vômito
Sinais de intoxicação por eucalipto incluem tontura e sensação de sufocamento. Ele ainda pode interagir com outros medicamentos e afetar o fígado. As crianças são mais sensíveis aos óleos essenciais, portanto, deve-se ter cuidado ao usar eucalipto com crianças. O uso deve ser evitado durante a gravidez.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail