Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra como escovar a língua da maneira correta e livre-se de vez das bactérias que causam mau hálito 

Imagem de Joey Nicotra em Unsplash

Escovar a língua é tão importante quanto escovar os dentes e usar o fio dental. Sim: todos os dias você deve fazer a limpeza correta da região para manter uma higiene bucal adequada e o hálito fresco! Isso porque a escovação dos dentes e a complementação com o fio não removem a saburra lingual, formada por resíduos de alimentos, bactérias, muco e células da boca.

A saburra lingual, aquela massinha branca ou amarelada que se forma na superfície da língua, tem um odor muito desagradável e é uma das principais causas de mau hálito, mesmo quando você escova os dentes corretamente e após todas as refeições. As bactérias presentes na boca não são, necessariamente, prejudiciais à saúde. O problema é que a maioria delas produzem subprodutos, como compostos de enxofre, que cheiram muito mal e podem causar incômodo e constrangimento.

A limpeza para remover todo o resto de alimentos da língua pode ser feita, preferencialmente, com um limpador de língua, que é específico para isso, ou com as próprias cerdas da escova. Você pode fazer uma leve raspagem uma ou duas vezes por dia, após a escovação normal. O limpador é mais indicado para pessoas sensíveis, que ficam enjoadas mais facilmente, porque é mais plano e menos intrusivo do que a escova.

Benefícios de escovar a língua

1. Reduz os compostos de enxofre que causam mau hálito

Um estudo publicado no Journal of Periodontology concluiu que o uso de limpador ou escova para escovar a língua ajudou a reduzir os compostos de enxofre voláteis que causam o mau hálito. O raspador de língua foi capaz de remover 75% desses compostos e a escova, 45% deles.

2. Reduz bactérias na língua

Um estudo de 2014 da BMC Oral Health revelou que a limpeza adequada reduz as bactérias presentes na língua, quando feita regularmente.

3. Reduz a placa bacteriana

Um estudo de 2013, divulgado no International Journal of Clinical Pediatric Dentistry, comprovou que a limpeza regular da língua com uma escova de dentes ou raspador reduz os níveis de placa bacteriana, promovendo melhor saúde bucal.

Como escovar a língua

Depois escolher a sua ferramenta de limpeza preferida, coloque a língua para fora o máximo que conseguir. Em seguida, alcance a parte de trás dela e raspe do fundo para a ponta. Tenha cuidado para não pressionar muito, ou poderá machucar a região. Basta aplicar uma leve pressão, enxaguando o raspador ou a escova de dentes após cada passagem para evitar depositar novamente a sujeira na língua.

Quer você use uma escova de dentes ou o limpador para escovar a língua, certifique-se de não ver nada quando terminar. Depois, enxágue tudo, como de costume. Se preferir, finalize com um enxaguante bucal, para deixar a sensação de frescor na boca e auxiliar na eliminação de bactérias.

Lembre-se de verificar a cor da sua língua no final da operação. A coloração rosada é o sinal mais eficaz de garantia que a limpeza foi feita da maneira correta. Se a superfície da sua língua ainda estiver branca, amarelada ou de qualquer outra cor “estranha”, mesmo após a raspagem, o ideal é procurar orientação odontológica.

Você deve substituir sua escova de dentes a cada três ou quatro meses. Se estiver usando um limpador de língua, você pode trocá-lo com a mesma frequência – a não ser que você pegue um resfriado ou outro tipo de infecção. Nesse caso, o ideal é trocar todo o aparato de limpeza bucal para garantir uma recuperação completa.


Fontes: Self e Healthline


Veja também: