Como fazer compostagem doméstica: um passo a passo

eCycle

Tem uma composteira doméstica? Tire suas dúvidas sobre como fazer compostagem com as minhocas

Produto da compostagem orgânica

Como fazer compostagem? Essa é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos em adquirir um composteira doméstica.

Como fazer compostagem doméstica

Para aprender a fazer compostagem é preciso entender que ela não é uma prática baseada somente em levar os resíduos orgânicos à composteira doméstica... Algumas variáveis precisam ser controladas no ambiente interno das caixas, como temperatura, umidade e pH. E é sempre preciso ver se as minhoquinhas estão bem. Mas isso tudo é muito fácil de fazer.

Quer tirar suas dúvidas a respeito de como fazer compostagem usando uma composteira doméstica? Então confira cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:

Passo 1: Escolha do local adequado

A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.

Passo 2: Monte a "cama" das minhocas

Forre o fundo das duas caixas digestoras com húmus de minhoca

Passo 3: Alimente as minhocas

Para alimentar as minhocas não é necessário que se dê alimentos frescos. Você pode dar a elas folhas secas, borra de café, casca de banana e de outros alimentos como batata, mandioca, maçã e outros vegetais não cítricos e apimentados - tudo em pequenos pedaços.

Passo 4: Introdução dos resíduos

Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem - além da serragem, você pode usar como matéria seca grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica. Mas não coloque folhas muito grossas que impossibilitem a passagem do ar, pois dessa forma você vai evitar a oxigenação do ambiente e as minhocas acabarão morrendo.  

Passo 5: Produto final

Para coletar o húmus - produto da compostagem - coloque a caixa cheia da composteira à luz do dia, para que as minhocas se escondam. Como as minhocas são fotossensíveis, esta técnica facilita a retirada do húmus. Tire até deixar uns dois ou três dedos de terra para servir de "cama" novamente para as minhocas. Este composto é usado como adubo orgânico, já que é uma grande fonte de nutrientes e de matérias orgânicas estabilizadas, podendo recuperar solos degradados. 

Para retirar o chorume líquido que fica na última caixa debaixo, basta abrir a torneira de modo que ele caia no recipiente que você usará para armazená-lo. Se dissolvido em uma parte de água você pode borrifar nas folhas das plantas para afastar insetos indesejados (mas cuidado com a abelhas, elas são importantes). Esse método você deve usar à noite ou quando o sol estiver baixo, pois em contato com o chorume, a luz solar pode queimar as folhas. 

Se dissolvido em dez partes de água, o chorume pode ser usado como fertilizante natural. 

Gostou do passo a passo sobre compostagem doméstica e quer conhecer mais detalhes dessa prática? Então dê uma olhada na matéria: "Compostagem: o que é, para que serve e como fazer ".

As caixas de compostagem podem ser facilmente encontradas. Veja em nossa loja qual é a mais adequada para sua casa. 
 


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail