Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pedalar faz bem à saúde e ao planeta! Conheça oito benefícios de andar de bicicleta

Os benefícios de andar de bicicleta são vários – desde contribuir para desafogar o trânsito das grandes cidades até a prevenção de doenças e melhora do bem estar. Pedalar é um exercício físico, que pode fazer bem à saúde física e mental. Além de beneficiar as articulações, principalmente nos pés e joelhos, e auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite. Confira por que você deveria apostar na bike como veículo de transporte e instrumento de lazer no seu dia a dia.

Quais são os benefícios de andar de bicicleta?

1. Fortalece pernas, coração e previne doenças

Praticar atividade física como ciclismo é uma ótima forma de cada vez mais prevenir doenças cardiovasculares. Entre os benefícios de andar de bicicleta estão o aumento da força muscular das pernas e do coração. A prática ajuda a reduzir os riscos de derrame e de ataque cardíaco, e regula a pressão arterial elevada. De acordo com estudo, optar pela bicicleta como meio de transporte também ajuda a prevenir e gerenciar o diabetes tipo 2.

Por usar todos os principais grupos musculares, pedalar é ótimo para aumentar a força muscular, principalmente das pernas. Empurrar os pedais com os pés contra o atrito ajuda a fortalecer os músculos dos glúteos, quadríceps, panturrilhas e os isquiotibiais. 

Um estudo realizado na Universidade McMaster comprovou os efeitos do ciclismo na melhora da mobilidade de pacientes com distrofia miotônica. A distrofia miotônica é uma condição genética que afeta a musculatura e causa degeneração muscular. De acordo com a pesquisa, pedalar por 35 minutos, três vezes por semana por 12 semanas apresentou uma melhora de 32% na condição física de pacientes com a condição. 

exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

2. Faz bem para saúde mental

Outros benefícios de pedalar na bicicleta são alívio de estresse, depressão e ansiedade. Focar na estrada ajuda a desenvolver concentração e atenção plena.

Além disso, como o ciclismo é tipicamente praticado em áreas abertas, também pode promover o contato com o meio ambiente — outro fator que auxilia na sensação de bem-estar. Segundo um estudo de 2018, o contato com o meio ambiente pode ajudar a aliviar sentimentos de isolamento, além de promover a calma e o humor.

como controlar a ansiedade
Como controlar a ansiedade com 15 dicas

3. Reduz efeitos colaterais do tratamento de câncer

Um estudo mostrou que manter o corpo ativo durante o tratamento de câncer de mama ajuda a reduzir os efeitos colaterais do tratamento, incluindo diminuição da fadiga e melhora da qualidade de vida geral.

4. É um hábito eco-friendly

Pedalar é uma atividade de baixo impacto no meio ambiente. Desse modo, pode ser considerada eco-friendly, pois reduz a pegada de carbono do transporte, especialmente quando a viagem é longa demais para caminhar.

Segundo um relatório publicado pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), em 2023 o setor de transportes foi responsável por 44% de emissões, dentro do setor de energia, representando 216,9 mega toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Nesse quesito, mais uma vez o ciclismo demonstra uma grande vantagem: pedalar é uma maneira de se locomover com zero emissões de gases poluentes. 

Não à toa, os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram, no 1º trimestre de 2022, uma resolução que propõe a criação de políticas públicas que promovam as bicicletas como meios de transporte público, abrangendo centros urbanos e rurais, garantindo também a segurança dos ciclistas.

É melhor caminhar ou pedalar?

A resposta é: depende. Os benefícios dos dois dependem de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. No entanto, a prática de andar de bicicleta pode queimar mais calorias do que uma simples caminhada, além de melhorar a coordenação motora.

5. Melhora o equilíbrio, postura e coordenação

Ao estabilizar o corpo e manter a bicicleta ereta, você melhora o equilíbrio geral, a coordenação e a postura. O equilíbrio tende a diminuir com a idade e a inatividade, por isso é vital mantê-lo em dia. A melhora do equilíbrio é benéfica na prevenção de quedas e fraturas.

