Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tem uma composteira doméstica? Tire suas dúvidas sobre como fazer compostagem com as minhocas

Como fazer compostagem? Essa é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos em adquirir uma composteira doméstica.

Compostagem doméstica
Compostagem doméstica: como fazer e benefícios

Como fazer compostagem doméstica

Para aprender a fazer compostagem é preciso entender que ela não é uma prática baseada somente em levar os resíduos orgânicos à composteira doméstica. Algumas variáveis precisam ser controladas no ambiente interno das caixas, como temperatura, umidade e pH. E é sempre preciso ver se as minhoquinhas estão bem. Mas isso tudo é muito fácil de fazer.

Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Quer tirar suas dúvidas a respeito de como fazer compostagem usando uma composteira doméstica? Então confira cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:

Passo 1: Escolha do local adequado

A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.

Passo 2: Monte a “cama” das minhocas

Forre o fundo das duas caixas digestoras com húmus de minhoca.

Minhocas californianas de composteira
Como criar minhocas californianas de composteira

Passo 3: Alimente as minhocas

Como fazer compostagem
Imagen de pouda en Pixabay

Para alimentar as minhocas não é necessário que se dê alimentos frescos. As minhocas podem comer folhas secas, borra de café, casca de banana e de outros alimentos como batata, mandioca, maçã e outros vegetais não cítricos e apimentados – tudo em pequenos pedaços.

Alimentar minhocas na composteira
Alimentar minhocas na composteira: como introduzir os resíduos de forma correta

Passo 4: Introdução dos resíduos

Coloque a quantidade acumulada de lixo orgânico, amontoada em um canto da composteira (não espalhados pela caixa), e cubra-os completamente com serragem – além da serragem, você pode usar como matéria seca grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica, o que acelera o processo. Mas não coloque folhas muito grossas que impossibilitem a passagem do ar, pois dessa forma você vai evitar a oxigenação do ambiente e as minhocas acabarão morrendo.

Como é feita a compostagem?
Guia: como é feita a compostagem?

Passo 5: Produto final

Para coletar o húmus – produto da compostagem – coloque a caixa cheia da composteira à luz do dia, para que as minhocas se escondam. Como as minhocas são fotossensíveis, esta técnica facilita a retirada do húmus. Tire até deixar uns dois ou três dedos de terra para servir de “cama” novamente para as minhocas.

Este composto é usado como adubo orgânico, já que é uma grande fonte de nutrientes e de matérias orgânicas estabilizadas. Além disso, usar o adubo pode ajudar a recuperar solos degradados.

Húmus
Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo

Para retirar o chorume líquido que fica na última caixa debaixo, basta abrir a torneira de modo que ele caia no recipiente que você usará para armazená-lo. Se dissolvido em uma parte de água você pode borrifar nas folhas das plantas para afastar insetos indesejados (mas cuidado com a abelhas, elas são importantes). Esse método você deve usar à noite ou quando o sol estiver baixo, pois em contato com o chorume, a luz solar pode queimar as folhas.

Se dissolvido em dez partes de água, os acúmulos de chorume podem ser feitos de fertilizante natural.

Gostou do passo a passo sobre compostagem doméstica e quer conhecer mais detalhes dessa prática? Então dê uma olhada na matéria:

Compostagem
O que é compostagem e como fazer?

As caixas de compostagem podem ser facilmente encontradas. Veja em nossa loja qual é a mais adequada para sua casa.

Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais