Tem uma composteira doméstica? Tire suas dúvidas sobre como fazer compostagem com as minhocas

Como fazer compostagem? Essa é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos em adquirir um composteira doméstica.
Como fazer compostagem doméstica
Para aprender a fazer compostagem é preciso entender que ela não é uma prática baseada somente em levar os resíduos orgânicos à composteira doméstica... Algumas variáveis precisam ser controladas no ambiente interno das caixas, como temperatura, umidade e pH. E é sempre preciso ver se as minhoquinhas estão bem. Mas isso tudo é muito fácil de fazer.
Quer tirar suas dúvidas a respeito de como fazer compostagem usando uma composteira doméstica? Então confira cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:
Passo 1: Escolha do local adequado
A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.
Passo 2: Monte a "cama" das minhocas
Forre o fundo das duas caixas digestoras com húmus de minhoca.
Passo 3: Alimente as minhocas
Para alimentar as minhocas não é necessário que se dê alimentos frescos. Você pode dar a elas folhas secas, borra de café, casca de banana e de outros alimentos como batata, mandioca, maçã e outros vegetais não cítricos e apimentados - tudo em pequenos pedaços.
Passo 4: Introdução dos resíduos
Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem - além da serragem, você pode usar como matéria seca grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica. Mas não coloque folhas muito grossas que impossibilitem a passagem do ar, pois dessa forma você vai evitar a oxigenação do ambiente e as minhocas acabarão morrendo.
Passo 5: Produto final
Para retirar o chorume líquido que fica na última caixa debaixo, basta abrir a torneira de modo que ele caia no recipiente que você usará para armazená-lo. Se dissolvido em uma parte de água você pode borrifar nas folhas das plantas para afastar insetos indesejados (mas cuidado com a abelhas, elas são importantes). Esse método você deve usar à noite ou quando o sol estiver baixo, pois em contato com o chorume, a luz solar pode queimar as folhas.
Se dissolvido em dez partes de água, o chorume pode ser usado como fertilizante natural.
Gostou do passo a passo sobre compostagem doméstica e quer conhecer mais detalhes dessa prática? Então dê uma olhada na matéria: "O que é compostagem e como fazer".
As caixas de compostagem podem ser facilmente encontradas. Veja em nossa loja qual é a mais adequada para sua casa.
Veja também:
- Minhoca: importância ambiental na natureza e em casa
- Minhocário: para que serve e como funciona
- Recebi minha composteira. E agora?
- Quais bichinhos podem aparecer na composteira?
- Problemas na compostagem: identifique as causas e conheça soluções
- Saiba como equilibrar a relação entre carbono e nitrogênio na sua composteira
- Vermicompostagem: o que é e como funciona
- O que é compostagem e como fazer