Menopausa: sintomas, efeitos e causas

6. É uma opção de baixo impacto

Andar de bicicleta é fácil para o seu corpo, o que o torna uma opção suave para pessoas que querem um treino intenso sem forçar as articulações.

Aliás, pedalar é uma ótima opção para pessoas que têm problemas nas articulações ou rigidez em geral, especialmente na parte inferior do corpo.

7. Zero poluição do ar e sonora

benefícios-de-andar-de-bicicleta
Foto de Kaur Kristjan na Unsplash

Andar de bicicleta é silencioso e não emite gases do efeito estufa! Isso é um ganho para a cidade, já que, além de não poluir o ar aumentando o número de mortos por poluição do ar, não incomoda pessoas.

E a melhor parte é que também não desequilibra a vida animal, como a reprodução de passarinhos, que são polinizadores e atraem o sexo oposto muitas vezes através do canto.

8. Auxilia na perda de peso

Pedalar contribui para a prevenção da obesidade, reduz o acúmulo de gordura e ajuda a emagrecer, se você pedalar pela manhã. Uma pesquisa descobriu que pessoas que se exercitavam antes do café da manhã por seis semanas, melhoraram a resposta à insulina, o que as ajudou a queimar duas vezes mais gordura do que aquelas que se exercitavam depois do café da manhã. Além disso, andar de bicicleta pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) ao estimular o metabolismo e melhorar a circulação sanguínea.

Cuidados necessários

Uma pesquisa de 2020 mostrou que as ciclovias e as ruas a 550 metros das pistas tiveram menos colisões entre ciclistas e veículos. Por isso, dê preferência às ciclovias e procure se manter longe das pistas. Além disso:

  • Siga as leis de trânsito. Tenha cuidado ao passar por cruzamentos e áreas movimentadas, mesmo se você tiver a prioridade;
  • Invista em um capacete de qualidade e qualquer outro equipamento de proteção que você possa precisar;
  • Evite roupas largas que possam ficar presas nas correntes da bicicleta;
  • Tenha luzes de bicicleta, bem como equipamento reflexivo para andar de bicicleta à noite;
  • Se for um longo trajeto de bicicleta para o trabalho, leve uma muda de roupa para se refrescar;
  • O mau tempo também pode ser um obstáculo. Nos dias em que não é possível pedalar ao ar livre, você pode andar de bicicleta ergométrica ou escolher outra atividade. Se o seu meio de transporte é o ciclismo, invista em equipamentos para chuva e frio.
  • Para passeios diurnos prolongados, use protetor solar em toda a pele exposta. Reaplique a cada duas horas, especialmente se você estiver suando. Use óculos de sol com proteção UV e um chapéu. Considere investir em roupas com proteção UV.
  • Hidrate-se! Em viagens longas de bicicleta, você pode ficar desidratado. Portanto, tente sempre levar uma garrafa de água. 

O que acontece se eu andar de bicicleta todo dia?

Andar de bicicleta regularmente pode fazer com que o seu corpo se acostume com o trajeto e os efeitos do exercício no corpo reduzam com o tempo. Por isso, é importante sempre criar novas rotas, aumentar o tempo de pedalada e ser criativo na hora de fazer a atividade física. Não se prenda na rotina, use a bicicleta para ir ao mercado, ao trabalho, ao encontro com os amigos ou até mesmo para ir ao shopping.

Por quanto tempo pedalar? 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um adulto de 18 a 64 anos precisa fazer de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou de 75 a 150 de intensidade vigorosa por semana. Isso equivale a cerca de 30 minutos por dia, cinco ou sete dias por semana. 

Portanto, andar de bicicleta pelo menos cinco dias por semana, por 30 minutos já pode oferecer benefícios à saúde. 

 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais