Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A pegada de carbono vem da expressão em inglês “carbon footprint“, e está relacionada à nossa pegada ambiental que afeta o mundo todo, medindo quanto de dióxido de carbono produzimos através de nossas atividades diárias e como algumas atitudes fazem crescer a emissão de gases de efeito estufa, consequentemente contribuindo para o aquecimento global e para as mudanças climáticas em geral.

Geralmente, cada indivíduo tem uma pegada de 4 toneladas de dióxido de carbono por ano. Alguns sites bacanas e interativos te ajudam a calcular a sua própria pegada de carbono.

Vamos começar aos poucos e pensar na dispensa da sua casa. Será que a sua cozinha é tão “verde” quanto você imaginava? Veja a lista que fizemos para que sua despensa seja mais ecologicamente amigável e confira como diminuir a pegada de carbono dos alimentos e da dispensa em geral.

1. Planeje suas compras

Não faça compras à toa, pois além de perder tempo, isso traz consequências ao meio ambiente, o que acaba sendo uma atitude pouco eficiente e nada ecológica. Faça listas de compras para evitar ter que sair novamente por ter esquecido um só item – o ideal é sempre ir ao mercado com uma lista de compras, assim você repõe todos os itens básicos e evita comprar coisas que não irá consumir por impulso.

2. Use sacolas reutilizáveis

Estão lembrados de todo o rebuliço que houve por conta das sacolinhas plásticas? Não é mito, elas realmente levam cerca de dez anos para se decomporem, além de que seu descarte incorreto gera poluição dos mares, causando a morte de vários animais marinhos que ingerem fragmentos plásticos. Então, lembre-se de carregar consigo sacolas reutilizáveis (como ecobags) para levar suas compras. Veja outras alternativas às sacolinhas de supermercado.

3. De olho na embalagem

Ao fazer suas compras, observe se as embalagens dos produtos são recicladas ou recicláveis e, se possível, opte por elas. Além disso, você pode comprar especiarias a granel em vez das industrializadas e armazená-las em potes e recipientes reciclados esterilizados.

Como reduzir lixo plástico
Como reduzir o consumo de plástico? Confira dicas

4. Evite desperdiçar alimentos

Não deixe seus alimentos estragarem. Algumas dicas para evitar o desperdício são utilizar frascos transparentes para armazenar a comida, datar os alimentos perecíveis para saber até quando eles podem ser consumidos e organizar sua despensa de forma que você use primeiro os alimentos com a data de validade mais próxima. Veja 18 dicas para evitar o desperdício de alimentos.

5. Use uma composteira

A compostagem é a reutilização do lixo orgânico, que se transforma em adubo. Fazer compostagem doméstica minimiza o impacto ambientai do seu consumo diário, diminuindo sua pegada de carbono. Aqui no Portal eCycle há um guia da compostagem que explica como funciona cada um dos métodos de compostagem; e, depois, você pode comprar sua composteira aqui mesmo na Loja eCycle.

6. Prefira itens cultivados localmente

Seja um locávoro, ou seja, prefira comprar de lojas ou produtores locais. Comprar temperos e especiarias, por exemplo, que são cultivados em lugares mais distantes, pode aumentar sua pegada de carbono. Adquiri-los de fazendas locais e nas feiras é uma boa pedida.

Saiba mais sobre o que são os locávoros. Outra ideia é fazer sua própria horta orgânica, ou ainda, se você não tiver muito espaço para isso, você pode criar uma horta na janela da sua casa.

7. Seja vegetariano uma vez por semana

Evitando o consumo de carne bovina pelo menos uma vez por semana, você poupa os enormes gastos de água e energia que ocorrem no processo de produção da carne para consumo e, portanto, além de fazer muito bem para a sua saúde, essa atitude diminui a quantidade de gases do efeito estufa emitidos. Se conseguir manter esse estilo de vida duas ou três vezes na semana, será ainda melhor (veja como ser vegetariano ao menos uma vez por semana).

Se habitantes dos EUA trocassem carne por feijão, emissões seriam reduzidas drasticamente, segundo pesquisa

8. Use produtos de limpeza “verdes”

Você pode usar vinagre, limão, bicarbonato de sódio e óleos essenciais em vez de produtos industrializados, pois, além de serem menos nocivos ao meio ambiente, eles irão fazer um favor para a sua pele, para os seus pulmões e para o seu bolso também! Confira algumas sugestões de misturas com sete ingredientes que você provavelmente tem em casa e que funcionam como produtos de limpeza caseiros.

9. Evite comidas processadas

Os alimentos processados são uma grande facilidade, mas tal economia de tempo e dinheiro pode trazer consequências enormes para sua saúde. Muitos alimentos processados possuem aditivos, conservantes e ingredientes artificiais que são tóxicos ao nosso organismo.

Portanto, dê um tempo nas batatas chips, refrigerantes e carnes processadas. Além de fazerem mal à nossa saúde, as técnicas empregadas no sistema de produção de tais alimentos trazem impactos para o meio ambiente. Evite-os ao máximo!

10. Leia os rótulos

É sempre importante saber exatamente o que você está ingerindo. Portanto, atenção aos rótulos e fique longe de produtos enlatados que tenham ingredientes processados, como açúcares, gorduras e substâncias químicas.

11. Neutralize seu carbono

Atividades que emitem carbono podem ser realizadas tanto por pessoas, quanto por empresas, ONGs e governos – por isso, todas essas entidades podem realizar a neutralização de carbono.

Se você come um prato de arroz e feijão, saiba que houve uma pegada de carbono para essa refeição. Se seu prato contiver alimentos de origem animal, essa pegada será ainda maior. Conhecer as emissões de gases do efeito estufa, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-la com a finalidade de desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada ecológica e evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga da Terra. Já a emissão de carbono que não foi possível evitar, é preciso neutralizar.

Algumas empresas, como a Eccaplan, oferecem o serviço de cálculo e neutralização de carbono para indivíduos e empresas. As emissões inevitáveis podem ser compensadas com projetos ambientais certificados. Dessa forma, a mesma quantidade de CO2 emitida por empresas, produtos, eventos ou no dia a dia de cada pessoa, é compensada com incentivo e uso de tecnologias limpas.

A compensação ou neutralização de carbono, além de viabilizar financeiramente projetos ambientais, melhora a qualidade de vida das pessoas e promove o uso sustentável de áreas verdes e recursos naturais. Para saber como começar a fazer a neutralização do carbono emitido por você, sua empresa ou evento, assista ao vídeo e preencha o formulário a seguir:

Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais