Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a fazer cremes de hidratação caseiros com receitas de várias texturas

Os cremes de hidratação vendidos em lojas de beleza e farmácias possuem ingredientes que a grande maioria das pessoas desconhece, como os triglicerídeos caprílicos, o petrolato, a betaína e o miristato de isopropilo.

É normal ficarmos em dúvida sobre comprar ou não um produto, já que sem uma pesquisa prévia é difícil saber o que estamos passando em nossa pele.

Por isso, fazer um creme de hidratação para o rosto e para o corpo é uma ótima escolha: além de sair mais em conta, você ainda sabe exatamente quais os ingredientes presentes no seu creme.

hidratante
Será que hidratar a pele pode ser perigoso?

Confira três receitas caseiras para fazer o melhor creme de hidratação para sua pele. Escolha qual consistência você prefere para o creme e em que parte do corpo irá usá-lo e use uma escala, igualando “uma parte” a 28 gramas. Isso vai te dar uma quantidade razoável de creme para trabalhar.

Cremes de hidratação

Creme de hidratação de consistência dura

Esse tipo de creme de hidratação é perfeito para o rosto, para as mãos ou para outros locais em que esse método seja necessário.

Para fazê-lo, você deve separar duas partes de um óleo líquido (pode ser de oliva, amêndoas doces, abacate ou o que você quiser), três partes de um líquido (água destilada, chá, hamamelis, suco de aloe vera, água de rosas ou água de flor de laranja), uma parte de cera de abelha e duas partes de óleo de coco.

Esse tipo de creme caseiro é de fácil preparação e, além disso, oferece uma super hidratação.

Creme de hidratação de consistência média

Para essa receita, use três partes de um óleo líquido, dez partes de um líquido, uma parte de cera de abelha, três partes de óleo de coco, duas partes de amido de milho e cinco partes de mel (opcional, mas contribui para a homogeneização dos ingredientes). A preparação desse tipo de creme de hidratação caseiro é de dificuldade média.

Creme de hidratação de consistência mole

Esse tipo de creme de hidratação é perfeito para o corpo e pode ser usado nas pernas, braços ou outras áreas extensas.

Para fazer, você precisará de quatro partes de um óleo líquido, quinze partes de um líquido, uma parte de cera de abelha, quatro partes de óleo de coco, quatro partes de amido de milho e cinco partes de mel.

Recomenda-se, nesta receita, a utilização do suco de aloe vera, que possibilita uma maior união entre os ingredientes. Se quiser, adicione algumas gotas de óleos essenciais. Esse tipo de creme de hidratação caseiro é de difícil preparação.

óleos essenciais
Óleos essenciais: um guia completo

Antes de começar, decida qual óleo vegetal e essencial você vai utilizar. Na hora de escolher, leve em consideração o tratamento desejado ou o aroma esperado para a loção. Em seguida, escolha qual líquido você gostaria de usar.

A melhor maneira de manter um produto consistente é medir os ingredientes por peso. Para isso, uma balança de cozinha seria o ideal. Vale ressaltar que para todas as receitas será necessário derreter os ingredientes utilizando um fogão ou um aparelho de micro-ondas, exceto para o líquido.

O óleo de semente de uva é uma excelente alternativa para hidratar a pele. Confira os benefícios no vídeo abaixo:

Preparação do creme de hidratação

  1. Derreta tudo junto (exceto o líquido e o amido de milho) em um fogão ou em um aparelho de micro-ondas;
  2. Em uma panela ou recipiente separado, aqueça o líquido até que ele fique muito quente ou próximo do ponto de fervura;
  3. Despeje o líquido no processador de alimentos (ou liquidificador) e feche a tampa principal, mas deixe a tampa interna aberta;
  4. Enquanto o aparelho está em funcionamento, despeje a mistura dos outros ingredientes derretidos junto com a água.

Quando você colocar os ingredientes, a mistura provavelmente vai “voar” por cada fenda do processador de alimentos. Retire a tampa e raspe a loção para o recipiente principal. Em seguida, raspe as laterais do processador. Quanto mais a mistura se unir e solidificar, menos ela vai “voar” até o topo. Depois de fazer esse processo cerca de cinco vezes, dificilmente alguma coisa se desprenderá, e esse é o sinal de que a mistura está pronta.

Nesta fase, retire a tampa do processador de alimentos e coloque o recipiente principal em seu freezer por alguns minutos. Em seguida, retire-o e misture novamente. É recomendável que você repita esse processo algumas vezes até que você tenha certeza de que os óleos e líquidos se uniram. A maneira mais rápida de aglomerar esses ingredientes é misturando, raspando e congelando eles. Depois de algumas horas, o creme de hidratação irá se solidificar ainda mais.

Todo este processo é geralmente mais fácil com a receita de creme “duro” e um pouco mais complicada com a receita de creme “macio”. Por isso, se você está entrando agora no mundo dos cosméticos caseiros, o recomendável é que se comece pela textura dura e depois passe para os modos de preparo de hidratante caseiro mais difíceis.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais